Ultimato do Bacon

Os melhores mangás de Suehiro Maruo

Em 24 de Fev de 2023 4 minutos de leitura

Suehiro Maruo é, para muitos, o mais importante representante do mangá underground em atividade.  Ele era um colaborador frequente da lendária revista underground de mangá Garo, além de ser ilustrador e pintor japonês. Conhecido por “ambientar” seus trabalhos na categoria japonesa de “grotesco erótico” – eroguro,  suas histórias geralmente tem influencias também do surrealismo ou expressionismo alemão.

O mangaká também tem um fascínio por esquisitices humanas, deformidades, e personagens estranhos. Muitos desses personagens figuram com destaque em suas histórias e às vezes são os temas principais de suas ilustrações. Além de já ter ganhado o Tezuka Osamu Cultural Prize New Generation Award, Suehiro Maruo atraiu muita atenção no exterior, especialmente na Europa, onde vem sendo lançado na França, Itália, Espanha e Alemanha.

Na matéria de hoje, vamos indicar alguns mangás que consideramos essenciais, para você conhecer a excelente obra de Suehiro Maruo.

Índice

Os melhores mangás de Suehiro Maruo

Ilha Panorama

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (3)

Um empresário bem sucedido morre repentinamente e Hitomi, um escritor fracassado que tem uma notável semelhança com ele, toma seu lugar, enganando toda a família do falecido. Com a sua herança, Hitomi tenta coroar seu louco projeto utópico: construir um verdadeiro paraíso de excessos, em uma ilha remota que se torna palco de festas decadentes, orgias, atrelada a uma trama secreta.

A obra é uma adaptação para mangá de uma história de Ranpo Edogawa, escritor japonês que teve grande importância no desenvolvimento de histórias de ficção/mistério, e viveu na primeira metade dos anos 1900.

A obra foi indicada ao Will Eisner Comic Industry Awards.

Infelizmente, segue inédita no Brasil. 

A editora Pipoca e Nanquim anunciou o lançamento do Mangá para 2023.

Warau Kyuuketsuki/O Vampiro que Ri

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (2)

Quando um jovem garoto, ressuscitado como um vampiro, comete atos de terrível ferocidade, a cidade em torno dele mostra toda a sua perversão. Os adultos abusam de seu poder e os meninos degeneram e usam todos os meios disponíveis para atingir seu objetivo de dar vazão aos seus baixos instintos.

Quem não consegue entender e se opor está fadado a mudar ou enlouquecer. Então, qual é o verdadeiro horror? O vampiro que mata para se alimentar ou a doença rastejante escondida na sociedade que corrompe lentamente sem ser notada?

No Brasil, a Conrad já publicou a obra.

Imomushi/A Lagarta

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (8)

Outra adaptação de Edogawa Rampo, aqui um conto com o mesmo nome de 1929. Na obra,  conhecemos o assombroso tenente Sunaga, um veterano desfigurado e sem membros da Primeira Guerra Mundial que volta para casa para sua jovem e bela esposa.

Sunaga inicialmente recebe as boas-vindas como um herói, mas é rapidamente esquecido e evitado por causa de seus ferimentos. Incapaz de falar ou cuidar de si mesmo, ele está completamente à mercê de sua esposa enquanto ela começa a odiá-lo e brincar com ele.

Infelizmente, segue inédita no Brasil.

Tsuki-teki Aijin/Lunatic Lovers

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (1)

Uma coleção de contos curtos do autor que revelam o lado sombrio dos seres humanos. Destaque para uma história surreal sobre um menino que escreve canções perturbadoras e que vê os espíritos dos mortos.

Infelizmente, segue inédita no Brasil.

Tomino no Jigoku/Tomino the Damned

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (5)

Um dos seus trabalhos mais recentes, conta a história de um casal de gêmeos, onde o irmão Tomino é mais velho que a irmã. Os gêmeos nasceram com um conjunto de estranhas marcas de nascença. Depois que a mãe os abandona, o pai adotivo os vende para um show de horrores.

Infelizmente, segue inédita no Brasil.

Binzume no Jigoku/The Inferno in Bottles

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (1)

Outra coleção de contos do mangaká, aqui explorando a ideia de “Inferno” em suas mais diversas manifestações. Os únicos sobreviventes de um naufrágio, um irmão e uma irmã acabam em uma ilha isolada; a tentação de Santo Antão é repetida; um massagista cego e avarento esconde sua fortuna de forma estranha; e uma jovem e seu irmão deficiente tentam sobreviver na miséria no Japão pré-guerra.

Quatro contos em vários tons, onde encontramos também o erotismo e o humor ácido, característicos de Maruo.

Infelizmente, segue inédita no Brasil.

Midori: Shoujo Tsubaki

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (4)

A obra narra os sofrimentos da jovem Midori, de apenas 12 anos, no Japão do início do século 20. Após ser abandonada pelo pai e ficar órfã de mãe, Midori é enganada pelo proprietário de um circo de aberrações.

Os integrantes da trupe logo transformam a vida da menina em um  pesadelo, com assédios e crueldades que chocam o leitor. A obra ganhou um anime, também bastante impactante, além de um filme live-action.

Infelizmente, segue inédita no Brasil.

Paranoia Star           

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (7)

Mais uma coletânea de contos de Maruo que, em sua maioria, lidam com estados anormais da mente e são permeados por um surrealismo geral. Como em outros trabalhos, aqui também temos referências à arte e à cultura do Japão e da Alemanha dos anos 1920 e 1930, que inspiraram o estilo artístico do mangaká.

Ero-Goru – O erótico grotesco

Os melhores mangás de Suehiro Maruo (1)

Outra coleção de contos, nessa obra com 9 histórias diferentes, aqui temos tudo que é um resumo do trabalho do mangaká. Colocando todas as suas influencias, e obsessões por horror, escatologia e aberrações humanas, Maruo faz uma fusão única de sexo e violência ao seu extremo final, no decorrer das histórias. Sangue e sujeira se misturam às perversões em desenhos delicados, quase pinturas.

No Brasil, a Conrad já publicou a obra.

Não deixe de conferir também Os Melhores Mangás de Inio Asano, Os Melhores Mangás de Taiyo Matsumoto e Os Melhores Mangás de Naoki Urasawa.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten (4)

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten – O Ultimato

17 de Nov de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade