Sex Education (2ª Temporada)
Ano: 2020 Distribuição: Netflix
Estreia: 17 de Janeiro  Direção: Ben Taylor
Criação: Laurie Nunn
Duração: 47/59 Minutos por Episódio  Elenco: Asa Butterfield, Emma Mackey,  Gillian Anderson, Ncuti Gatwa

Sinopse: Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve (Emma Mackey), uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.

 

João Pedro Maia

Vou começar este ultimato da mesma forma como comecei o da primeira temporada: à primeira vista, Sex Education tem tudo para parecer um simples besteirol americano, afinal, aborda sexo não é mesmo? E sexo se não é tratado como tabu, é tratado como um completo besteirol. Mas ainda que MUITOS CLICHÊS infelizmente componham a trama, alguns deles não estão ali apenas para cumprir roteiro, mas dão lugar a discussões profundas.

Todo o elenco principal está de volta: Otis, Maeve, Eric, Jean, Adam… ao mesmo tempo, personagens menores ganham um certo espaço e entendemos melhor algumas das tramas que foram aludidas na primeira temporada. Um personagem que recebe bastante destaque, mesmo transcorrendo de certa forma distante do que seria o núcleo principal é Jackson. A temporada anterior já havia indicado que havia mais sobre o rapaz que apenas um esportista clichê, agora temos certeza. Seu arco de transformação de nenhuma maneira lembra aqueles filmes de sessão da tarde em que uma aposta aproxima o atleta popular da nerd. Muito pelo contrário, sua jornada é muito mais pessoal e intima.

Outra personagem que divide louros e também críticas é Aimee. Sua caracterização permanece a mesma da temporada anterior, basicamente uma cabeça de vento com um tremendo coração. Mas talvez ao invés de algo negativo isso seja justamente para que o roteiro possa pesar num dos arcos mais “reais” do seriado: a personagem enfrenta um drama que infelizmente ocorre com diversas mulheres, e ainda que em um primeiro momento sua personalidade leve a infantil a impeçam de imediatamente processar o fato, sua queda durante a temporada inevitavelmente acontece. É o tipo de coisa que a série não tem medo de mostrar e que torna ela incrivelmente relevante.

O núcleo principal segue os dilemas apresentados na temporada anterior, mas agora alguns fatores perturbam ainda mais a vida dos protagonistas. Uma histeria coletiva a respeito de uma IST leva Jean a ser colocada como avaliadora do currículo de educação sexual da escola ao mesmo tempo que invariavelmente a coloca ainda mais contra Otis (e sua clínica clandestina). A expulsão de Maeve é rapidamente resolvida para que o novo foco dela nessa temporada seja ter que lidar com o drama familiar ao mesmo tempo que tenta se resolver sobre seus sentimentos em relação ao Otis. Já Eric enfrenta dilemas do coração quando se vê preso em um triangulo amoroso.

Dramas juvenis foram retratados como comédia pastelão por muito tempo. Sex Education em partes é uma série de comédia e um romance, mas também é muito mais que isso, a forma como não tem medo de abordar alguns temas e porque não seu cunho “explicativo” fazem dela uma serie muito importante. Algumas series ou deixam muito para a comédia ou então dramatizam demais a adolescência, fazendo com que nós que já passamos por esta fase nos tornemos um tanto quanto incrédulos quanto ao que os jovens possam passar. Entretanto, ao encontrar um bom tom para certas coisas, os roteiristas tornam a série palpável não apenas para os jovens, mas também apresenta dramas que diversos adultos possam vir a enfrentar.

No geral, o tom dessa temporada deixou de lado a comédia mais carregada da primeira temporada. Se o seu foco é apenas o romance, sinto lhe informar que isso ainda é um dos grandes pecados da série, colocando obstáculos no caminho. Este é para mim o principal ponto negativo da série: se pendurar no clichê do “eles vão, eles não vão” quando na realidade eles já provaram que a série tem combustível para se manter muito além disso.

 

Avaliação: Ótimo!

 

Trailer

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon