Ultimato do Bacon

A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos – O Ultimato

Em 22 de Mai de 2023 3 minutos de leitura

Dan Jurgens, Jerry Ordway, Roger Stern e Louise Simon – alguns dos nomes responsáveis por um dos eventos que sacudiu o mundo dos quadrinhos na década de 90 – se reúnem para criar 4 histórias que expandem o contato de Superman com o vilão mais brutal que ele já enfrentou. A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos é uma edição comemorativa que olha para o confronto com o Apocalypse por outros ângulos e traz novidades para a trama. Jon Kent, por exemplo, é mostrado aqui tendo contato com o evento mais traumático da vida de seu pai.

A HQ A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos foi lançada no Brasil em 2023 pela Panini Comics. A edição traz 4 histórias curtas que dialogam com o evento que matou o Homem de Aço. Jon Kent, Os pais do Superman, Guardião e Henry Irons são os personagens que ganham os holofotes – ao lado do Azulão é claro! – nesta edição comemorativa.

Dica para o leitor: Essa é uma HQ que celebra a Morte do Superman. Se você não é fã do evento original é muito provável que ela simplesmente não dialogue com você. Se esse é o caso, recomendamos que você faça a leitura de uma das histórias da nossa lista de Melhores HQs da DC Comics – provavelmente elas vão te agradar mais!

A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos (3)

Jon Kent descobre o confronto de seu pai com o Apocalyse na trama de Jurgens para a HQ A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos

As Tramas da HQ A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos

É importante começar dizendo para o leitor que nenhum dos roteiristas parecem particularmente inspirados em suas histórias nesta edição comemorativa. Pessoalmente, adoro uma boa coletânea de contos curtos do Azulão (você já leu a HQ Superman Vermelho e Azul, certo?) mas aqui as quatro narrativas parecem estar muito abaixo do que poderiam entregar.

Elas até tem boas ideias mas as execuções parecem “apenas ok”. Esperava mais de uma coletânea com essa temática – não me entenda mal, as histórias não são ruins mas também não empolgam tanto.

A narrativa que abre a edição é a mais longa e pertence a Dan Jurgens. O autor mostra Jon Kent descobrindo os eventos que aconteceram em Metrópolis no dia que ficou marcado por ter sido o dia da morte de seu pai. Enquanto o pequeno Jon tem seu primeiro contato com a tragédia, as coisas parecem fadadas a se repetirem quando um Apocalypse turbinado surge em Metrópolis.

A narrativa é interessante por conta de Jon, dos diversos easter eggs e personagens nostálgicos que se apresentam. Infelizmente um novo confronto com um Apocalypse genérico acaba ficando forçado e tira um pouco o brilho da história – focar apenas na parte emocional teria sido melhor.

Jon é encarado por um Apocalypse turbinado na HQ A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos

A segunda história pertence a Jerry Ordway que conta com a bela arte de Tom Grummett. A narrativa mostra Martha e Jonathan assistindo pela televisão a luta de seu filho com o vilão que estava fadado a matá-lo.

A pegada é bem emocional e vemos o casal lembrando de aventuras antigas do filho ao mesmo tempo que falam sobre uma boa ação que ele pratica mas não divulga. A melhor história da edição sem dúvida mas mesmo assim senti que ela podia ter sido melhor desenvolvida.

Já Roger Stern e Butch Guice criam uma trama que simplesmente não se conectou comigo. Apesar de ser um fã declarado da Morte do Superman, confesso que não sou fã do Guardião e a narrativa apresentada mostra o herói seguindo o rastro de destruição deixado por Apocalypse e acompanhando a luta de longe.. Apesar de ter momentos interessantes, a história não é para mim.

Fechando a edição, Louise Simonson e Jon Bogdanove mostram um Henry Irons ajudando pessoas durante a luta de Superman e Apocalypse. Apesar de corrida, a história é interessante e mostra que Irons já tinha dentro de si as qualidades para ser um herói relevante. Momentos icônicos e cenas marcantes do evento original aparecem no decorrer da narrativa.

A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos (4)

Henry Irons é o protagonista de uma das histórias da HQ A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos

A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos é uma HQ interessante que se aproveita da nostalgia para apresentar 4 contos que se conectam diretamente com o evento original.

Me animei para ler a edição para ver Jon sendo obrigado a lidar com a morte de seu pai pela primeira vez mas acabei me empolgando mais com a história de Jerry Ordway (que foca nos pais do Azulão) e a de Louise Simonson (que fala de Henry Irons). Apesar de as histórias terem um bom nível de modo geral, fica a sensação de que o especial de 30 anos merecia histórias mais profundas, bem executadas e caprichadas.

A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos passa longe de ser ruim mas também não é a melhor homenagem possível.. Ficamos aguardando as próximas homenagens que certamente virão!

Quer ler grandes histórias do Homem de Aço? Confira nossa lista de Melhores HQs do Superman

Avaliação: Bom!

Compre A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos clicando na capa abaixo! .

A Morte do Superman Edição Especial de 30 Anos Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade