por Lucas Souza

Polêmica vende. Para entender o que tem acontecido com grande parte da mídia, precisamos partir dessa afirmação tão verdadeira. O que vimos nos últimos dias é mais um capítulo da saga “pegar algo que foi dito e transformar no pior que conseguirmos”. A figura de Cameron, acostumado a declarações polêmicas, também acaba não ajudando. A fama internacional do diretor de Titanic e Avatar também o torna um chamariz de matérias.

No dia 13 de fevereiro diversos sites, inclusive americanos, começaram a fazer o famoso Clickbait – que é a prática de criar chamadas sensacionalistas e, com isso, angariar cliques. Algumas matérias diziam em letras garrafais: “James Cameron critica Aquaman por falta de realismo." Será que foi isso mesmo que aconteceu?

 

A Polêmica por trás da Crítica de James Cameron a Aquaman 1

Aquaman: Alvo de críticas de James Cameron ou Clickbait?

 

Para entender melhor a polêmica, fomos buscar as declarações originais de Cameron e as colocamos abaixo em inglês como transcritas originalmente:

 

I think its great fun.I think its a movie I could have never made. Truthfully. I could have never made that film because it requires this total dreamlike disconnect from any sense of physics or reality. It exists somewhere between a Greek mythic landscape and a fairy tale landscape. And people just kind of zoom around underwater because … they propel themselves mentally? I guess? I don’t know. But it’s cool. You buy it on its own terms. But I’ve spent thousands of hours underwater. I’m very literal about my underwater. It needs to look like it’s real. And while I can enjoy that film I don’t resonate with it because it doesn’t look real.

 

Traduzindo de forma livre:

 

Eu acho que é uma boa diversão. Mas eu acho que é um filme que eu nunca poderia ter feito. De verdade. Eu nunca poderia ter feito porque ele requer um pensamento totalmente sonhador e desconectado de qualquer senso de física ou realidade. Ele existe entre a terra dos mitos gregos e a terra dos contos de fada. E as pessoas começaram a respirar debaixo d´àgua porque… Prepararam-se mentalmente? Eu não sei… Mas é legal! Você compra nos seus próprios termos. Mas eu passei horas debaixo do oceano. Eu sou muito literal com o que acontece abaixo do oceano. Preciso com que pareça real. E, por mais que eu tenha gostado do filme eu não me me vejo fazendo ele porque não parece real”.

A diferença entre matéria e realidade se torna óbvia. Cameron elogia Aquaman diversas vezes durante a sua fala, apenas diz que não é o tipo de filme que faria porque tem um senso de realidade pouco apurado. Isso foi uma crítica ou um ponto de vista?

A necessidade atual de polarizar tudo leva a matérias sensacionalistas que só chamam a atenção e refletem pouco a realidade. Busque as declarações originais para evitar ser levado por essas colocações pouco verídicas.

 


 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon