Ultimato do Bacon

Um Sinal do Espaço de Will Eisner – O Ultimato

Em 28 de Fev de 2022 3 minutos de leitura
Um Sinal do Espaço de Will Eisner - O Ultimato (4)

O que aconteceria na Terra se nós recebêssemos um sinal do espaço que deixasse claro, de forma inequívoca, que existe vida inteligente lá fora? Esse é justamente o tema da HQ Um Sinal do Espaço de Will Eisner. O lendário autor cria uma história cheia de mistérios e conspirações que mostra uma faceta egoísta e caricata do ser humano.

Um Sinal do Espaço de Will Eisner foi escrita em 1983 e seu nome original é Signal From Space. A obra foi lançada no Brasil a primeira vez pela editora Abril em “Graphic Album” #5. A obra voltou a ser publicada em 2020 na coletânea “Biblioteca Will Eisner” #2 da Devir (nessa coletânea a obra figura com o nome “Vida em Outro Planeta”).

Dica para o leitor: Se você quer ler outras grandes obras de Will Eisner, não deixe de conferir nossos reviews sobre as Graphic Novels Um Contrato com Deus, O Último Dia no Vietnã, Assunto de Família, A Força da Vida e O Sonhador. Essas obras vão dar uma noção da versatilidade do autor!

Um Sinal do Espaço de Will Eisner - O Ultimato (2)

No auge da Guerra fria os EUA recebem uma mensagem do espaço na HQ Um Sinal do Espaço de Will Eisner

A trama da HQ Um Sinal do Espaço de Will Eisner

A história de Eisner começa no auge da guerra fria em uma pequena base nos EUA. O Dr. Mark Argano recebe um sinal do espaço e, com a ajuda do Prof. Malley, eles descobrem que se trata de um sinal que repete números primos em sequência – uma indicação clara de que existe vida inteligente lá fora.

O Dr. Argano decide não comunicar o ocorrido a base de comando – sua ideia é descobrir uma forma de capitalizar em cima do tal sinal.

Para conseguir descobrir a origem da mensagem, os dois vão até seção de rastreamento da base onde Cobbs os ajuda a estabelecer que o tal sinal veio de um planeta da estrela Barnard (10 anos-luz de distância da Terra).

O problema começa quando descobrimos que o tal Cobbs é um agente da União Soviética e ele vê nessa descoberta a oportunidade de dar vantagem ao seu país na briga espacial. Eisner usa, recorrentemente, a ganância como grande motor dessa obra!

Um Sinal do Espaço de Will Eisner - O Ultimato (3)

O astrofísico Bludd é um dos protagonistas da Graphic Novel Um Sinal do Espaço de Will Eisner

A trama começa a se tornar complexa depois da revelação da origem de Cobbs. Os EUA acionam o astrofísico Bludd, um dos protagonistas, e ele deve descobrir qual é a informação secreta que a base recebeu.

Bludd consegue descobrir que a base recebeu uma mensagem do espaço e os soviéticos também conseguem a mesma informação – que logo vai parar na mídia.

O vazamento da informação faz com que a trama de Eisner comece a se desenvolver em várias frentes.

Vemos as ações americanas e russas para chegar o planeta, vemos uma tentativa da ONU de fazer uma missão conjunta, vemos uma nova “religião” surgir (“O Povo da Estrela” acredita que eles serão os primeiros a irem para o novo planeta) e ainda vemos os interesses de uma grande empresa multinacional que manipula boa parte da história – se isso é pouco para você, ainda temos um país se declarando colônia do novo planeta só para não pagar suas dívidas!

No meio dessa loucura toda, temos Bludd que enxerga nessa nova descoberta uma forma de unificar o planeta (se todos trabalharem em conjunto).

Um Sinal do Espaço de Will Eisner - O Ultimato (1)

MacReady é um dos líderes da Multinacional que tem grande interesse na corrida espacial na HQ Um Sinal do Espaço de Will Eisner

Um Sinal do Espaço de Will Eisner é uma Graphic Novel de pouco mais de 120 páginas que nos mostra o quanto a ganância humana e sua busca desenfreada por dinheiro e poder podem colocar tudo a perder.

Um simples sinal do espaço com números primos, que não dizem nada específico, causa um caos na Terra por conta da busca de todos por vantagem. É interessante como Eisner mostra o bom senso sendo “esganado” pelos poderosos e pelo dinheiro. Me arrisco a dizer que esse é o roteiro mais complexo de Eisner desde 1978 (quando o autor começou a se dedicar apenas a produção de Graphic Novels mais realistas).

 Um Sinal do Espaço de Will Eisner é uma obra cativante que coloca diversos lados e interesses batalhando por algo que nem sabemos se existe. O ritmo da obra é intenso e os holofotes estão mesmo focados nas relações humanas e políticas que os personagens desenvolvem. Uma ótima leitura que mostra a versatilidade impressionante do autor!

Avaliação: Excelente!

Compre Um Sinal do Espaço de Will Eisner clicando na capa abaixo! .

Um Sinal do Espaço de Will Eisner Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade