Annabelle 3 – De Volta Para Casa  (Annabelle Comes Home)
Ano: 2019 Distribuição: Warner Bros
Estreia: 27 de Junho

Direção: Gary Dauberman

Roteiro: Gary Dauberman

Duração: 106 Minutos  

Elenco: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Mckenna Grace, Madison Iseman, Katie Sarife, Steve Coulter

Sinopse: “Annabelle 3: De Volta para Casa é o terceiro capítulo da bem-sucedida franquia “Annabelle”, da New Line Cinema, estrelada pela infame boneca sinistra do universo de “Invocação do Mal”. Gary Dauberman, roteirista dos filmes “Annabelle”, “A Freira” e “IT – A Coisa”, faz sua estreia na direção do filme, com produção de Peter Safran (“Aquaman”), que produziu todos os filmes da franquia “Invocação do Mal”, e do criador do universo “Invocação do Mal”, James Wan (“Aquaman”). Determinados a impedir que Annabelle crie ainda mais caos, os demonólogos Ed e Lorraine Warren trazem a boneca possuída à sala de artefatos que fica trancada em sua casa, isolada em um local “seguro”, protegida por um vidro sagrado e com a benção de um padre. Porém, o que os espera é uma noite de horror, à medida que Annabelle desperta os espíritos malignos na sala, que voltam suas atenções a um novo alvo – a filha de 10 anos dos Warrens, Judy, e suas amigas.”

 

Annabelle 3 - De Volta Para Casa - O Ultimato 1

 

Diego Brisse

 

Invocação do Mal trouxe um certo frescor para filmes de terror para grandes públicos, mesmo tendo extrapolado um pouco os "poderes" do casal Warren no segundo filme. Fato é que o filme se tornou popular e virou uma franquia que hoje conta com sete filmes lançados: Invocação do Mal (2013), Annabelle (2014), Invocação do Mal 2 (2016), Annabelle 2 – A Criação do Mal (2017), A Freira (2018), A Maldição da Chorona (2019) e Annabelle 3 – De Volta Para Casa (2019). Isso sem falar nos vindouros Invocação do Mal 3 e O Homem Torto, e claro, dos curtas. Se bobear o CCU (Conjuring Cinematic Universe) vai ter tantos filmes quanto qualquer outro universo compartilhado nos cinemas. Uma grande característica da franquia é justamente conseguir atrair um público que geralmente não teria interesse nesse tipo de filme, talvez pelo fato de que mesmo se tratando do gênero terror, ter finais felizes, exceto Annabelle 2 – A Criação do Mal que teve um final mais tenso. E claro, não podemos ignorar que os sustos (jump scares) da franquia são bem acima da média, e isso o povo ama!

 

Annabelle 3 - De Volta Para Casa - O Ultimato 2

As cenas na sala dos artefatos são destaque no filme

 

Annabelle 3 mantém os mesmos elementos da franquia, o roteiro e a direção de Gary Dauberman são bem competentes e muito funcionais para a proposta do filme, que é entreter. O filme consegue manter uma atmosfera tensa desde os primeiros minutos, com um "prólogo" bem colocado e que estabelece melhor o que seria a boneca. Um grande destaque da franquia é a trilha sonora e como ela consegue manter a tensão durante o filme, sem precisar de efeitos sonoros escandalosos ou músicas que aumentam drasticamente quando quer assustar, mas que acabam irritando mais do que assustando. E como eu disse, a franquia sabe colocar bem os sustos, sendo sutil e exagerado nos momentos certos. 

A escolha em manter, mais uma vez, um elenco minimalista é um acerto. Judy (McKenna Grace), Mary Ellen (Madison Iseman) e Daniela (Katie Sarife) mesmo não sendo excelentes atrizes conseguem manter o tom e fazem o filme funcionar. Interessante que mesmo usando e abusando de clichês do gênero (e da franquia) o filme ainda consegue manter o interesse e maquiar os clichês ao fazer sutis alterações nas motivações dos personagens. A melhor coisa no filme foi explorar mais os artefatos do casal Warren. É a primeira vez que a franquia explora tanto, sem se aprofundar nos detalhes, a sala dos artefatos. Tem sequências inteiras na sala aonde podemos ver o básico de alguns artefatos que despertam curiosidade (muita no meu caso) e fatalmente vão ser explorados em outros filmes da franquia. E isso é bem legal, eu saí muito curioso para saber mais sobre "as moedas", o samurai, o cão e a "TV". Seria essa TV e sua cena uma referência ou homenagem a Poltergeist (1982)?

 

Annabelle 3 - De Volta Para Casa - O Ultimato 3

O trio protagonista do filme em momentos de tensão na sala dos artefatos

 

Mas deve ser dito que o filme tem sim seus problemas, na verdade continua insistindo nos problemas que a franquia tem. Ao mesmo tempo que acerta em explorar os artefatos, o filme falha em dar o devido tom de seriedade para a ameaça que cada um tem. Annabelle 3 não escapa do estigma da franquia e mantém as resoluções muito mais simples do que aparentavam, tirando o peso que o próprio filme coloca. Tudo bem, a franquia já assumiu ser filmes de terror com finais felizes, mas irrita um pouco em como tudo fica com um tom meio Scooby-Doo para adultos. Para piorar o filme coloca um personagem "grátis" que serve como ponte para alívio cômico bem ruim. Tudo bem, o filme em nenhum momento prometeu fazer diferente, pelo contrário, a proposta de se passar em uma única noite com duas adolescentes e uma "criança" enfrentando "as forças do mal" na casa dos Warren foi devidamente cumprida, mas não consigo deixar de me irritar com a alternância entre terror intenso e humor que os filmes da franquia geralmente trazem. A Freira (2018) foi uma vergonha nesse sentido… 

Annabelle 3 segue a fórmula da franquia, com sustos bem colocados e uma história redonda, adcionando alguns elementos sutis novos como a sequência "das moedas e caixões" (sem spoilers, mas fiquem atentos em como é interessante) e mantendo o interesse do público na franquia. A julgar pelo que vemos aqui, podemos esperar uns 666 spinoffs de Invocação do Mal e isso é bom! Filmes como esse são importantes para que a porta para filmes mais intensos do gênero como o excelente Hereditário (2018) se mantenha aberta. Posso afirmar que Annabelle 3 – De Volta Para Casa cumpre o que promete e vai entreter boa parte do público alvo. 

 

Annabelle 3 - De Volta Para Casa - O Ultimato 4

Avaliação: Bom!

 

 

Trailer

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: