Ultimato do Bacon

Zagor Origens de Moreno Burattini – O Ultimato

Em 17 de Ago de 2022 3 minutos de leitura
Zagor Origens de Moreno Burattini (1)

Criado em 1961 por Sergio Bonelli, Patrick Wilding (o Zagor) é um dos personagens mais amados e clássicos da editora italiana. Para muitos, como era o meu caso, parecia uma tarefa complexa adentrar o mundo de um herói com mais de 60 anos de histórias já contadas.

O projeto Zagor Origens de Moreno Burattini (que conta com a arte de diversos grandes desenhistas da editora como M. Di Vincenzo, Walter Trono e Oskar) é uma tremenda porta de entrada para esse universo. A história reconta a sua origem com base em histórias antigas e fatos narrados em outras tramas do herói!

A HQ Zagor Origens de Moreno Burattini foi lançada no Brasil em 2021 pela Mythos editora em 2 edições totalmente coloridas com pouco mais de 180 páginas.

Mesmo que você nunca tenha lido nada do herói – como era o meu caso – a trama funciona e apresenta arcos muito bem definidos que nos deixam ansiosos para consumir mais histórias desse rico universo que mistura faroeste com magia e fantasia.

Dica para o leitor: Se você gosta de uma boa história de faroeste com uma dose grande de magia e mistério, recomendamos também a leitura de Mágico Vento de Gianfranco Manfredi. E você pode se aprofundar mais na famosa editora italiana com nossa lista de HQs da Bonelli que você precisa conhecer!

Zagor Origens de Moreno Burattini (2)

Muita ação espera pelos leitores que embarcarem na HQ Zagor Origens de Moreno Burattini 

A trama da HQ Zagor Origens de Moreno Burattini 

A origem de Zagor é recontada nesta HQ de Moreno Burattini. Segundo o próprio autor, a HQ respeita as origens e fatos clássicos da cronologia do personagem e apenas os atualiza para um novo público, aproveitando a oportunidade para “jogar luz” em alguns fatos ainda obscuros sobre o passado do senhor de Darkwood.

A história se inicia mostrando um pequeno Zagor que vive nas montanhas com seus pais. A vida do personagem parece simples e feliz e seus pais nos passam a sensação de serem pessoas boas e atenciosas.

Tudo muda quando eles são atacados por índios que estão sendo comandados por Salomon Kinsky – um homem de índole questionável que tem contas do passado para serem acertadas com o pai do jovem Patrick Wilding (o Zagor).

Zagor Origens de Moreno Burattini (3)

As habilidades do jovem impressionam a todos na HQ Zagor Origens de Moreno Burattini 

Infelizmente para o jovem Zagor, Salomon Kinsky consegue ter êxito em sua jornada e seus pais acabam brutalmente mortos. Ele acaba sendo salvo por Fitzy, um homem que vive nas montanhas e se torna uma espécie de mentor para o jovem Pat.

Por mais que o jovem desenvolva muitas habilidades ao lado de seu mentor e de integrantes de um circo (composto por amigos de Fitzy), ele nunca esquece a morte de seus pais e passa sua juventude buscando encontrar o assassino que mudou sua vida.

A trama central de vingança da HQ se mescla com premonições que o jovem e outros ao seu redor têm sobre o futuro de Pat.

Essa parte mais mística da HQ fica em segundo plano até os dois últimos capítulos (de seis no total) onde a criação dos clássicos símbolos do herói acontecem e sua missão é revelada.

São justamente esses elementos que fazem com que a história não seja “apenas” mais um (ótimo) conto sobre vingança.

Zagor Origens de Moreno Burattini (4)

Pat e seu mentor Fitzy tem uma ligação especial na HQ Zagor Origens de Moreno Burattini

Os seis capítulos que compõe a HQ Zagor Origens de Moreno Burattini são muito bons! Cada um foca em um aspecto da vida do jovem que viria a ser Zagor e todos possuem uma arte deslumbrante e um ritmo narrativo que impressiona.

A sensação após a leitura é de que tive a oportunidade de ler uma grande história de faroeste que me apresentou um universo novo e muito rico que precisa ser explorado.

Os personagens que nos são apresentados são muito carismáticos e bem construídos e a trama é visceral com passagens bem pesadas e violentas – por mais que a obra escolha não utilizar recursos gráficos muito chocantes nesse quesito.

Zagor Origens de Moreno Burattini é uma ótima leitura que vai agradar em cheio os fãs de uma boa história de faroeste!

Se você quer conhecer outra história recente e muito boa do personagem, confira nossos reviews sobre Zagor Contos de Darkwood 1 e Zagor Contos de Darkwood 2.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Zagor Origens de Moreno Burattini clicando na capa abaixo! .

Zagor Origens de Moreno Burattini Comprar


Créditos:
Texto:
Imagens: Reprodução
Edição: 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

30 de Set de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade