A indústria de quadrinhos está atualmente em estado de colapso, e seguindo as notícias recentes de problemas dentro da DC Comics, agora está sendo especulado que a Disney possa estar considerando fechar a Marvel Comics.

A especulação sobre problemas dentro da Marvel Comics vem de um informativo lançado pela companhia onde o Chefe Criativo Joe Quesada e Editor Chefe C.B. Cebuloski estarão atendendo a vindoura SXSW onde o par fará um painel destacando como a Marvel Comics é responsável pelo sucesso de outros mercados como filmes, TV, videogames e produtos.

“Intitulado “Marvel: dos quadrinhos para as telas”, o painel de uma hora irá olhar em como alguns dos personagens e histórias mais icônicas da Marvel contribuíram para os jogos, filmes e séries de televisão que são renomados entre a cultura popular. Tudo começa com uma ideia – e a Marvel Comics é a fagulha que inicia o fogo! ” Como informa parte do anúncio.

O pessoal do Bleeding Cool estima que o motivo para o Quesada e o Cebuloski estarem fazendo o painel é, na essência, salvar a Marvel Comics, uma vez que as vendas estão caindo há anos e eles precisam convencer a Disney de que publicar quadrinhos da Marvel – mesmo que perdendo dinheiro – ainda é uma boa ideia porque eles servem de inspiração para os mercados que realmente fazem dinheiro, como o insanamente popular Universo Cinematográfico do Kevin Feige.

Com relação ao mercado de quadrinhos e a Marvel Comics estarem em colapso, uma cúpula de varejistas foi realizada recentemente onde Brian Hibbs sugeriu que a indústria está basicamente de joelhos, e apontou a Marvel como a principal culpada.

“Vendas nacionais vão mal – existem quadrinhos nos top 100 nacional que não estão nem mesmo vendendo vinte mil cópias. Um número significativo de lojas fechou – talvez uns 10% de lojas, ” Hibbs disse. “Quer um exemplo claro e atual da estratégia absurda da Marvel de “inundar a zona”? Guerra dos Reinos supostamente será o maior evento do Q2 em 2019, mas só no primeiro mês eles estão nos pedindo para comprar duas edições da série, sem data de lançamento, assim como quatro minisséries tie-ins. Todas essas seis edições (que estão construídas em volta de uma saga de seis edições) vão requerer pedidos finalizados de nossa parte antes que tenhamos vendido uma única edição para um leitor. Existe alguém nesta sala que acha isso bom? Que isso vai vender mais quadrinhos para mais leitores? Que isso vai vender mais alguma cópia para pessoas que ainda não estão em dia com os lançamentos da Marvel? ”

Enquanto ainda é apenas especulação que a Disney fecharia a Marvel Comics, é digno de nota que um dia a Disney simplesmente decida licenciar os personagens e parar as publicações. O CEO da Disney Bob Iger, em uma ligação com investidores disse que a companhia não irá se preocupar em produzir videogames de maneira interna simplesmente porque eles sentem que não vale a pena. Talvez esse seja o destino da indústria de quadrinhos da Marvel?

Para conferir a matéria original clique aqui!