Ultimato do Bacon

2099 Está em Perigo – O Ultimato

Em 18 de Ago de 2020 4 minutos de leitura

A saga saída das páginas de Homem Aranha, 2099 Está em Perigo, serviu como um ponto peculiar do Universo Marvel. Criada em 1992, o selo 2099 no ano de 2019 estava curiosamente 80 anos depois da criação da Marvel e 80 anos antes do fatídico futuro. Louco não?

Em primeiro lugar, não é extremamente necessário conhecer todos os personagens do futuro de 2099. Você não precisa ter lido os títulos originais, mas seria bom conhecer Miguel O’Hara, a estrela também de 2099 Está em Perigo.

Qual é a trama de 2099 Está em Perigo

Misturando passado e presente, a trama surge nas páginas de Espetacular Homem-Aranha de Nick Spencer, que também comanda parte dos especiais sobre o futuro. Miguel O’Hara volta com o aviso de que 2099 está em perigo e que por mais que hajam diversas linhas do tempo alternativas, 2099 ainda é o “verdadeiro” futuro do Universo 616.

Enquanto nas páginas de Homem-Aranha, Peter precisa se preocupar literalmente com o presente, uma vez que uma conspiração internacional o coloca frente a frente com o Doutor Destino, as demais revistas nos levam ao futuro, para nos mostrar porque 2099 está em perigo.

Em 2099 Alpha, conhecemos o “novo” futuro, onde Destino reina supremo e de alguma forma suprimiu totalmente a existência dos heróis para reinar sem desafios. De outra maneira, o futuro continua mais ou menos como o conhecemos lá no Homem-Aranha 2099 original (veja aqui nosso baú de HQs): um mundo dominado por super corporações e repleto de desigualdade.

A trama no futuro, mostra Destino tentando descobrir uma possível ameaça ao seu reino, enquanto cada um dos one-shots mostra como eventualmente os heróis acabam ressurgindo por conta própria.

2099 em perigo

Em Quarteto Fantástico 2099, acompanhamos a jornada desesperada de H.E.R.B.I.E. para encontrar os amigos de sua mãe. O pequeno robô foi parcialmente afetado pela supressão que Destino usou para apagar os heróis, então ele vaga sozinho. É um pouco triste ver como ele se porta atrás de seus amigos, mas eventualmente a HQ acaba deixando esse sentimento de lado.

Pareado com uma caçadora de recompensas, eles navegam as partes baixas do mundo de 2099, se envolvendo em um outro caso de desaparecimento e enfrentando os “thoritas”, um culto ao desaparecido Thor. Na minha opinião, este é o one-shot mais fraco de 2099 Está em Perigo.

Em Conan 2099, descobrimos que o cimério eventualmente se adaptou ao universo Marvel, mas os problemas não tardaram a segui-lo. Amaldiçoado por uma feiticeira, o bárbaro se torna imortal e perseguido por visões que o perturbam. Conan então decide se aventurar novamente pelo mundo, agora devastado, buscando se livrar de suas visões. No contexto geral de 2099 Está em Perigo, esse one-shot serve apenas para mostrar um outro herói ainda ativo no mundo.

Já o Justiceiro 2099, ainda que conte com a aparição de Jacob Gallows (uma referência para os fãs antigos), ele não é o protagonista dessa vez. Nesse one-shot de 2099 Está em Perigo, acompanhamos Hector Tago, um agente do Olho Público. Aos poucos, Tago começa a questionar as ações de seus superiores, descobrindo mentiras e manipulações aplicadas para controlar o público. Eventualmente, Tago decide se revoltar, tornando-se a nova encarnação do Justiceiro.

Em Motoqueiro Fantasma 2099, um assalto na cidade Transversal, um super via onde a única lei é não parar de se mover dá errado e Zero Cochrane acaba tendo seu corpo destruído, ficando com a consciência presa no inferno ciberespacial (é, isso existe). Ao fazer um trato com o demônio responsável pelo espaço, Zero é mandado de volta para a terra num corpo cibernético, se tornando o espirito da vingança.

2099 está em perigo

Venom 2099 mostra o que acontece como simbionte, anos depois do presente com Eddie Brock, até com referências a Knull. O simbionte acaba caindo nas garras da Alchemax que começa a fazer experiências e torturar o organismo. Eventualmente, os cientistas começam a fazer experimentos para criar soldados com o simbionte. Obviamente, tentar controlar o simbionte através de outra forma que uma ligação honesta nunca dá muito certo, o que leva ao surgimento de um novo Venom.

Em Destino 2099, ainda que Von Doom seja a principal ameaça que 2099 está em perigo enfrenta, pouco é feito para avançar a história. Acompanhamos um misterioso andarilho que se diz Destino avançar lentamente até se encontrar com o déspota responsável pelo futuro em risco. O Destino vagando é uma ótima homenagem a chegada original do Destino em 2099 como foi nas HQs originais, mas não há muito mais do que se dizer sobre a história.

Por fim, em Homem-Aranha 2099 conhecemos um novo Miguel O’Hara, de certa forma semelhante ao que conhecemos. A diferença é que aqui o vício em drogas é aplicado a todos os funcionários da Alchemax, não apenas como uma forma de coagir Miguel, e ele não tenta imediatamente se curar se unindo ao DNA do Homem-Aranha. Pelo contrário, sua jornada é bem mais tortuosa. Eventualmente, Miguel é forçado a confrontar seu destino, se tornando o Homem-Aranha, o herói que surge quando 2099 está em perigo e que eventualmente trará a nova era de heróis.

Vale a pena ler os encadernados de 2099 Está em Perigo?

No geral, os especiais servem como uma reintrodução ao ano de 2099, mas também colocando referencias para os fãs das antigas versões do universo. Assim, os especiais parecem ter sido uma porta de entrada para uma nova leva de títulos neste universo. Se eles virão eventualmente, não sabemos ainda, mas os títulos de 2099 eram bastante empolgantes anteriormente.

2099 Está em Perigo não é nenhuma obra-prima que merece um lugar de destaque na coleção, considerando que é perfeitamente possível ler o arco do Homem-Aranha sem precisar comprar os dois encadernados com as demais histórias. Mas caso compre, como são histórias separadas, é sempre possível encontrar uma ou duas que seja do seu agrado entre todas elas.

Avaliação: Bom

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade