Ultimato do Bacon

Sonic: O Filme – O Ultimato

Em 13 de Fev de 2020 4 minutos de leitura
Sonic: O Filme (Sonic The Hedgehog)
Ano: 2020 Distribuição: Paramount Pictures
Estreia: 13 de Fevereiro (Brasil)

Direção: Jeff Fowler

Roteiro: Patrick Casey, Josh Miller (roteiro); Yuji Naka, Naoto Ohshima, Hirokazu Yasuhara (personagens)

Duração: 99 Minutos  

Elenco: Jim Carrey, Ben Schwartz, James Marsden

Sinopse: Baseado na mundialmente conhecida franquia de games da SEGA, #SonicOFilme conta a história do ouriço mais rápido do mundo enquanto ele se adapta ao seu novo lar na Terra. Nessa comédia de aventura live-action, Sonic e seu novo melhor amigo Tom (James Marsden) precisam se unir para defender o planeta do gênio maligno Dr. Robotnik (Jim Carrey) e seus planos de dominação total.

 

 

[tabby title=”Alexandre Baptista”]

Tem que correr! Sonic: O Filme completa a fase e abre o bônus

Longa que adapta o clássico jogo de videogame para as telonas estreia nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, para a alegria dos fãs de todas as idades

por Alexandre Baptista

 

Quando o primeiro trailer de Sonic: O Filme foi revelado, uma enorme comoção tomou conta da internet e das redes sociais. O design do ouriço era simplesmente inaceitável para 200% dos fãs (o que significa dizer que todos os fãs odiaram com tanta força aquela monstruosidade que cada reclamação valia por duas).

Então, numa jogada que demonstrou grande estratégia e – perante a opinião do público – uma dose gigantesca de humildade, a Paramount anunciou que iria adiar a data de lançamento do filme e realizar um novo desenho para o personagem, gastando algo em torno de US$ 5 milhões e cerca de 5 meses para realizar todas as alterações.

 

Ah se os envolvidos com Cats (2019) tivessem tido essa coragem!

 

Pois o esforço valeu a pena. Ou melhor, as bilheterias dirão se valeu a pena. Mas fato é que o personagem ficou, finalmente, com um design mais em sintonia com sua versão das animações, amplamente aceita pelos fãs. E ficou realmente adorável.

Mas, como o filme não é feito só do visual do personagem – que em alguns momentos, quando Sonic usa mais do potencial de seus poderes é simplesmente incrível – vamos falar do restante.

A história é básica e previsível e segue a cartilha dos anos 80, quando os custos de produção e a falta de tecnologia para certos efeitos especiais proibia filmes como Mestres do Universo (Masters of the Universe, 1987), o filme do He-Man, de se passarem inteiramente em mundos fantásticos como Etérnia, por exemplo. Assim, artifícios de roteiros sempre davam conta de jogar os protagonistas e vilões em alguma cidade estadunidense e situar a aventura em “nosso mundo”.

O longa já abre com uma referência ao jogo no emblema da Paramount Pictures – as usuais estrelas dão lugar aos anéis que Sonic coleta nas fases. Então, somos jogados numa perseguição que lembra muito cenas de The Flash (2014 – presente) da CW. Sonic quebra a quarta parede, explicando para os espectadores um pouco da situação e recomeça a história em flashback.

A narrativa explica como Sonic saiu de seu mundo e chegou ao nosso e dá uma motivação razoável para que o ouriço tenha se mantido escondido por tanto tempo. É claro que, depois das cenas iniciais numa terra que é idêntica a dos jogos, fica um pouco mais difícil aceitar que teremos que acompanhar a aventura do velocista azul numa cidadezinha do interior norte-americano. Que por sinal, se chama Green Hills (nome do primeiro setor a ser vencido no jogo).

Falando nisso, referências! Espere por uma avalanche de menções, referências e indiretas. Quase tantas quanto Jogador Nº 1 (Ready Player One, 2018), indo desde os visuais do jogo; nomes das fases; a expressão de impaciência de Sonic quando se fica parado com ele, batendo o pé e olhando o “relógio”; a frase Gotta Go Fast, bordão usado pelo personagem na animação e que dá nome a sua musica-tema; a dancinha-meme da moda entre as crianças; a moldura de abertura do game, estampada em uma faixa de cabelo que Sonic usa; Sanic, isso mesmo, com “a” – o meme de internet que aparece em um retrato do protagonista feito por Carl Maluco; a presença de outro famoso super-velocista, o Flash, nos quadrinhos que Sonic coleciona; uma referência provocativa ao game rival, Super Mario Bros. com o “mundo dos cogumelos”; e muito mais.

 

Sanic!

 

Além disso, a trilha sonora é incrível. As composições fazem uso das músicas clássicas do game e da animação, repaginando-as em versões orquestrais e em piano, passando imperceptíveis para quem não conhece o jogo, mas fazendo com que os fãs da franquia fiquem emocionados.

O elenco funciona bem, com Jim Carrey um pouco fora do tom com seu Robotnik; no entanto, a boa sacada do roteiro em relação ao personagem justifica a maneira como Carrey escolheu interpretar o mesmo. Em Sonic: O Filme, estamos vendo o Dr. Ivo Robotnik antes de seu mergulho na obsessão total pelo ouriço velocista.

Talvez a previsibilidade do filme tenha feito com que um bacon fosse removido. Afinal, Pokémon: Detetive Pikachu (Pokémon: Detective Pikachu, 2019) conseguiu fazer tudo o que Sonic: O Filme faz, sem ser tão básico; mas também é verdade que, considerando o orçamento de US$ 95 milhões investidos, o estúdio foi inteligente ao ambientar o longa na “Terra”, economizar com cautela e, caso haja retorno nas bilheterias, investir mais nas possíveis continuações, apresentando de maneira mais extensa o ambiente fantástico nelas – como a cena pós-créditos faz questão de provocar.

Por fim, vale lembrar que, apesar da nostalgia que a obra evoca nos espectadores de mais de 30 anos, o maior foco da produção são as crianças, em especial aquelas entre 7 a 11 anos. Portanto, se você for conferir Sonic: O Filme sem a companhia de alguém do público-alvo, deixe o seu “crítico nerd” em casa e leve sua criança interior ao cinema. Prometo que vai ser mais divertido.

 

 

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo

 

 

[tabbyending]

 

Trailer

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Relembre os últimos vencedores do prêmio The Best na categoria de melhor jogador

25 de Set de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade