Ultimato do Bacon

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

Em 25 de Abr de 2021 2 minutos de leitura
Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

Infelizmente, a dupla Munõz e Sampayo não tem tantas obras publicadas no Brasil (Apenas Billie Holiday chegou aqui pela Editora Mino). Um dos mais consagrados e fenomenais trabalhos da dupla é Alack Sinner, um quadrinho Noir surgido na década de 1970, que foi a principal influência em Sin City do Frank Miller. Com uma grande longevidade, Alack Sinner teve sua primeira história publicada em 1975 e a sua última em 2004.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José MuñozSampayo e Muñoz, dupla que fez história nos quadrinhos e autores de Alack Sinner.

Conheça a trama de Alack Sinner

Na história, conhecemos o personagem que dá nome a obra, Alack Sinner, um investigador particular americano bem clichê: cínico, solitário, e defensor dos indefesos. Logo descobrimos  que Alack Sinner foi pra fora da polícia de Nova York para realmente fazer o trabalho que ele quer em uma cidade saturada de corrupção.

No decorrer das histórias, passamos a acompanhar o personagem ao longo de seus casos, enquanto ele pondera dentro de si sua própria existência.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

O roteiro do Carlos Sampayo é fenomenal, tem tramas bem elaboradas e um contexto social muito bem abordado. Durante a origem do personagem, Sampayo toca em temas bastantes políticos como a moralidade da polícia dos EUA, o racismo presente em regiões mais periféricas de Nova York, e até a Guerra do Vietnã é abordada.

Porém, o quadrinho além disso, também explora questões mais filosóficas através do personagem principal, em “crises existencialistas” no decorrer dos casos.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

A arte de José Muñoz é brilhante, não à toa que ele foi homenageado no festival de Angoulême. Aluno de Breccia, Dominguez e Bozzofi (“apenas rsrsrs”), José Muñoz aqui faz um jogo de luz e sombra simplesmente perfeito, que influenciou vários quadrinistas como Frank Miller e Eduardo Risso.

Com uma habilidade de tinta para poucos, Muñoz faz personagens bem caracterizados, boas passagens e um domínio de preto e branco que beiram a perfeição.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

Alack Sinner virou best-seller internacional e ganhou vários prêmios na Europa. Talvez, seja a obra mais conhecida de uma dupla bastante respeitada no mundo dos quadrinhos.

Combinando histórias de detetive tradicionais com uma consciência política aguçada e críticas a corrupção na sociedade, Sampayo e Muñoz fazem uma obra fantástica, abordando temas que não ficaram somente na Nova York Noir do final do século 20 dos autores; pelo contrário, esses temas ainda estão aqui no nosso mundo real.

Alack Sinner, infelizmente, segue sem previsão de publicação aqui no Brasil.

Curte mangás? Confira também os melhores mangás de Akira Toriyamaos melhores mangás de Osamu Tezuka, a lista de melhores mangás shoujo e melhores mangás já publicados no Brasil, além de outras matérias e guias de HQs! 

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade