por Breno Raphael

Power Rangers é uma adaptação norte-americana dos seriados da franquia japonesa Super Sentai (feitos no Japão pela Toei Company). A  Saban, distribuidora dos Estados Unidos, comprou os direitos e em 1993, lançou “Mighty Morphin Power Rangers”, que conquistou um enorme sucesso no Ocidente e virou um ícone da cultura pop.

Mais de 25 anos depois, Power Rangers ainda tem uma base consolidada de fãs, de todas as idades.  Com tanto tempo, Power Rangers mudou de dono algumas vezes, o que fez com que os fãs dividissem a franquia por fases:  a Era Saban, a Era Disney, a Era New Saban , e agora, recentemente, surgiu a Era Hasbro.

Na primeira parte do Especial aqui do Ultimato do Bacon, vamos falar sobre a mais nostálgica, e considerada por muitos (principalmente os fãs mais antigos)  a melhor das fases, a Era Saban.

Mighty Morphin Power Rangers – Temporada 1

(Série Original: Zyuranger – Toei Company, 1992)

Power Rangers Especial : Parte 1 1

A história de Power Rangers começa quando Rita Repulsa escapa de sua prisão e decide dominar a Terra. Com isso, o mago Zordon, que prendeu Rita dez mil anos antes, decide escolher um grupo de jovens para defender a terra de Rita e seus monstros. Jason , Kimberly, Trini, Zach e Billy, são os 5 escolhidos para se tornarem os Power Rangers.  Com moedas do poder, esses jovens podem se transformar e ganham poderes especiais, além do controle de armas e Zords, robôs gigantes que quando se unem formam o Megazord. 

Muitas cenas originais japonesas,  principalmente cenas dos vilões e as lutas entre monstros e os zords, foram mantidas.  A série tem uma das aberturas mais marcantes de toda a cultura pop, e traz personagens de apoio emblemáticos e muito queridos, como o assistente de Zordon , Alpha 5 , e os atrapalhados Bulk e Skull.

No Brasil , a série chegou em 1993 e começou a passar na Fox Kids. Logo depois, foi pra Rede Globo, e foi exibida no programa Tv Colosso, nas manhãs da emissora.

Mighty Morphin Power Rangers – Temporada 2

Power Rangers Especial : Parte 1 2

Continuação direta da temporada anterior, a temporada começa com Lord Zedd chegando no Palácio da Lua, bastante irritado com Rita, que vem tendo derrotas seguidas para um grupo de jovens. Como punição, ele coloca Rita, encolhida, dentro do Lixo Espacial e começa a atacar a Terra.  Nesta temporada, Zordon dá a Tommy, um antigo inimigo dos rangers, o poder do ranger branco.

Também nesta temporada, acontece a primeira troca entre rangers. Jason, Zack e Trini são selecionados para uma Conferencia na Suiça, e transferem seus poderes para Rock, Aisha e Adam. No final, Rita consegue por um plano em prática, fica jovem novamente, e consegue se casar com Lord Zedd, que está sob efeito de uma poção do amor.

Mighty Morphin Power Rangers – Temporada 3

Power Rangers Especial : Parte 1 3

Na Terceira temporada, os rangers ganham os poderes Ninjas, com novos zords, inclusive. Os rangers continuam sua luta contra Rita e Lord Zedd. Kimberly terá que ir embora para um campeonato de ginástica e passa seus poderes para Katherine, ou “Kat” como é conhecida.  Em uma reviravolta emocionante, o pai de Rita, Dom Ritão, furioso com as falhas da filha , promete acabar de uma vez por todas com os Rangers. Ele muda o curso do planeta e com isso, transforma os rangers em crianças. 

Mighty Morphin Alien Rangers – Temporada 3.5

(Série Original: Ninja Sentai  Kakuranger – Toei Company, 1994)

Power Rangers Especial : Parte 1 4

Tendo apenas 10 capitulos,  Alien Rangers serve para marcar o fim de Mighty Morphin, e dar inicio a Power Rangers Zeo.  É uma temporada apenas de transição, por isso, os fãs não consideram ela como uma quarta temporada.  Os rangers, em forma de criança, partem atrás dos cristais Zeo para tentar consertar o que aconteceu.  Billy , o ranger azul, é o único que consegue voltar a sua forma adulta, então , os cinco rangers se separam em diferentes partes do mundo para procurar pedaços do cristão zeo. Enquanto isso, Zordon convoca os rangers Aquitarianos para proteger a Terra enquanto os cinco rangers da terra estão ocupados. Durante a procura, Aisha decide ficar na África para dedicar sua vida a cuidar de animais e manda Tanya, para ficar no seu lugar. Os cristais Zeo são encontrados e, durante um ataque, os cristais zeo transformam os jovens nos novos Power Rangers Zeo .

No Brasil, a série foi exibida no Angel Mix, da Globo , em 1997.

Power Rangers:  Zeo

(Série Original: Choriki Sentai OhRanger – Toei Company 1995)

Power Rangers Especial : Parte 1 5

Zeo tem inicio logo após Alien Rangers. A temporada é marcada pela primeira troca de uniformes de todos os protagonistas. Como só existiam 5 cristais Zeo, Billy entrega seu cristal para Tanya e vira um ajudante dos Rangers, ao lado de Zordon e Alpha. Os rangers nesta fase lutam contra o Império das Máquinas liderados pelo Rei Mondo. Também nesta fase, os rangers recebem a ajuda de Jason, o primeiro ranger vemelho, que herda os poderes de Trey, um ranger dourado do planeta Triforia, até o final da temporada. Curiosamente, o Império das Máquinas não foi destruído pelos rangers, e sim por um dos vilões dos heróis, o Lord Zedd, que furioso com o fato do Rei Mondo ter destruído seu palácio, envia uma bomba que faz com que o império seja destruído.

No Brasil, a série foi exibida no Angel Mix, da Globo , em 1997.

Power Rangers: Turbo

(Série Original: Gekisou Sentai Carranger– Toei Company, 1996)

Power Rangers Especial : Parte 1 6

Continuação direta do segundo filme da franquia, de mesmo nome, os rangers ganham um novo integrante, Justin, que substitui Rock após ele se machucar em um torneio de artes marciais. A ameaça dos rangers é a vilã Divatox. Nesta temporada, Zordon e Alpha-5 retornam ao seu planeta de origem, Eltar, e os rangers ficam com o auxilio de Dimitria, a irmã gêmea de Divatox, e Alpha-6. Quando os inimigos armam um plano para acabar com os rangers, surgem TJ, Carlos, Cassie e Ashley. Com isso, chega a hora de mais uma vez os rangers passarem seus poderes para outros humanos. Essa temporada marca a despedida de Jason David Frank, o Tommy, presente desde o primeiro ano na série. No final, os Zords e a camâra do poder são destruídos, e os Power Rangers decidem ir procurar Zordon, porém o Planeta Eltar também está sob o ataque do Espectro Negro. Justin fica na Terra e os outros quatro partem para a procura em uma astronave.

No Brasil, a série foi exibida no Angel Mix, da Globo , em 1998.

Power Rangers: No espaço

(Série Original: Denji Sentai Megaranger  – Toei Company, 1997)

Power Rangers Especial : Parte 1 7

“No espaço” termina todo o ciclo iniciado lá atrás em Mighty Morphin. Os rangers TJ, Ashley, Carlos e Cassie partem pro espaço pra encontrar Zordon. No planeta Cimeriano, Especto Negro, a essa altura, comemora a conquista de Eltar com vários vilões da série, como Divatox, Rita Repulsa e Lor Zedd. Durante a festa, Andros, o ranger vermelho do espaço, atrapalha os festejos. Com isso, Especto Negro ordena que sua discípula Astronema, que na verdade é a irmã de Andros, Karone, enfeitiçada pelo vilão, acabe com o ranger. Depois de encontrar os outros 4 rangers, e até desconfiar deles, Andros, depois de um ataque de Astronema, e vendo o valor dos heróis, os presenteia com os Astro morfadores, que os transforma nos power rangers do espaço. É nesta temporada que tem o famoso crossover com as Tartarugas Ninjas, e a chegada dos Psycho Rangers, um dos inimigos mais queridos entre os fãs. No final, Espectro Negro é traído por um de seus “amigos” e explode no espaço. Astronema assume o controle com isso. Enquanto rola uma batalha épica dos outros 4 rangers, Andros consegue se infiltrar na forteleza inimiga e encontra Zordon, que o pede para que ele o destrua e faça com que sua energia purifique a galáxia. Relutante com a missão, mas sem ter o que fazer, Andros explode Zordon e sua capsula. Com isso, a energia purifica a galáxia, inclusive os vilões e Astronema volta a ser Karone. 

No Brasil, a série foi exibida no Angel Mix, da Globo , em 1999.

Power Rangers: Na Galáxia Perdida

(Série Original: Seijuu Sentai Gingaman– Toei Company,  1998)

Power Rangers Especial : Parte 1 8

Esta temporada se passa um ano após os acontecimentos de “No espaço”. Scorpius, invade o planeta Mirinoi para roubar umas relíquias lendárias chamadas Sabres Quasar, que só podem ser retirados de suas pedras pelos escolhidos. Maya, uma nativa desse planeta, parte em um portal dimensional para pedir ajudar e é vista por Kendrix, Kai e Mike. Juntamente com Damon e Leo, eles dirigem-se para Mirinoi. Durante uma batalha, Mike dá a sua vida para salvar seus amigos e antes de sei fim, entrega seu Sabe Quasar Vermelho para Leo.  Damon, Kai , Maya e Kendrix também se tornam rangers. A ameaça da temporada é Trakeena, filha de Scorpius. Esta temporada tem o primeiro crossover com a temporada anterior de Power Rangers. Também na temporada, Kendrix a ranger rosa, morre em combate com a Psycho ranger rosa. Isso ocorreu devido ao estado de saúde da atriz que teve que sair da série para tratar de uma Leucemia. Karone, da série anterior, encontra o sabre Quasar Rosa e se torna a nova ranger. No fim, os heróis derrotam Trakeena, em uma batalha épica, com direito a capacete quebrado de Leo (uma das cenas mais icônicas de toda a série) e mutações da vilã, e os rangers devolvem os sabres à sagrada pedra.

No Brasil, a série foi exibida no Bambuluá, da Globo , em 2001.

Power Rangers : O resgate

(Série Original: Kyukyu Sentai GoGo Five – Toei Company, 1999)

Power Rangers Especial : Parte 1 9

Essa temporada se passa na fictícia cidade de Mariner Bay, erguida sobre a tumba de antigos demônios que acabam revividos por alguns exploradores. Esses demônios são liderados por Diabólico. Então, o Núcleo de Defesa Lightspeed escolhe quatro civis para defender a cidade e se tornarem Power Rangers. São eles: Carter, um bombeiro, Chad, um salva vidas e treinador de animais aquáticos, Joel, piloto de acrobacias áereas, e Kelsey, especialista nos esportes mais radicais. Além deles, a filha do Capitão, Dana, uma enfermeira e praticante de artes marciais também se torna uma ranger. Nesta temporada, pela primeira vez, a identidade dos rangers é conhecida por todos. Também, foi a primeira vez que um héroi ranger foi criado exclusivamente na série americana, o ranger Titanium. No final, Diabolico destrói os zords e a Aquabase, mas os heróis conseguem mesmo assim entrar  na Caverna da Caveiras e aprisionam todos os demônios de volta as suas tumbas.

No Brasil, a série foi exibida na Tv Globinho, da Globo , em 2002.

Power Rangers: Força do Tempo

(Série Original: Mirai Sentai Timeranger– Toei Company, 2000)

Power Rangers Especial : Parte 1 10

Essa série tem inicio no ano 3000, onde á humanidade tem uma organização chamada “Força do Tempo” que conseguiu prender todos os criminosos da galáxia, menos um, Ransik, que foge para o ano de 2001. Na fuga, Alex, o ranger vermelho, é assassinado, e os outros quatro rangers, perseguem o vilão para o passado, com a liderança de Jen, ranger rosa e noiva de Alex. Lá, eles conhecem Wes, uma espécie de ancestral de Alex, que se torna o novo ranger vermelho. Após várias reviravoltas na trama, que incluem um personagem importante retornando e escolhas decisivas que os quatro rangers do futuro fazem, chega a luta decisiva, onde Ransik tenta matar Jen, e atinge sua filha, o que faz com que ele caia em si dos atos horríveis que vem fazendo e se entrega. Com a missão cumprida, os rangers voltam para o futuro. Essa é uma das séries mais querida entre os fãs.

No Brasil, a série foi exibida na Tv Globinho, da Globo , em 2003

Power Rangers Força do Tempo marca o fim da primeira fase da franquia, a Era Saban.

Logo após, vem Força Animal, que comemora os dez anos da série e foi a primeira temporada produzida pela Disney.

A Era Disney é o tema da nossa Parte 2, que você vai ver aqui no Ultimato do Bacon, em breve.

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: