Em 2015 Laudo Ferreira e Alexandre Santos lançaram a HQ Questão de Karma. O Quadrinho Brasileiro possui poucas páginas, apenas 23, mas conta uma história poderosa com um final que deixa o leitor pensativo durante algum tempo. O tipo de conto que acaba conquistando e realmente marca. 

Questão de Karma de Laudo Ferreira e Alexandre Santos acompanha a história do azarado Carmo que estava prestes a se matar a ter um dos piores dias que alguém pode ter – a sucessão de eventos ruins é realmente poderosa na HQ. O rapaz é impedido de cometer suicídio por um psicólogo que decide ajudá-lo a se reerguer.

.

Questão de Karma

Carmo tenta se matar em uma das cenas de abertura de Questão de Karma de Laudo Ferreira e Alexandre Santos

.

A Trama de Questão de Karma de Laudo Ferreira e Alexandre Santos

.
A partir do momento que Carmo conhece o psicólogo, começa uma trama que leva o leitor a olhar os eventos que fizeram daquele dia o pior da vida do suicida ao mesmo tempo que mostra o esforço do médico em fazer o “paciente se reerguer”. E o dia de Carmo teve de tudo: de acusações no trabalho à problemas conjugais – nada estava a salvo no pior dia da vida de Carmo.

Nas primeiras páginas da HQ eu tive a sensação de saber para onde Questão de Karma de Laudo Ferreira e Alexandre Santos estava indo e imaginava um desfecho e uma trama similar ao que vimos em filmes como “The Sunset Limited” (2011) – que traz em sua trama justamente um psicólogo que tenta impedir um suicida. Laudo, no entanto, surpreende e começa a dar contornos completamente diferentes a trama tornando a mesma mais ativa e psicólogo mais enérgico. E começamos a ver o médico tentando consertar tudo para o paciente.

.

Questão de Karma

Psicólogo tenta consertar a vida de um suicida em Questão de Karma de Laudo Ferreira e Alexandre Santos

.
A trama, após se tornar mais ativa, ainda tinha mais surpresas para entregar antes de seu desfecho. É novidade vermos tantas reviravoltas em uma HQ? Claro que não, mas lembre que essa é uma HQ de 23 páginas que tem mudanças de rumo bruscas sem ser forçada ou se tornar “prepotente” nem nada do gênero – e isso sim é o surpreendente. 

Questão de Karma de Laudo Ferreira e Alexandre Santos debate temas como culpa e religião de uma forma inusitada que deixa o leitor pensativo com uma trama que é um verdadeiro “soco no estômago”. Cada escolha de Carmo tem uma consequência na HQ que é uma leitura rápida mas relevante – do tipo que nós leitores eventualmente precisamos. Uma excelente pedida!

.

Questão de Karma

Carmo visita a igreja em uma das páginas finais da HQ  Questão de Karma de Laudo Ferreira e Alexandre Santos

.
Quer conhecer mais HQ´s Brasileiras? Confira nossa coluna HQ´s Brasileiras e conheça os quadrinhos nacionais!

Quer adquirir seu exemplar de Questão de Karma? Conheça a loja QuadrinhosBrasileiros.com.br e aproveite!

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!