Ultimato do Bacon

Planeta Lázaro – O Ultimato

Em 21 de Jun de 2023 4 minutos de leitura
Planeta Lázaro (1)

Com todos os diversos acontecimentos que abalam o universo DC, pode parecer irônico que uma simples tempestade ameace destruir o planeta inteiro. Mas acontece que não é apenas água que cai do céu em Planeta Lázaro e a vida de alguns personagens está prestes a mudar para sempre.

Aviso: atenção leitor casual, ainda que a Panini tenha optado por reunir todos os tie-ins do evento em um único encadernado, Planeta Lázaro é uma consequência direta dos acontecimentos vistos em [LINK]Batman vs Robin #1-4 de Mark Waid, e a conclusão do arco está presente na edição #5, então evite esse texto caso não queira spoilers.

Planeta Lázaro é um evento crossover da DC escrito por diversos autores. Mark Waid ficou responsável pelas edições Alfa e Ômega que mostra o início e final do evento, enquanto diversos times de escritores, uma vez que cada uma das edições reúne histórias de mais de uma história. Aqui no Brasil, a Panini reuniu todos em um único encadernado.

Índice

Qual é a trama de Planeta Lázaro

Ao fim de Batman vs Robin #4, a batalha entre o Homem Morcego e Nezha chegou ao ponto crucial e foi interrompida pela chegada do Rei Touro Flamejante. O fino equilíbrio da magia do Universo DC que já estava à beira do colapso chegou ao limite e literalmente explodiu, com o vulcão da Ilha Lázaro lançando as águas sobrecarregadas de magia na atmosfera e causando uma chuva torrencial por todo o planeta espalhando o caos.

Com Batman fora de combate, cabe ao jovem Damian assumir a liderança da situação e manejar os heróis para conter a crise que se inicia, uma vez que a Liga da Justiça se encontra efetivamente desativada após os cataclísmicos eventos de [LINK]Crise Sombria. Com grandes nomes da editora lidando com as consequências globais da chuva de energia mágica, Damian tem a sua disposição apenas os poucos heróis de plantão no Hall da Justiça para poder lidar com a ameaça representada por pai e filho demônio.

Waid segue lidando com o plot do demônio Nezha, uma vez que seu filho Rei Touro Flamejante agora na terra pretende reunir a energia mágica para si, e o próprio Nezha ainda que enfraquecido segue a solta. Para isso, Damian envia times para tentar encontrar o vilão que começou tudo e um para tentar encontrar uma solução para chuva magica que ameaça subverter até as leis da física.

Eis aqui o diferencial desse evento: ainda que hajam dois demônios a solta, o verdadeiro problema para os heróis é a tempestade mágica. Como eu disse, é mencionado na própria HQ que a magia ameaça reescrever as leis da física. Ou seja, nenhum dos heróis está no topo de seu jogo. E é com isso que os demais títulos lidam, com as mudanças causadas sejam nos heróis sejam nos vilões, e algumas delas aparentemente vieram para ficar, além de apresentar novos personagens que supostamente farão parte do grande esquema das coisas aqui em diante.

Quais os demais títulos presentes em Planeta Lázaro

O primeiro deles é Lendas Renascidas. Há uma história mostrando Renee Montoya vestindo o manto do Questão para investigar um assassino. Raven se deparando com indivíduos que se apresentam como filhos de Trigon; Asa Noturna se depara com um rapaz com poderes um tanto quanto peculiares e Ronnie Raymond encontra um problema na matriz do Nuclear e precisa encontrar uma nova metade.

Em Próxima Evolução, o Capuz Vermelho se depara com um novo grupo de vigilantes; Mortícia atende a um “chamado”; Amanda Waller se reúne com um alguém misterioso e a Canário Vermelho tenta ajudar como pode.

Em Destino Sombrio, a Caçadora investiga a queda das comunicações na Torre Arkham; a Patrulha do Destino enfrenta um misterioso fungo; Avery Ho chega para salvar o dia e percebe que foi lenta demais (vocês vão entender essa quando lerem); e Cassandra Cain acaba caindo no meio de uma aventura que vai levá-la muito além do mundo mortal.

Em Assalto a Krypton, vemos como uma chuva mágica pode colocar de pernas para o ar a Superfamília, afinal, se uma das maiores fraquezas do Superman é a magia, o que acontece quando esta força primordial sai do controle? A Sonhadora percebe que o futuro se tornou obscuro enquanto Jon Kent, Mercy Graves e a Poderosa estão prestes e receber um inesperado power-up.

Por fim, em Já Fomos Deuses, os autores nos mostram o que acontece com os deuses quando alguém brinca com os limites da magia. Aquaman descobre que as criaturas do fosso passaram por uma transformação intrigante. J’onn J’onzz lida com suas próprias observações a respeito da condição humana, narrando um acontecimento que ele testemunhou durante as chuvas.

A Mulher Maravilha e as amazonas se encontram em uma situação precária ao perceber que os deuses têm planos nada amistosos para a humanidade e Mary Marvel procura uma maneira de reverter os acontecimentos vistos recentemente no título de Shazam.

Esse último título da origem a uma minissérie própria: Planeta Lázaro – Vingança dos Deuses, com o crossover entre Mulher Maravilha e Shazam. Mas isso é assunto para outro momento.

Planeta Lázaro (1)

Vale a pena ler Planeta Lázaro?

Diferentemente de outros grandes eventos de escala global como a recente Crise Sombria das Infinitas Terras ou Death Metal, Planeta Lázaro ainda parece estar bem contido. Mesmo a quantidade de tie-ins é limitada e traz poucas repercussões para a editora como um todo, focando em um pequeno grupo de heróis e vilões.

Mesmo assim, o grande ponto alto são as edições Alfa e Ômega de Waid que servem ainda como parte de Batman vs Robin por explorar a evolução do mais jovem dos garotos prodígio. As demais edições, ainda que tragam desdobramentos interessantes, parecem um grande compilado de previews para os títulos que serão lançados ou mudanças que serão incorporadas em alguns já existentes.

No fim, mesmo com um nome como Mark Waid no comando do evento, ele parece pálido em comparação com outras obras do autor, como por exemplo o próprio Batman vs Robin. Quanto aos demais, ainda que sejam apenas previews glorificados, eles podem afetar a experiência de leitura de outros títulos da nova leva do “Amanhecer da DC”.

Avaliação: Regular!

Compre Planeta Lázaro clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: João Pedro Maia – JP
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

Se inscreva no canal do Ultimato do Bacon no YouTube clicando aqui!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade