Ultimato do Bacon

Os maiores inimigos do Homem de Ferro

Em 12 de Jan de 2023 3 minutos de leitura
Os maiores inimigos do Homem de Ferro Capa

O vingador de armadura, o cabeça de lata, o gênio, playboy e filantropo. Tony Stark seria capaz de arrumar diversos inimigos mesmo se não fosse um herói (e arrumou alguns), então, quem são os maiores inimigos do Homem de Ferro, aqueles que colocam a mente genial de Stark para trabalhar em hora extra?

Para deixar a lista um pouco mais curta, não vamos colocar nela os roteiristas responsáveis por transformar Tony Stark em um não Stark e também não vamos incluir a bebida, apesar dela ser a responsável por um dos arcos mais memoráveis do herói.

Índice

Quem são os maiores inimigos do Homem de Ferro?

Dínamo Escarlate

Os maiores inimigos do Homem de Ferro (2)

Um dos primeiros vilões do Homem de Ferro, o Dínamo Escarlate original surgiu em Tales of Suspense #46. Naquela época, o vilão era o cientista russo Anton Vanko, enviado para sabotar as Industrias Stark.  Vanko serviu levemente de inspiração para o vilão de Homem de Ferro 2, que misturou seu sobrenome e background com o Chicote Negro.

Vanko esteve em atividade por apenas um ano antes de morrer, porém o seu legado continua, com diversos outros personagens assumindo o manto do “vilão”. Mais recentemente, Dimitri Bukharin se juntou a Guarda Invernal como parte da resposta russa aos Vingadores financiados por Wakanda e os Defensores do Fundo do Mar de Namor.

Fantasma

Os maiores inimigos do Homem de Ferro (3)

Surgido em Iron Man #219, a identidade do vilão nunca foi conhecida. De acordo com o próprio, ele teria sido o criador da tecnologia que ele usa para se tornar intangível, porem ao ser traído pela corporação para a qual ele trabalhava, ele resolveu se tornar um sabotador profissional.

Tomando grandes corporações como inimigas, obviamente Tony Stark estaria no topo de sua lista de inimigos, uma vez que o Fantasma já atacou as Industrias Stark sendo empregado por diversos dos rivais do inventor, entrando em conflito com sua persona de armadura diversas vezes.

Controlador

Os maiores inimigos do Homem de Ferro (4)

Basil Sandhurst surgiu em Homem de Ferro #12. Uma criança com problemas, ele sempre se viu preso a uma cama, fazendo com que ele se fixasse no poder da mente humana e como controla-la.

Eventualmente, um acidente o deixou aleijado, fazendo com que ele criasse um exoesqueleto e partisse em busca de controlar o mundo, usando seus discos de escravidão para colocar as pessoas sob seu controle e aumentar o poder de seu traje.

Num primeiro momento, o Controlador mirou no Homem de Ferro para tentar provar que seu intelecto era maior que o de Stark. Sendo derrotado, ele seguiu sua carreira como vilão, porem manteve o ferroso em sua lista pessoal de inimigos.

Mais recentemente, ele atormentou as operações da Stark Ilimitada e também ajudou um ressurgido Korvac em sua missão de ascender a divindade.

Obadiah Stane

Os maiores inimigos do Homem de Ferro (5)

Surgido em Iron Man #163, Stane desafiou Stark tanto no mundo dos negócios quanto no combate físico. Um homem de negócios capaz de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos, ele primeiro colocou os olhos nas Industrias Stark quando elas ainda pertenciam a Howard Stark. Utilizando táticas sujas, Stane conseguiu desacreditar Stark e colocar a empresa numa posição ruim, possibilitando a aquisição.

Como se isso não fosse o suficiente, quando Stark desapareceu, ele deixou para trás planos da armadura do Homem de Ferro, que Obadiah usou para criar o Monge de Ferro. Stark eventualmente retornou, e usando a Centurião de Prata conseguiu encurralar o vilão que escolheu uma saída não convencional e preferiu cometer suicídio. Porém, seu legado vilanesco não terminou…

Ezekiel Stane

Os maiores inimigos do Homem de Ferro (1)

Zeke Stane foi preparado desde a infância por seu pai para ser mais inteligente que Tony Stark e também a odiá-lo, algo que ficou ainda mais fácil quando seu pai perdeu a vida em confronto com o herói.

Sua primeira aparição foi em The Order vol 2 #8, ajudando criminosos a enfrentar uma das equipes da Iniciativa. Depois, ele reapareceu transformando pessoas em bombas (ao estilo Homem de Ferro 3).

Zeke melhorou o próprio corpo com bio-upgrades, se tornando uma ameaça mais do que capaz de colocar Tony no chão. Tony eventualmente venceu a primeira batalha entre eles, porém Stane permanece uma ameaça ativa, com relações estreitas com outros vilões do herói.

Mandarim

Os maiores inimigos do Homem de Ferro (6)

O verdadeiro Mandarim surgiu em Tales of Suspense #50. Quando era mais jovem, ele encontrou uma nave alienígena de onde ele retirou dez objetos que ele imaginou serem anéis e, portanto, passou a utiliza-los como tal. Esses anéis o dotaram cada um com uma habilidade diferente. Ele esteve originalmente envolvido com o sequestro de Tony para que ele pudesse usar o jovem prodígio para desbloquear todos os segredos da tecnologia alienígena que ele possui.

Desde seu surgimento, o Mandarim confrontou o Homem de Ferro dezenas de vezes, várias delas contando com a ajuda de outros vilões do ferroso, como por exemplo, ao recrutar Zeke Stane para tentar destruir de uma vez por todas Tony Stark.

Curtiu? Sentiu falta de algum vilão? Comente em nossas redes sociais e não deixe de conferir também nossa lista com Os Maiores Inimigos do Thor. 

Compre os clássicos do Homem de Ferro clicando nas capas abaixo! .

Homem De Ferro A Guerra Das Armaduras

Homem de Ferro Vol. 2

Homem de Ferro Extremis

HomHomem de Ferro 2020em de Ferro 2020


Créditos:
Texto: João Pedro Maia – JP
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade