Top Gun – Ases Indomáveis
Ano: 1986 Distribuição: Paramount Pictures
Estreia: 10 de Julho

Direção: Tony Scott

Roteiro: Jim Cash; Jack Epps Jr. 

Duração: 110 Minutos  

Elenco: Tom Cruise, Kelly McGillis, Val Kilmer, Anthony Edwards, Adrian Pasdar, Meg Ryan 

Sinopse: “Pete Mitchell (Tom Cruise), um jovem piloto, ingressa na Academia Aérea para se tornar piloto de caça. Lá se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura (Val Kilmer).

 

 

Diego Brisse

Antes de começar a ler, dê o play no vídeo!

 

 

Esse sem nenhuma dúvida foi um dos filmes que mais marcaram minha infância e até hoje é um que eu não canso de assistir! Se eu ligar agora a TV e estiver passando, eu vou parar para ver! Na época eu usava a máscara do nebulizador para imaginar que estava pilotando um F-14 Tomcat. Mal sabia que no futuro eu teria pavor de viajar de avião…

Era simplesmente impossível não assistir Top Gun nos anos 90, era o filme que passava na TV quase mensalmente (estou exagerando, mas essa é minha sensação) e todas as vezes, eu estava lá para assistir. O visual do filme era algo que me impressionava e empolgava de forma quase mística. E eu fatalmente não era o único… Com uma trama e atuações muito bem casadas, é um filme que envelheceu bem e pode agradar até mesmo os jovens menos “dinâmicos” com uma mente mais aberta. No filme podemos ver todos os clichês “militares” já feitos! Do garotão arrogante esperto ao veterano arrogante sábio, do militar de alta patente escandaloso ao recruta bobão! E isso é um mérito do filme, até hoje esses estereótipos são utilizados.

Top Gun tem uma trama simples, mas que foi muito bem trabalhada. Maverick (Tom Cruise) é o personagem que hoje em dia seria o tio sukita do rolê, com cantadas no mínimo bizarras até mesmo para os anos 80. Se fosse hoje em dia (no Brasil) seria denunciado por assédio! Mesmo os momentos do filme que pesam no romance e no drama, são coerentes com a trama e legais, mesmo datados. Top Gun foi um filme importante em especial para Tom Cruise, os produtores acreditavam que ele seria um astro e que o filme faria sucesso, por isso investiram pesado na produção, o filme foi feito para ser um blockbuster e estourar.

Uma das coisas mais marcantes de Top Gun, assim como diversos filmes da época, é a trilha sonora. A música tema de Steve Stevens e Harold Faltermeyer é simplesmente incrível! A trilha sonora chegou ao primeiro lugar na Bilboard em 1986 e em 2006 foi relançada uma versão deluxe com diversas músicas extras. A música Take My Breath Away rendeu ao filme o Oscar de melhor canção original. 

 

Maverick e Goose

 

O filme foi tão importante que durante anos se falou sobre uma seqüência com Tom Cruise reprisando seu papel e Tony Scott mais uma vez dirigindo. O diretor Tony Scott estava trabalhando com Cruise no roteiro do filme, porém em 2012 ele se suicidou e isso acabou com os planos para o filme temporariamente. Alguns anos depois Tom Cruise retomou o projeto dessa vez em parceria com Joseph Kosinski, com quem ele trabalhou no excelente Oblivion, e em maio de 2018 começaram as filmagens do filme que tem estréia prevista para junho de 2020, 34 anos após a estréia do primeiro filme.

Top Gun segue o estilo de filmes de ação mesclado com drama e romance, tradicional nos anos 80. Foi um grande sucesso, sendo inclusive indicado a quatro Oscars (melhor canção original por Take My Breath Away, melhor mixagem de som, melhor montagem e melhor edição de som). O filme tem um visual impressionante, com cenas aéreas incríveis para a época, uma história muito bem contada e uma trilha sonora excelente. Top Gun me empolgava e empolga até hoje e não tenho como não afirmar que é um dos melhores filmes da minha vida, não só pela memória afetiva de ver tantas vezes esse filme com minha irmã que cumpria a função de babá ao cuidar de mim quando nossa mãe ia trabalhar, mas pelo excelente filme que ele de fato é! 

I feel the need… the need for speed!!!

 

Avaliação: Excelente!

 

 

Trailer:

 
 
 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon