Ultimato do Bacon

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto

Em 27 de Jun de 2022 4 minutos de leitura
Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (5)

Ganhador de vários prêmios, incluindo os importantes Shogakukan Manga Award , o Tezuka Osamu Cultural Prize e o Eisner Award, Taiyo Matsumoto deixou de lado o sonho de jogar futebol pela carreira artística. Emplacando belos mangás nos anos 90, o mangaká começou a se destacar pela sua arte surrealista, e por vezes, nada convencional, atrelado a uma narrativa poderosa em diversos temas variados: ora contando histórias de ficção científica de grandes proporções, ora tratando de esportes, e temas do cotidiano, por exemplo.

Nossa lista de Melhores Mangás de Taiyo Matsumoto visa trazer algumas obras incríveis que foram lançadas no Brasil, e outras que ainda são inéditas, mas que torcemos muito que sejam publicadas aqui no país, que mostram o porquê do mangaká ser um dos principais destaques da indústria há já muito tempo.

Índice

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto

Sunny

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (6)

Ganhador do Prêmio Shogakukan, nomeado ao Angoulême, e tendo recebido um Prêmio de Excelência no Japan Media Arts Festival, Sunny retrata a vida de um grupo de crianças abandonadas que moram em um orfanato. 

Os personagens desta história sonham e dão asas à sua imaginação dentro de um velho carro cor de mostarda, a que dão o nome de Sunny. O mangaká emociona ao mostrar o dia-a-dia dessa crianças, e o leitor logo está totalmente imerso em suas histórias. Com uma sensibilidade ímpar, Taiyo Matsumoto expõe o contraste entre o sonho, otimismo e os desejos inocentes das crianças, com a dura realidade em que estão inseridas.

A editora Devir já publicou a obra aqui no Brasil.

Ping Pong

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (1)

Ping Pong ganhou fôlego em 2014, 12 anos após o término do mangá,  quando seu anime foi produzido e fez um sucesso surpreendente. Ganhou o Grande Prêmio de Animação de Televisão do Ano no Tokyo Anime Awards Festival, foi nomeado pela Polygon como um dos melhores animes da década de 2010 e a Crunchyroll o listou em seu “Top 25 melhores animes da década de 2010”.

Na trama, conhecemos Smile e Peko, dois amigos de infância que frequentam o mesmo colégio e estão inscritos no clube de pingue-pongue. Muito diferente em caráter, Smile vive há muito tempo na sombra de Peko, que tem sucesso em praticamente tudo que faz.

Até o dia em que o treinador da equipe de pingue-pongue viu habilidades excepcionais em Smile e deu a ele um treinamento especial, ao ponto de ultrapassar Peko na categoria. Agora,  Peko também encontra um treinador que o atualiza e logo a mesa de pingue-pongue vira um verdadeiro campo de batalha dos dois.

A Editora JBC já publicou a obra aqui no Brasil

Tekkon Kinkreet

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (7)

Ganhador do Prêmio Eisner de “Melhor Edição Internacional – Japão” em 2008 e um dos hits do autor , Tekkon Kinkreet (também conhecido como “Preto e Branco”) conta a história de Kuro e Shiro , dois órfãos que lutam para sobreviver na cidade fictícia de Takaramachi (Cidade do Tesouro). 

Com um enredo por vezes agoniante, e acompanhando os dois personagens “se virando como podem” no ambiente hostil e sombrio da cidade, Matsumoto nos brinda com um desenho rico em detalhes, porém, por vezes um tanto “sujo”, para combinar com o clima do mundo que estamos vendo e de sua própria narrativa.

A editora Devir publicou a obra aqui no Brasil

Gogo Monster

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (2)

Um dos mais respeitados trabalhos do mangaká, “Gogo Monster” foi ganhador do 30º Prêmio da Associação de Cartunistas do Japão, em 2001, e recebeu uma indicação ao Festival Internacional de Angoulème.

Na obra, acompanhamos o garotinho Yuki Tachibana, que curioso e imaginativo, pretende desvendar um “grande segredo” da sua escola – o quarto andar, proibido para alunos de sua idade, além de “ser o lar de criaturas sobrenaturais”.  Com isso, Yuki começa a ser ridicularizado na sua escola por outros alunos que não acreditam nas palavras do menino.

A editora Devir anunciou que vai publicar o mangá aqui no Brasil

Takemitsu Zamurai

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (3)

Escrita por Issei Eifuku e ilustrada por Taiyō Matsumoto, Takemitsu Zamurai conta a história de um ronin chamado Senō Sōichirō, que chega em um pequeno povoado e gera desconfiança e medo nas pessoas.

Mas logo, Senō “baixa sua espada”, começa a ter uma vida pacata e normal, virando até professor das crianças do vilarejo. Até que vários problemas começam a aparecer e essa vida normal é interrompida.

A obra segue inédita no Brasil

Cats of the Louvre

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (4)

Ganhadora do Prêmio Eisner, “Cats of the Louvre” é o mangá de Taiyo Matsumoto que faz parte da coleção do “Museu do Louvre”.

Aqui, o mangaká faz um conto de gatos que habitam o Museu do Louvre. Caindo a noite, e no cenário das galerias escuras do famoso museu, acompanhamos uma família de gatos que vive no sótão e todo um universo testemunhado apenas por ela ganhando vida.

Matsumoto coloca um pequeno mistério no ar de forma competente, e conta uma história estranha e divertida, com gatos ora falantes e antropomorfizados, ora bastante realistas, além de nos proporcionar conhecer algumas obras do museu.

A obra segue inédita aqui no Brasil.

Blue Spring

Os Melhores Mangás De Taiyo Matsumoto (8)

“Blue Spring” é escrito e ilustrado por Taiyo Matsumoto, e é uma antologia. Aqui, em volume único, o mangaká conta várias pequenas histórias, todas girando na fase da juventude, contada através de um grupo de estudantes do ensino médio.

Com os dilemas morais de cada personagem nessa fase da vida sendo retratados, o mangaká trata de descobertas, rebeldia, mudanças, crime, escolhas, e outros temas que passam, ou podem passar, pelas pessoas nesta fase da vida.

A obra segue inédita no Brasil.

Gostou da nossa lista? Sentiu falta de alguma obra? Comente em nossas redes sociais!

E se você quer ver mais mangás marcantes, confira nossa lista de Melhores Mangás Publicados no Brasil!


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Poderoso Thor de Walt Simonson 1

O Poderoso Thor de Walt Simonson – O Ultimato

1 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade