Ontem dia 11/10, Cavaleiros do Zodíaco completou 31 anos de sua primeira exibição na televisão japonesa. Como já tivemos aqui alguns textos sobre a série, porque não falarmos sobre a rede responsável por trazer este anime que deu início a uma febre que se espalhou pelo Brasil?

A Rede Manchete foi fundada em junho de 1983 e encerrou as atividades em maio de 1999 quando se tornou a Rede TV. Não vamos focar aqui sobre os problemas financeiros que permearam sua história, mas sim em sua programação.

A Rede Manchete se destacava por seu jornalismo e por suas telenovelas, e também foi uma das primeiras emissoras a apostar nos seriados japoneses. Em 1988 estreavam em sua programação Jaspion e Changeman.

Jaspion é uma das séries dos chamados “Metal Heroes”, os heróis de armadura robótica, dos quais também foram exibidos Jiraya, Jiban e Winspector em sua programação. Alguns outros como Gavan foram exibidas por outras emissoras seguindo o sucesso obtido pela Rede Manchete.

Changeman faz parte dos “Super Sentais”, que mostravam um grupo de jovens sendo reunidos para combater uma ameaça, séries das quais foram derivados os Power Rangers. Uma curiosidade: ainda que a série usada como base para Mighty Morphin seja posterior a Changeman, é possível conferir os uniformes dos heróis durante a temporada especial de 20 anos de Power Rangers, baseada no especial de 35 anos dos Super Sentais. Entre as séries do gênero, ouve a exibição também de Flashman e Maskmen.

A terceira franquia do gênero, foram os Kamen Riders, heróis motorizados, entre os quais se destacam Kamen Rider Black e sua sequência Kamen Rider Black RX.

Em setembro de 1994 estreou em sua grade os Cavaleiros do Zodíaco, anime que viria para iniciar uma verdadeira febre no pais. Para mais detalhes confira nosso artigo sobre os primeiros arcos da série. (Dragon Ball não passou na Manchete).

Entre os animes exibidos pela emissora, destacam-se Shurato, que conta a história dos defensores da deusa Vishnu (a “cópia” hinduísta de Saint Seiya), e Yu Yu Hakusho, que acompanha a história de Yusuke que se torna um detetive espiritual, anime esse que até hoje é uma das referências em termos de dublagem e adaptação para o mercado brasileiro.

Ainda que a Manchete tenha visto seu fim antes do começo do milênio, ela foi a responsável por abrir as portas para todas essas séries. Foi a partir daí que a Globo viu a oportunidade de exibir os Power Rangers e o SBT investiu no Dragon Ball original.

Hoje em dia, muitas das emissoras já não têm mais um espaço tão grande para programação infantil, entretanto, antes da internet se tornar tão presente em nossas vidas, a Rede Manchete foi responsável por difundir entre a geração dos anos 90 tudo que a televisão japonesa tinha para oferecer, deixando um legado que dura até os dias de hoje e além.

Como uma das crianças daquela época, meu muito obrigado a Rede Manchete.

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: