Ultimato do Bacon

A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka – O Ultimato

Em 3 de Mai de 2022 3 minutos de leitura
A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka - O Ultimato (1)

O lendário mangaká japonês mostra sua habilidade em uma obra que é considerada por muitos sem primeiro trabalho fechado! A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka foi lançada originalmente em 1947 e foi um grande sucesso de vendas na época. Tezuka, começando sua carreira, cria uma história divertida e leve que mistura piratas, aventuras na selva, canibais e até uma versão do Tarzan!

A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka foi publicado na íntegra no Brasil pela Editora New Pop em 2017. A edição nacional conta com mais de 200 páginas e traz um diário de começo de carreira do mangaká que fala, entre outras coisas, sobre a concepção da obra.

Dica para o leitor:  Essa obra de Tezuka é muito antiga, o que quer dizer que ela possui soluções (gráficas e narrativas) que podem parecer “datadas”. Tenha em mente esse fato para poder curtir a leitura da melhor forma possível! 

E se você busca outras obras do autor para ler, recomendamos dar uma olhada na nossa lista de Melhores Mangás de Osamu Tezuka!

A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O jovem Pete é o grande protagonista do mangá A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka

A trama do mangá A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka

A história de A Nova Ilha do Tesouro é, até o seu final, bem previsível e bem infantil (o que não é uma crítica!). Somos apresentados ao jovem Pete, um garoto que acha o mapa de uma ilha do tesouro ao revirar as coisas de seu pai. Ele decide pedir ajuda a um capitão amigo da família para partir em busca do tal tesouro.

A trama escalona rápido e em pouco tempo o mapa passa a ser objeto de desejo de piratas e outros trambiqueiros que vão cruzando o caminho de Pete – que está sempre acompanhado de um cachorro e de seu amigo capitão.

O interessante é que esses acontecimentos “acelerados demais” não passam despercebidos pelo próprio protagonista que se questiona, em alguns momentos, se o que está acontecendo é real ou não

A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka - O Ultimato (3)

Pete quase atropela um cachorro na estrada. O cão logo se torna seu amigo e companheiro de jornada!

Um dos pontos curiosos da HQ é o esquema de quadros das páginas. Elas são todas feitas em quadros empilhados, normalmente quatro por página.

O esquema funciona bem para a história que está sendo contada, mas confesso que demorei um pouco para me adaptar a ele nas primeiras viradas de página tendo em vista que os quadrinhos atuais se comportam (em termos de disposição de elementos) de maneira bem diferente.

Apesar de ser uma história simples (que possui uma baita reviravolta no final que deixa a leitura inteira mais interessante!), dá para ver o talento de Tezuka em diversas páginas, seja pela expressão dos personagens ou pelas páginas de ação que passam uma sensação de movimento fora do comum!

A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka - O Ultimato (4)

O malvado pirata Boar é o grande vilão do mangá A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka

A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka é um mangá simples e divertido que serve como uma ótima leitura se você estiver disposto a “ignorar” algumas soluções “datadas” da obra. O final do mangá é extremamente interessante e me arrisco a dizer que tira a obra do lugar comum. 

Uma boa pedida para os que querem conhecer mais do trabalho desse grande mestre japonês!

Quer mais reviews de obras de Tezuka? Confira nossos textos sobre Don Drácula e Adolf!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka clicando na capa abaixo! .

A Nova Ilha do Tesouro de Osamu Tezuka - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade