Essa não é a primeira vez que a História do Universo Marvel é recontada, nem será a última muito provavelmente, mas será que vale a pena pegar este material?

Qual é a trama da História do Universo Marvel

Galan de Taa, também chamado de Galactus, é o último sobrevivente do universo anterior ao Universo Marvel (pré-Guerras Secretas, que resetou o mesmo universo). E agora, no fim dos tempos ele se encontra lado a lado ao ser que irá avançar para o próximo: Franklin Richards!

Enquanto aguardam a inevitável chegada do fim, Franklin está inquieto apesar de todo seu poder. Para se acalmar, ele pede que Galactus lhe conte a História do Universo Marvel, ao que o devorador de mundos aquiesce.

Vamos aos fatos que talvez à primeira vista diminuam sua vontade de comprar a revista: a História do Universo Marvel não é uma história original.

Através de suas lembranças, Galactus reconta como através da morte da realidade anterior, uma nova surgiu. Com sua narração, ele reconta o surgimento de entidades primordiais do universo, que incorporavam os conceitos abstratos como a Eternidade, o Lorde do Caos e da Ordem e a Morte, assim como o Tribunal Vivo.

.

A História do Universo Marvel

.

A primeira contempla também o surgimento dos Celestiais e suas hostes, que manipulavam a vida em diferentes mundos. Também é mostrado o surgimento das diferentes entidades conhecidas pelos humanos como os deuses. Aqui também é aproveitada a oportunidade para inserir o retcon dos Vingadores pré-históricos.

Com o avançar da edição, começamos a conhecer fatos que virão a ser importantes na história do Universo Marvel, como a destruição de Atlântida e do surgimento de poderosas forças místicas como o Ancião, além de recontar as desventuras de Khan no antigo Egito e o surgimento de Em Sabah Nur.

A segunda edição começa a contar os surgimentos dos primeiros heróis modernos e sua participação na primeira guerra. Além do surgimento dos heróis da segunda guerra como o Capitão e Bucky, a História do Universo Marvel nos atualiza também com fatos recentes (mais retcons) como o papel de Nick Fury como “Homem da Muralha”, papel revelado na saga Pecado Original.

Eventualmente, mais e mais da História do Universo Marvel é revelada, sempre com o cuidado de acrescentar detalhes que foram revelados “fora de época”, ou chamemos de retcons mesmo.

.

A História do Universo Marvel

.

A terceira edição lida com o surgimento da leva de heróis modernos como o Quarteto Fantástico, Homem Aranha, Homem de Ferro, e a formação de equipes como os Vingadores e a primeira formação dos X-Men.

Eventualmente, a quarta edição chega ao início da saga da Fênix Negra, recontando o surgimento de alguns dos primeiros heróis de legado como a fase de Rhodes como Homem de Ferro, o surgimento de equipes alternativas de heróis, a batalha das Guerras Secretas e eventualmente a busca de Thanos pelas joias do infinito. A edição encerra com a fatídica batalha contra o Massacre.

Com o desaparecimento dos Vingadores, surgem os Thunderbolts. Os X-Men enfrentam uma de suas piores derrotas no genocídio de Genosha orquestrado por Cassandra Nova. Os jovens heróis conhecidos como Fugitivos descobrem os planos de seus pais e fogem de casa. As ações do grupo Novos Guerreiros acabam deflagrando a Guerra Civil.

A última edição traz os desdobramentos da fase Nova Marvel, começando pela saga Infinito. Ao chegar ao inevitável fim, Galactus perde a coesão antes de prosseguir seus relatos. Acontece que a história chegou no ponto “presente” das publicações, entretanto, recebemos algumas indicações de arcos que ainda virão pela Marvel.

Vale a pena ler a História do Universo Marvel

Bom, como perceberam, eu não fiz muito mais do que narrar fatos já conhecidos do Universo Marvel. Mark Waid é um excelente autor, mas no fim, a História do Universo Marvel não é uma nova saga ou novo arco, mas sim uma crônica da história do universo.

.

A História do Universo Marvel

.

Pode não parecer a premissa mais empolgante no fim das contas, mas a revista serve como um excelente guia para a história completa de como surgiu o Universo Marvel. Além disso, cada edição conta com resumos sobre cada um dos fatos narrados em cada página, indicando em quais edições é possível encontrar cada um deles.

No fim, a História do Universo Marvel pode parecer batida, mas é um guia indispensável para os fãs que querem conhecer mais sobre alguns dos fatos mais obscuros da editora. Afinal, muitos conhecem a origem do Homem Aranha, mas poucos sabem realmente o que foram as hostes dos Celestiais e como elas influenciaram a humanidade.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

A História do Universo Marvel

.

Compre A História do Universo Marvel com desconto clicando na capa acima! 

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: