Ultimato do Bacon

A História do Universo Marvel – O Ultimato

Em 26 de Ago de 2020 3 minutos de leitura
A História do Universo Marvel

Essa não é a primeira vez que a História do Universo Marvel é recontada, nem será a última muito provavelmente, mas será que vale a pena pegar este material?

Qual é a trama da História do Universo Marvel

Galan de Taa, também chamado de Galactus, é o último sobrevivente do universo anterior ao Universo Marvel (pré-Guerras Secretas, que resetou o mesmo universo). E agora, no fim dos tempos ele se encontra lado a lado ao ser que irá avançar para o próximo: Franklin Richards!

Enquanto aguardam a inevitável chegada do fim, Franklin está inquieto apesar de todo seu poder. Para se acalmar, ele pede que Galactus lhe conte a História do Universo Marvel, ao que o devorador de mundos aquiesce.

Vamos aos fatos que talvez à primeira vista diminuam sua vontade de comprar a revista: a História do Universo Marvel não é uma história original.

Através de suas lembranças, Galactus reconta como através da morte da realidade anterior, uma nova surgiu. Com sua narração, ele reconta o surgimento de entidades primordiais do universo, que incorporavam os conceitos abstratos como a Eternidade, o Lorde do Caos e da Ordem e a Morte, assim como o Tribunal Vivo.

A História do Universo Marvel

A primeira contempla também o surgimento dos Celestiais e suas hostes, que manipulavam a vida em diferentes mundos. Também é mostrado o surgimento das diferentes entidades conhecidas pelos humanos como os deuses. Aqui também é aproveitada a oportunidade para inserir o retcon dos Vingadores pré-históricos.

Com o avançar da edição, começamos a conhecer fatos que virão a ser importantes na história do Universo Marvel, como a destruição de Atlântida e do surgimento de poderosas forças místicas como o Ancião, além de recontar as desventuras de Khan no antigo Egito e o surgimento de Em Sabah Nur.

A segunda edição começa a contar os surgimentos dos primeiros heróis modernos e sua participação na primeira guerra. Além do surgimento dos heróis da segunda guerra como o Capitão e Bucky, a História do Universo Marvel nos atualiza também com fatos recentes (mais retcons) como o papel de Nick Fury como “Homem da Muralha”, papel revelado na saga Pecado Original.

Eventualmente, mais e mais da História do Universo Marvel é revelada, sempre com o cuidado de acrescentar detalhes que foram revelados “fora de época”, ou chamemos de retcons mesmo.

A História do Universo Marvel

A terceira edição lida com o surgimento da leva de heróis modernos como o Quarteto Fantástico, Homem Aranha, Homem de Ferro, e a formação de equipes como os Vingadores e a primeira formação dos X-Men.

Eventualmente, a quarta edição chega ao início da saga da Fênix Negra, recontando o surgimento de alguns dos primeiros heróis de legado como a fase de Rhodes como Homem de Ferro, o surgimento de equipes alternativas de heróis, a batalha das Guerras Secretas e eventualmente a busca de Thanos pelas joias do infinito. A edição encerra com a fatídica batalha contra o Massacre.

Com o desaparecimento dos Vingadores, surgem os Thunderbolts. Os X-Men enfrentam uma de suas piores derrotas no genocídio de Genosha orquestrado por Cassandra Nova. Os jovens heróis conhecidos como Fugitivos descobrem os planos de seus pais e fogem de casa. As ações do grupo Novos Guerreiros acabam deflagrando a Guerra Civil.

A última edição traz os desdobramentos da fase Nova Marvel, começando pela saga Infinito. Ao chegar ao inevitável fim, Galactus perde a coesão antes de prosseguir seus relatos. Acontece que a história chegou no ponto “presente” das publicações, entretanto, recebemos algumas indicações de arcos que ainda virão pela Marvel.

Vale a pena ler a História do Universo Marvel

Bom, como perceberam, eu não fiz muito mais do que narrar fatos já conhecidos do Universo Marvel. Mark Waid é um excelente autor, mas no fim, a História do Universo Marvel não é uma nova saga ou novo arco, mas sim uma crônica da história do universo.

A História do Universo Marvel

Pode não parecer a premissa mais empolgante no fim das contas, mas a revista serve como um excelente guia para a história completa de como surgiu o Universo Marvel. Além disso, cada edição conta com resumos sobre cada um dos fatos narrados em cada página, indicando em quais edições é possível encontrar cada um deles.

No fim, a História do Universo Marvel pode parecer batida, mas é um guia indispensável para os fãs que querem conhecer mais sobre alguns dos fatos mais obscuros da editora. Afinal, muitos conhecem a origem do Homem Aranha, mas poucos sabem realmente o que foram as hostes dos Celestiais e como elas influenciaram a humanidade.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

A História do Universo Marvel

Compre A História do Universo Marvel com desconto clicando na capa acima! 

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade