Todos Já Sabem (Todos Lo Saben)
Ano: 2019 Distribuição: Paris Filmes
Estreia: 21 de Fevereiro  (Brasil)  Direção: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi
Duração: 132 Minutos  

Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín

Sinopse: “Uma espanhola que mora em Buenos Aires volta à sua cidade natal, na Espanha, onde ela viaja para participar de uma festa. O passeio que deveria ter sido uma breve visita familiar será afetado por eventos inesperados que mudarão muitas vidas para sempre.

 

Todos Já Sabem - O Ultimato 1

 

 

Alexandre Baptista

Todos Já Sabem, estreia do iraniano Asghar Farhadi em filmes de língua espanhola, envolve e vicia o espectador

Elegante e tenso retrato das relações sociais nas pequenas cidades, longa que abriu o Festival de Cinema de Cannes em 2018 estreia nesta quinta, 21 de fevereiro no Brasil

por Alexandre Baptista

Todos Já Sabem - O Ultimato 2

 

A forma como as empresas divulgam filmes sempre foi algo complicado para mim. Entendo que para elas, estão diante da difícil tarefa de convencer o espectador a conferir um filme sem revelar muito sobre o mesmo: muitas vezes, as empresas se equivocam e “vendem” um filme diferente daquilo que o longa realmente é; ou, pelo contrário, mostram tanto que acabam estragando surpresas importantes do filme (quem se lembra do trailer de Exterminador do Futuro: Genisys?).

Para não ser injusto com estúdios e distribuidoras eu, particularmente, evito conferir trailers, sinopses e, se possível, até mesmo os pôsteres das produções.

Em Todos Já Sabem (Todos Lo Saben), passei por esse erro de percepção: não tendo visto o trailer (ou qualquer outra informação sobre o longa), conferi o mesmo com a ideia equivocada – fruída por mim através do pôster do filme – de que se tratava de uma comédia romântica qualquer.

Por esse motivo, fui positivamente surpreendido pela maestria de Asghar Farhadi em capturar a atenção do espectador, seja por sua direção e cinematografia, seja pelo orgânico desenrolar da história que, da maneira como é apresentada, insere o público como um dos membros da família, um dos convidados do casamento, um dos moradores do vilarejo onde se passa a história.

O trailer, pelo contrário, é mais honesto e reflete melhor a realidade da obra. Mas (in)felizmente, só conferi o mesmo depois.

A fotografia de Todos Já Sabem é deslumbrante e reflete com precisão o clima mediterrâneo da região vinífera espanhola, novamente convidando o público a se conectar com o filme: com as situações, com os personagens, com o local, com o clima.

A trilha sonora é muito bem escolhida e a canção Se Muere por Volver, de Javier Limón – cantada pelo coro de convidados do casamento no início do filme – é apaixonante e gruda instantaneamente na cabeça, tanto por sua qualidade musical como pela paixão impressa por Javier Bardem em vocifera-la juntamente com os outros convidados na cena.

 

 

Falando em Bardem, é importante salientar a forma como o ator domina a cena com seu radiante Paco, durante todo o primeiro ato do filme, que se encerra com os eventos que transformam a festa de casamento em uma cena de crime.

A partir daí Penelope Cruz com sua Laura, transborda desespero, resolução, obstinação, insanidade: uma leoa que perdeu a cria.

A entrada de Ricardo Darín, interpretando o marido Alejandro, no segundo ato do longa, estabelece então o tripé dramático que, mais que um triângulo amoroso, representa e apresenta tensões pessoais verdadeiramente humanas num jogo cênico que é uma verdadeira aula de atuação e interpretação.

Toda a trama é elaborada em torno das relações entre as pessoas – do trio principal, da família, da cidade – e, embora o mistério em torno do sequestro seja extremamente inquietante, a chave de leitura principal está no título do filme.

Sim, pode parecer uma bobagem de filme B ou de falta de criatividade. No entanto, em Todos Já Sabem, o recurso é usado de maneira genial. Sejam segredos envolvendo o passado de Laura e Paco; seja a realidade não mencionada que aflige Alejandro; seja o passado da família de Laura com os moradores do vilarejo; ou ainda, quem está envolvido no sequestro: todos já sabem.

A última cena do longa (que é de certa forma tão “irrelevante” para a conclusão da trama que não se configura como spoiler mencioná-la), envolve duas pessoas prestes a conversar um assunto extremamente delicado, sentadas em uma mesinha no calçadão central do vilarejo. Próximo a elas, a uma distância em que facilmente ouvirão a conversa, estão funcionários da administração local, lavando o chafariz do calçadão.  A cena termina em um fade-to-white, sem maiores explicações. Mas são desnecessárias. Qualquer um que tenha vivido em uma cidade pequena, no interior de algum estado, ou mesmo que tenha uma família numerosa e próxima, conhece na pele essa verdade: seja qual for o assunto, especialmente aqueles que deveriam ser pessoais, particulares ou secretos, todos já sabem. Às vezes, com detalhes. E geralmente, só não o sabem os diretamente envolvidos.

 

 

Todos Já Sabem - O Ultimato 3

Avaliação: Ótimo!

 

 

Trailer:

 
 
 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon