Por João Maia

Detetive Pikachu estabelece um universo compartilhado, mas talvez não o que as pessoas estavam esperando. Hoje em dia, ainda que universos compartilhados estejam aí há décadas, a fórmula ideal para lançar uma franquia consistindo em múltiplas propriedades é a desenvolvida pela Marvel Studios para o Universo Cinematográfico da Marvel. Começando com Homem de Ferro em 2008, o UCM cresceu rapidamente para incorporar dúzias de personagens de todo a Marvel Comics.

Outros estúdios tentaram criar seu próprio universo compartilhado ao longo dos anos (o Universo Estendido da DC Comics, o Monsterverse da Legendary, o Universo Sombrio da Universal), mas Detetive Pikachu está fazendo algo diferente. Não há um equivalente Pokémon de Nick Fury recrutando o Pikachu para uma iniciativa nova, ao invés disso, o primeiro filme em live-action de Pokémon foca na construção de um mundo.

 

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 1

Detetive Pikachu tem o mesmo enfoque que Homem de Ferro, concentrando na história principal – neste caso, Tim Goodman e seu Pikachu investigador – ao mesmo tempo em que deixa migalhas para um universo Pokémon maior e deixando o gancho para sequencias e spin-offs de Detetive Pikachu. Seria fácil para o filme incluir referencias a Ash Ketchum ou Red, mas a história foca em Tim e sua jornada através do filme. Entretanto, Detetive Pikachu da dicas de que há coisas maiores vindo.

 

Existe um mundo Pokémon vivo & as regras de Ryme City

 

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 2

 

A maior parte de Detetive Pikachu se passa em Ryme City, que segue regras diferentes de outras localizações na série Pokémon. Em Ryme City, uma pessoa só pode ter um único parceiro Pokémon, além de haver uma proibição de pokébolas e batalhas Pokémon serem ilegais. As estranhas regras de Ryme City foram provavelmente incluídas para conveniência cinemática, uma vez que o elenco não precisaria ter seis Pokémon para chamar por ajuda.

O escopo menor de Detetive Pikachu é uma excelente maneira de apresentar uma nova audiência para a série sem incomodá-los com as regras que compõe outras partes da franquia Pokémon, o que quer dizer que os detalhes das batalhas podem ser deixados para outros filmes. Detetive Pikachu consegue apresentar o básico do cenário sem precisar explicar os detalhes de uma jornada para derrotar os oito líderes de ginásio, a elite quatro e o campeão.

Há cenas que se passam nas matas fora de Ryme City também, mostrando Pokémon em seu habitat natural e da a impressão de que há muito mais para o cenário do que os olhos podem ver. Detetive Pikachu dá um gosto de que há um mundo Pokémon maior além da cidade sem mostrar um treinador saindo em jornada. O publico recebe apenas um gostinho do que seria um filme Pokémon convencional.

 

A existência de Mew e Arceus é confirmada

 

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 3

 

Detetive Pikachu é basicamente uma história de crime que envolve Pokémon. A história de Tim Goodman procurando por seu pai e como isso se conecta a um laboratório onde são realizados experimentos com Pokémon é o plot principal do filme. A mitologia dos jogos Pokémon envolve criaturas incrivelmente poderosas e assustadoras, algumas das quais são literalmente deuses. Detetive Pikachu não explora a mitologia de Pokémon em grande detalhe, mas há algumas pequenas dicas que podem levar a histórias de nível cósmico no futuro.

Arceus, Dialga e Palkia podem ser os três Pokémon lendário mais poderosos na série, com relação a seu papel na mitologia, uma vez que Arceus é o criador do universo e Dialga e Palkia comandam o tempo e o espaço. O fato de que eles foram referenciados em Detetive Pikachu, enquanto a maioria dos Pokémon lendário foram ignorados, podem indicar grandes coisas no futuro.

 

Mewtwo e a região de Kanto

 

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 4

 

Mewtwo aparece brevemente no trailer de Detetive Pikachu, mas ele tem um papel muito maior no filme do que se esperava. Foi estabelecido em diálogos no filme que o Mewtwo é originalmente da região de Kanto e foi trazido para Ryme City. As origens de Mewtwo são apenas mencionadas em Detetive Pikachu, e seu papel proeminente no filme pode ser parte de uma tentativa de um futuro filme sobre a origem de Mewtwo ou talvez um filme de Pokémon Red & Blue.

Os criadores de Detetive Pikachu poderiam ter ligado a origem de Mewtwo com o plot, mas os detalhes de seu passado foram deixados em aberto. O diretor Rob Letterman disse em entrevista que a linha do tempo de Detetive não foi considerada ainda em como ela se encaixa com as outras mídias de Pokémon. E possível que a história de Mewtwo tenha sido deixado vaga em favor de retomá-la em outros filmes. Se a origem de Mewtwo for explorada, então muito provavelmente isso irá envolver um filme na região de Kanto.

Um dos principais aspectos da franquia Pokémon que ficou fora de Detetive Pikachu foi uma gangue criminosa. Os fãs podem ter esperado uma aparição de alguma das “equipes” dos jogos, mas eles estavam todos ausentes do filme. Há apenas um vislumbre de que uma organização criminosa está presente no mundo de Detetive Pikachu, e se relaciona com uma droga que aparece na história. Em Detetive Pikachu, há uma substância gasosa que deixa os Pokémon raivosos que depois se descobre ser chamada de “R”.

A única forma de conseguir R é extraindo do corpo de Mewtwo. O fato de que a droga e chamada de R sugere o envolvimento da Equipe Rocket, cujos membros usam um R em seus uniformes. Criar uma droga que fazem os Pokémon perder o controle é o tipo de esquema que a Equipe Rocket se envolveria e eles tem uma longa história com o Mewtwo. A Equipe Rocket não estava em Detetive Pikachu, mas é possível que eles estivessem envolvidos na criação e distribuição de R e sua revelação poderia ter sido guardada para uma sequência de Detetive Pikachu.

 

A continuação de Detetive Pikachu e o possível filme de Pokémon Red & Blue

 

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 5

 

A história de Detetive Pikachu vai ser continuada, uma vez que uma continuação já recebeu sinal verde na Legendary Pictures. Entretanto, a sequência de Detetive Pikachu pode não ser o único filme Pokémon em desenvolvimento, uma vez que existem rumores de que uma versão live action de Pokémon Red & Blue está em desenvolvimento. As referencias a região de Kanto e o grande papel de Mewtwo em Detetive Pikachu podem estar apontando nessa direção. O sucesso inicial de Pokémon GO mostrou o apreço que os fãs ainda têm pelos 151 Pokémon originais, então faria sentido que a história da jornada de Red servisse de premissa para um futuro filme de Pokémon.

Detetive Pikachu se arriscou bastante em relação a sua premissa e como ele mudou as regras de como Pokémon funcionam, o fato de que um dos personagens principais era um Pikachu engraçadinho dublado por Ryan Reynolds é a prova de quanto não-convencional o filme é pelos padrões da franquia, entretanto valeu a pena, com os críticos considerando Detetive Pikachu o filme que quebrou a maldição dos filmes de vídeo game.

Teria feito sentido começar a franquia live action de Pokémon com uma adaptação dos jogos Red & Blue, mas Detetive Pikachu testou a agua com um conceito que muitos fãs não estavam esperando, ao mesmo tempo que apresentava o mundo Pokémon para uma audiência nova de uma forma familiar (uma historia de crime), ao invés de ir direto para a premissa dos vídeo games. Detetive Pikachu provou que um filme live action pode funcionar e abriu o caminho para um retorno para a região de Kanto.

 

Você quer ser um mestre Pokémon?

 

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 6

 

Diversos Pokémon fizeram uma participação em Detetive Pikachu. É claro que foram apenas uma pequena parcela dos mais de 800 monstrinhos atuais, e nem mesmo uma aparição de todos os 151 originais, com Pokémon de quase todas as gerações fazendo uma pontinha. Você conseguiu identificar todos eles no filme? Confira aqui uma breve lista de monstrinhos que fizeram sua estreia nas telas de cinema.

Vamos começar com os mais fáceis: os protagonistas/antagonistas e aqueles que tiveram uma aparição um pouco mais relevante.

 

Pikachu: nosso amado e querido herói, com seu chapéu de detetive, pronto para resolver crimes e tomar um café.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 7

 

Psyduck: o parceiro da Lucy que sofre de dores de cabeça explosivas. Terá sido essa uma homenagem a Misty e seu Psyduck do anime original?

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 8

 

Mewtwo: um Pokémon criado em laboratório utilizando o DNA do lendário Mew. Fugiu da região de Kanto 20 anos atrás (curiosamente, 1999 foi o ano de lançamento do primeiro filme de Pokémon nos EUA, através do licenciamento da Warner Bros).

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 9

 

Snubbull: o ranzinza Pokémon do Detetive Hideo Yoshida.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 10

 

Aipom: um Pokémon macaco que vive em número considerável próximo ao apartamento de Harry e que atacam Tim quando ele acidentalmente os infecta com R.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 11

 

Mr. Mime: um dos informantes de Harry, submetido a um duro interrogatório por Tim e Pikachu.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 12

 

Ditto: um Pokémon que pode se transformar em outros Pokémon e até mesmo humanos.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 13

 

Charizard: o parceiro de batalhas ilegais de Sebastian e antigo rival de Harry e Pikachu.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 14

 

Cubone: o Pokémon solitário que Tim tenta capturar no começo do filme.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 15

 

Greninja: alterados para terem força aumentada, criados pela Dra. Laurent para servirem como seguranças.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 16

 

Torterra: Pokémon do tipo grama/terra cuja manipulação da mão da Dra. Laurent causou um crescimento massivo.

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 17

 

Além destes, diversos outros Pokémon fazem aparições ao longo do filme, sejam ao lado de seus parceiros ou então soltos pela cidade e na floresta próxima.

  • Arcanine
  • Audino
  • Blastoise
  • Bouffalant
  • Braviary
  • Bulbasaur

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 18

  • Charmander

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 19

  • Comfey
  • Dodrio
  • Doduo
  • Emolga
  • Flabébé
  • Flareon
  • Gengar
  • Golurk
  • Growlithe
  • Gyarados
  • Jigglypuff

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 20

  • Joltik
  • Krabby
  • Lickitung
  • Loudred
  • Ludicolo
  • Machamp
  • Machoke
  • Magikarp

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 21

  • Morelull
  • Octillery
  • Pancham

Pokémon: Detetive Pikachu - Teremos um Universo Compartilhado? 22

  • Pangoro
  • Pidgeot
  • Purrloin
  • Rattata
  • Rufflet
  • Slaking
  • Snorlax
  • Spearow
  • Squirtle
  • Treecko
  • Venusaur
  • Weavile
  • Wurmple

 

Além desses Pokémon, muitos outros aparecem em cartazes, placas, camisetas, além das já muito comentadas estátuas de Arceus, Dialga e Palkia no escritório de Howard Clifford.

E aí colegas treinadores, perceberam mais algum Pokémon que deixamos passar? Afinal, como o próprio Pikachu canta, é preciso pegar todos!

Fiquem ligados no Ultimato do Bacon!

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon