Contagem regressiva para a primeira edição de 2019 do Shinobi Spirit já começou

por Alexandre Baptista

Realizada no último domingo, 02 de dezembro, Shinobi Party / Star Con encerra o calendário Shinobi 2018 1

 

O mundo nerd, pop, geek tem estado em evidência nos últimos anos. Os números divulgados na pesquisa Geek Power comprovam que é uma aposta sólida o investimento na área. Em Curitiba, o empresário e cosplayer Rogério Ramos, também conhecido como Nanael, parece saber muito bem disso. Resultado de um esforço que completa 10 anos em 2019, o Shinobi Spirit, evento organizado por ele, ganha cada vez mais espaço.

Depois do grande sucesso da 22ª edição do Shinobi Spirit em Outubro, que reuniu cerca de 25.000 visitantes, a Shinobi Party + Star Con agitou Curitiba no último domingo 02 de dezembro, no Espaço Torres do Jardim Botânico. Em um clima natalino, com cara de verão e férias, a versão pocket do Shinobi Spirit, foi uma bela festa celebrando a cultura e a coletividade do mundo geek.

Como era de se esperar, não faltaram os tradicionais concursos de cosplay, karaokê, K-Pop, matsuri dance, além de card games, RPG, board games, campeonatos de games (PS4), torneio X1 de League of Legends, jogos retrô, balada nerd e balada k-pop.

O movimento esteve grande também nos estandes comerciais com ampla variedade de produtos de todas as franquias idolatradas pelo público. O clima era de festa, dever cumprido e celebração.

 

Realizada no último domingo, 02 de dezembro, Shinobi Party / Star Con encerra o calendário Shinobi 2018 2

A gente trabalha mas se diverte. Não é mesmo Lucille?


 

Uma surpresa que vai poder ser conferida no Sobrecapa em breve foi a participação deste que vos escreve no workshow de dublagem com o ator, dublador e diretor Fábio Sckoteski. A brincadeira tinha como intuito proporcionar ao público um pouquinho da realidade de quem entra no estúdio para realizar a dublagem de animações, de uma forma bastante espontânea e descontraída.
 

Realizada no último domingo, 02 de dezembro, Shinobi Party / Star Con encerra o calendário Shinobi 2018 3

Quem sabe faz ao vivo: "dublashow" foi teste de agilidade e improviso. [Crédito: Monique Michelon]


 

O evento ainda teve uma apresentação de luta livre/telecatch e bate-papo com influenciadores digitais de Curitiba, como Fred Bola, o Canal Bunka Pop (Jack e Moon-Chan) e os shows da cantora Lucylu e da banda Hikaru Squad.

 

Realizada no último domingo, 02 de dezembro, Shinobi Party / Star Con encerra o calendário Shinobi 2018 4

 

A contagem regressiva para a primeira das edições de 10 anos do Shinobi está em pouco menos de 90 dias. Na avaliação de Rogério Ramos, idealizador e organizador do Shinobi Spirit, os resultados de público, atrações e de patrocinadores são reflexos da seriedade e do profissionalismo com que os fãs da cultura pop são tratados no evento em Curitiba. “O Shinobi é um dos mais antigos eventos realizados no Paraná para promover a cultura nerd e sem dúvida é o que mais cresceu. Já são quase dez anos de história e um público fiel que é responsável, inclusive, pela divulgação espontânea do evento”, observou o empresário, que realizou a primeira edição do Shinobi Spirit em 2009, no Ópera 1. “Na época, a proposta era bem modesta e o objetivo era promover um encontro para reunir os fãs de música japonesa, games e cosplay em Curitiba. A adesão foi tão grande que o número de frequentadores aumenta a cada edição”, analisa.

 

Um erro de planejamento

Focando no exato mesmo público, o SESC da Esquina em Curitiba organizou, no mesmo final de semana da Shinobi Party – nos dias 01 e 02 de dezembro – o SESC Geek. O evento sofreu com uma série de equívocos e falta de colaboração dos organizadores com os interessados no tema: até poucos dias antes de sua realização, o SESC Geek não havia sido divulgado para grande parte da imprensa especializada local; as tentativas de contato e pedidos de informação ficavam sem resposta; a escolha da data, entrando em confronto com um evento já tradicional na cidade, piorou a situação ainda mais; Resultado: parecia uma praia paranaense em um dia útil de inverno.

 

Realizada no último domingo, 02 de dezembro, Shinobi Party / Star Con encerra o calendário Shinobi 2018 5A programação do evento que… já aconteceu?



Fica a torcida para que, numa próxima edição, a organização do SESC reflita melhor: se não em estabelecer parcerias com os realizadores de eventos tradicionais na cidade (Zombie Walk, World RPG Fest, Shinobi Spirit, por exemplo), pelo menos em programar melhor o calendário, seja na divulgação, seja na escolha da data do evento em si.

 
Mais informações no site do Shinobi Spirit 

Mais informações no site do SESC Geek

 

Shinobi Party no Sobrecapa

[em breve]
 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: