Ultimato do Bacon

A Liga Extraordinária Dossiê Negro – O Ultimato

Em 9 de Out de 2020 3 minutos de leitura

A Liga Extraordinária Dossiê Negro é a terceira aventura da equipe de Alan Morre e Kevin O´Neill que reúne os mais famosos personagens da literatura britânica. A trama não é uma continuação direta dos eventos da primeiras aventuras mas é uma consequência dele – o que quer dizer que a HQ só vai interessar de verdade aqueles que leram e se interessaram pela equipe.

Essa segunda aventura é uma trama completa e vai nos mostrar o que aconteceu com os membros sobreviventes do primeiro encadernado e como ficou o mundo depois da guerra. Confira aqui a ordem de leitura e como o encadernado A Liga Extraordinária Dossiê Negro foi publicado no Brasil.

A Liga Extraordinária Dossiê Negro

Os personagens principais de A Liga Extraordinária Dossiê Negro embarcam em um chamativo meio de transporte

Vale a pena ler A Liga Extraordinária Dossiê Negro?

É com pesar que digo que A Liga Extraordinária Dossiê Negro não chega aos pés das edições compiladas em Liga Extraordinária – 1898. Enquanto as duas tramas originais eram mais aventurescas e se destacavam por dar espaço para personagens literários, Dossiê Negro me dá a sensação de que Moore tentou “inventar demais” ao criar uma trama detetivesca mas que não funciona tão bem quanto o original.

Não quero dizer com isso que A Liga Extraordinária Dossiê Negro é ruim, mas sua entrega está abaixo do que eu esperava após a leitura das tramas originais da equipe de Mina Murray. Mesmo assim, é interessante visitar novamente esse universo e descobrir o que aconteceu com Mina, Quatermain e Capitão Nemo.

A Liga Extraordinária Dossiê Negro

Os dois personagens principais da trama estão atrás de um dossiê secreto em A Liga Extraordinária Dossiê Negro

a trama de A Liga Extraordinária Dossiê Negro é relativamente simples: temos dois ex-agentes do governo britânico que estão em busca de um dossiê negro que explica o que está se passando dentro do MI-5. A identidade dos agentes – que é um mistério que se quebra depois da vigésima página – é um dos fatores de ligação com as histórias originais e é acompanhando eles que fazemos a leitura do dossiê proibido. E é justamente no dossiê que, na minha visão, tem uma das inovações que não funcionam.

Alan Moore tenta intercalar a trama de espionagem (que possui pitadas de ação) com a leitura do dossiê. O problema é que o documento é grande (deve ocupar algo em torno de 50% – 60% das páginas da revista) e algumas de suas partes são massantes. As partes interessantes, que se relacionam com os personagens que conhecemos ou introduzem outros a trama, são poucas e boa parte é realmente chato de ser lido. E o pior: se você pensou em pular a leitura do tal documento, esqueça! Moore faz questão de não explicar o que está acontecendo e só lendo o bendito dossiê você vai saber qual é a grande trama. Mas calma, que ainda dá pra piorar.

A Liga Extraordinária Dossiê Negro

Uma das páginas que mostra a Londres de 1958 em A Liga Extraordinária Dossiê Negro

O autor tenta inovar ainda mais na HQ e te obriga a ler as últimas páginas com um óculos 3D que vem junto com a HQ – tudo isso para embarcar em uma viagem psicodélica que ele criou para o ato final da trama. Uma das coisas mais legais do grupo, que se perde em A Liga Extraordinária Dossiê Negro, é o surrealismo que se mistura com os personagens literários mas ainda continua como uma trama aberta e acessível. Aqui temos um final forçado que, na minha opinião, não funciona.

No fim das contas posso dizer que A Liga Extraordinária Dossiê Negro foi uma decepção porque eu esperava mais após o encadernado chamado 1898. A única coisa positiva na HQ, na minha visão, foi saber o destino dos personagens e perceber que eles continuam ativos e prontos para protagonizar novas tramas. Que bom que o que foi iniciado aqui se fecha quase que por completo e basicamente não afeta a continuação. Ainda que o trabalho de Moore e O´Neill aqui continue muito acima do que vemos normalmente em bancas e Comic Shops, é seguro dizer que está muito abaixo do padrão que eles mesmos estabeleceram para equipe. Uma pena.

Conheça outras HQ´s nas nossas colunas HQ´s Brasileiras e Baú de HQ´s!

Avaliação: Bom!

Compre A Liga Extraordinária Dossiê Negro clicando na capa abaixo! 

A Liga Extraordinária Dossiê Negro

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade