Infelizmente, a dupla Munõz e Sampayo não tem tantas obras publicadas no Brasil (Apenas Billie Holiday chegou aqui pela Editora Mino). Um dos mais consagrados e fenomenais trabalhos da dupla é Alack Sinner, um quadrinho Noir surgido na década de 1970, que foi a principal influência em Sin City do Frank Miller. Com uma grande longevidade, Alack Sinner teve sua primeira história publicada em 1975 e a sua última em 2004.

.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José MuñozSampayo e Muñoz, dupla que fez história nos quadrinhos e autores de Alack Sinner.

. 

Conheça a trama de Alack Sinner

. 

Na história, conhecemos o personagem que dá nome a obra, Alack Sinner, um investigador particular americano bem clichê: cínico, solitário, e defensor dos indefesos. Logo descobrimos  que Alack Sinner foi pra fora da polícia de Nova York para realmente fazer o trabalho que ele quer em uma cidade saturada de corrupção.

No decorrer das histórias, passamos a acompanhar o personagem ao longo de seus casos, enquanto ele pondera dentro de si sua própria existência.

.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

.

O roteiro do Carlos Sampayo é fenomenal, tem tramas bem elaboradas e um contexto social muito bem abordado. Durante a origem do personagem, Sampayo toca em temas bastantes políticos como a moralidade da polícia dos EUA, o racismo presente em regiões mais periféricas de Nova York, e até a Guerra do Vietnã é abordada.

Porém, o quadrinho além disso, também explora questões mais filosóficas através do personagem principal, em “crises existencialistas” no decorrer dos casos.

.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

.

A arte de José Muñoz é brilhante, não à toa que ele foi homenageado no festival de Angoulême. Aluno de Breccia, Dominguez e Bozzofi (“apenas rsrsrs”), José Muñoz aqui faz um jogo de luz e sombra simplesmente perfeito, que influenciou vários quadrinistas como Frank Miller e Eduardo Risso.

Com uma habilidade de tinta para poucos, Muñoz faz personagens bem caracterizados, boas passagens e um domínio de preto e branco que beiram a perfeição.

.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz

.

Alack Sinner virou best-seller internacional e ganhou vários prêmios na Europa. Talvez, seja a obra mais conhecida de uma dupla bastante respeitada no mundo dos quadrinhos.

.

Conheça Alack Sinner de Carlos Sampayo e José Muñoz 1

.

Combinando histórias de detetive tradicionais com uma consciência política aguçada e críticas a corrupção na sociedade, Sampayo e Muñoz fazem uma obra fantástica, abordando temas que não ficaram somente na Nova York Noir do final do século 20 dos autores; pelo contrário, esses temas ainda estão aqui no nosso mundo real.

Alack Sinner, infelizmente, segue sem previsão de publicação aqui no Brasil.

.

Curte mangás? Confira também os melhores mangás de Akira Toriyamaos melhores mangás de Osamu Tezuka, a lista de melhores mangás shoujo e melhores mangás já publicados no Brasil, além de outras matérias e guias de HQs! 

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: