Ultimato do Bacon

Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner – O Ultimato

Em 21 de Mar de 2022 3 minutos de leitura
Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner - O Ultimato (2)

O nascimento do Império do Mali é o tema dessa HQ que é uma versão de uma tradicional história do oeste da África. Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner conta como um jovem príncipe luta ao lado de seu povo contra o tirano que derrotou e destronou seu pai usando recursos mágicos!

Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner mostra uma faceta mais leve do lendário autor que em 2002 lançou essa obra. Com 32 páginas coloridas, a história é poderosa mas simples e linear e é perfeita para introduzir os mais jovens à lenda do príncipe guerreiro africano e ao trabalho excepcional de Eisner.

Dica para o leitor: Se a história de Sundiata te fascinar, saiba que existem mais de 30 versões dessa lenda que mistura fatos históricos com ficção. O próprio Eisner diz que a sua quadrinização é “apenas” mais uma das versões dessa história que é contada e relembrada até hoje.

Quer conhecer outros trabalhos de Eisner? Confira nossos reviews sobre Um Contrato com Deus, O Último Dia no Vietnã, O Nome do Jogo, Assuntos de Família e Um Sinal do Espaço!

Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner - O Ultimato (3)

Sumanguru é um maligno governante que antagoniza o protagonista da HQ Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner

A trama da HQ Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner

Will Eisner reconta a lenda africana de Sundiata nessa ótima graphic novel que traz um tom leve e uma leitura fácil e simples. Uma tremenda porta de entrada para novos leitores! Na HQ, somos apresentados ao maligno Sumanguru.

Ambicioso, o Rei da Terra de Sasso se une ao espírito maligno da Pedra Cinzenta para partir em busca da conquista de novos territórios. O personagem é basicamente um tirano que se utiliza de seu poder bélico e de magia para aumentar suas terras e seus espólios.

O tempo passa e Sumanguru fica sabendo da existência de Mali. Nessas terras, que eram prósperas, temos um povo dócil que é comandado e guiado pelo Nare Famakan – um homem nobre e sábio. O tirano decide que quer essas terras para si e declara guerra ao povo que vive no Mali. A guerra acontece e é a magia do invasor que é decisiva na sua vitória.

Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner - O Ultimato (4)

O pequeno “príncipe sapo” não é considerado uma ameaça e é poupado por Sumanguru na HQ Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner

Apesar de sair da guerra vitorioso, Sumanguru ignora os avisos do espírito maligno que o auxilia e deixa o mais jovem dos príncipes, Sundiata, vivo. O tirano não considerou o príncipe uma ameaça pois ele tinha um problema de nascença: era coxo.

Nem preciso dizer para onde a história vai, certo? Sundiata cresce, supera sua deficiência (nessa versão com magia e força de vontade) e se torna uma ameaça para Sumanguru – exatamente como tinha previsto o espírito maligno da Pedra Cinzenta.

Essa edição é especial porque vemos uma faceta de Eisner menos séria e menos sisuda – que é o que o autor apresenta na maior parte de suas graphic novels.

Nessa história o vemos adaptar de forma muito interessante uma história africana famosa que, infelizmente, é desconhecida para a maioria de nós – e isso dá um sabor todo especial para a trama (mesmo que saibamos que Sundiata irá derrotar Sumanguru no final).

Vale ressaltar que tive a sensação de ver Eisner simplificar um pouco seu estilo narrativo nessa obra. Ele parece bem preocupado em tornar a obra acessível e por isso vemos o autor utilizando recursos (como quadros bem delineados) que ele não costuma usar em suas graphic novels mais adultas.

Não me entenda mal: a arte segue impressionante, é a disposição dos elementos que se torna mais tradicional e, com isso, mais simples.

O protagonista se prepara para o confronto final na HQ Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner

Sundiata o Leão do Mali de Will Eisner é uma tremenda graphic novel que joga luz em uma lenda africana que não é tão difundida e conhecida em terras brasileiras e americanas.

A história, apesar de apresentar uma estrutura linear e óbvia, ganha muito por apresentar personagens poucos conhecidos do grande público! A bela arte de Eisner, com seus protagonistas sempre muito expressivos, é um outro atrativo da obra que é uma excelente porta de entrada para jovens leitores que nunca consumiram nada do lendário autor!

Uma ótima leitura!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!..


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Poderoso Thor de Walt Simonson 1

O Poderoso Thor de Walt Simonson – O Ultimato

1 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade