Temple of Shadows é sem nenhuma sombra (trocadilho detected) de dúvida uma obra prima do metal mundial. Com uma produção impecável, composições excelentes e o auge técnico dos músicos da banda Angra.

Mesmo os fãs mais chatos e as viúvas de André Matos (assim como eu sou e sempre serei!) deixaram o orgulho de lado e se curvaram ao impecável álbum que veio para provar que o Angra poderia superar a saída de mais da metade de sua formação “original”, em especial do insubstituível André Matos.

O álbum anterior, Rebirth, já havia deixado claro que o Angra estava muito longe de acabar e ainda tinha muito para contribuir com o metal nacional.

 

Temple of Shadows – Uma Obra Prima!

 

Angra é uma referência técnica para mim que sou músico, desde o primeiro álbum, Angels Cry, graças ao guitarrista Kiko Loureiro e o então vocalista André Matos. Sempre que eu ouvia um disco do Angra, ficava atento aos detalhes técnicos. Temple of Shadows é um dos discos mais técnicos do metal e existe um equilíbrio perfeito entre técnica e musicalidade. As músicas tem uma beleza melódica impar!

 

Confira o baterista Aquiles Priester, um dos destaques do album, executando a incrível Temple of Hate! 

.

Aqui os músicos estavam com um preparo impressionante, tudo é muito preciso! Aquiles Priester (baterista) fez um dos seus trabalhos mais incríveis! Mesmo sendo um músico cujo estilo de tocar não me agrade tanto, aqui ele entrega uma performance impressionante, desde arranjos a execução impecável.

A dupla de guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt faz um trabalho impecável, tanto nos arranjos quanto na execução. O trabalho de guitarras nesse álbum é algo impressionante e para colaborar ainda mais o baixista Felipe Andreoli soube se inserir muito bem, com arranjos muito bem colocados para suas complexas linhas.

 

 

Temple of Shadows - Angra - Playlist 1

Edu Falaschi se destaca com suas ótimas composições em Temple of Shadows

.

Temple of Shadows é um disco repleto de minúcias, merece ser ouvido atentamente diversas vezes para que se note e aprecie tantos detalhes. É um daqueles discos que devem ser ouvidos preferencialmente com ótimos fones de ouvido e sem perturbações exteriores, assim como geralmente fazemos quando vamos ao cinema assistir a algum filme.

E por falar em cinema, Temple of Shadows é uma experiência cinematográfica! O álbum é conceitual, conta a história do cavaleiro Shadow Hunter que se une ao exército convocado pelo Papa para participar da Primeira Cruzada (1096-1099). Durante sua saga, ele passa por conflitos que o fazem refletir sobre a guerra santa da qual participa e os ideais da Igreja Católica, colocando sua devoção a prova. Clique aqui e confira a trama em detalhes

O trabalho de pré-produção e composição do disco foi longo, deixando fãs ansiosos. Quando se falava das participações especiais, as expectativas ficavam altíssimas, mas ao mesmo tempo ficava o medo de não entregarem algo a altura.

E foi muito satisfatório quando o disco saiu e tive minhas expectativas superadas. Cada participação faz toda a diferença, dos corais à participação incrível de Milton Nascimento, Kai Hansen (Helloween; Gamma Ray), Hansi Kürsch (Blind Guardian), tudo contribui de maneira impecável para o resultado de Temple of Shadows.

 

Temple of Shadows - Angra - Playlist 2

kiko Loureiro e Rafael Bittencourt entregam um dos melhores trabalhos de guitarra no album Temple of Shadows

.

Tudo isso torna o disco indispensável não só para os fãs de metal, mas para apreciadores de boa música. Das composições à qualidade de gravação, do trabalho gráfico à execução de cada nota, Temple of Shadows é uma obra prima, um patrimônio do metal mundial! Não é a toa que o disco foi vencedor de diversos prêmios e destaque em todas as revistas especializadas (ou não) do mundo.

Infelizmente após esse disco o Angra figurou muitas crises e polêmicas. A conturbada saída do baterista Aquiles Priester, os problemas de saúde de Edu Falaschi que em 2011 chegaram ao auge com a pavorosa apresentação da banda no Rock In Rio 2011, show que entrou para a história de forma extremamente negativa, o fazendo sair da banda e quase caindo no ostracismo.

Felizmente tanto a banda quanto seus ex-membros se reergueram e mantêm carreiras sólidas. Edu Falaschi está em uma nova ascensão com o lançamento do DVD Temple of Shadows In Concert, contando inclusive com a participação do baterista Aquiles Priester. 

.

Confira a música Spread your Fire do album Temple of Shadows ao vivo. Esse vídeo faz parte do DVD Temple of Shadows in Concert de Edu Falaschi

.

Apesar das tretas, o que importa é que todos sigam bem em suas carreiras e contribuindo para a cena metal representando o Brasil!
Confira nossas outras Playlists clicando aqui e fique ligado no Ultimato do Bacon! 
.
Temple of Shadows Ultimato
 

Angra – Temple of Shadows

  1. “Deus Le Volt!” 
  2. “Spread Your Fire”
  3. “Angels and Demons”
  4. “Waiting Silence”
  5. “Wishing Well”
  6. “The Temple of Hate”
  7. “The Shadow Hunter”
  8. “No Pain for the Dead”
  9. “Winds of Destination”
  10. “Sprouts of Time”
  11. “Morning Star”
  12. “Late Redemption”
  13. “Gate XIII”

Tempo Total:    66:60

Ouça no Spotify ou Deezer

 


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!