Oblivion é um dos filmes de ficção científica mais subestimados de sua época. Por razões pouco coerentes o filme não agradou muito o público e faturou bem menos do que o esperado. O filme lançado em 2017 custou 160 milhões de dólares e faturou “apenas” 283 milhões de dólares.

Mas porque um filme de ficção científica estrelado por Tom Cruise é tão subestimado?

.

Oblivion

.

Jack Harper (Tom Cruise) em um de seus momentos soturnos em Oblivion

.

Oblivion – Dicas de Streaming

.

Oblivion é um filme de ficção científica pós apocalíptico. Na trama acompanhamos Jack Harper, personagem interpretado por Tom Cruise, um técnico de manutenção de drones. O filme se passa 60 anos após uma guerra entre humanos e alienígenas que a invadiram. A guerra deixou o planeta completamente destruído e impróprio para a vida humana.

O técnico Jack Harper juntamente com sua companheira Vika (Andrea Riseborough) coletam os últimos recursos vitais da Terra e ao mesmo tempo, aguardam sua busca para irem à lua Titã. Tudo muda quando uma nave cai e Harper resgata uma de suas sobreviventes, desencadeando um série de acontecimentos e reviravoltas.

.

Oblivion

Oblivion possui uma fotografia invejável

.

O filme foi dirigido por Joseph Kosinsk que dirigiu também Tron: O Legado (Tron Legacy 2010), outro filme subestimado e que irritou os hispters, e a aguardada sequência de Top Gun, Top Gun: Maverick. O elenco do filme conta também com Olga Kurylenko e Morgan Freeman. 

Joseph Kosinsk para vender o filme usou a prévia do seria uma graphic novel na comic com de 2009, o que deu certo pois a Universal comprou os direitos do filme. Kosinsk usou as artes conceituais para conseguir o financiamento e um elenco conhecido para o projeto, a promessa era lançar a HQ junto com o filme, o que nunca aconteceu! Nos créditos do filme aparece “baseado na graphic novel original de Joseph Kosinsk”, mas nem adianta procurar, ela não existe!

.

Oblivion

Um dos belos momentos de Oblivion   

.

Uma das características que mais gosto em Oblivion é o clima soturno, Jack Harper é um personagem muito introspectivo. Ele tem que lidar com um mundo destruído que ele nunca conheceu, somente através de arquivos.

A forma como ele interage com o mundo devastado e abandonado, com um saudosismo de coisas que ele nunca viu, dá o tom emocional que me conquistou no filme. Tom Cruise é ótimo ator e entrega bem a emoção que o personagem precisa.

.

Oblivion

Jack Harper (Tom Cruise) e Julia (Olga Kurylenko) em um dos momentos tenso de Oblivion

.

O visual do filme é espetacular, tanto do ambiente quanto dos gadgets. Assim como em Tron: O Legado, o visual dos itens é muito limpo e compacto. Os drones, a nave, tudo é muito legal e agrada quem curte esse estilo de ficção científica mais “limpa”. O conceito visual do Tet, em especial quando a vemos com mais detalhes, é um show a parte para os fãs de ficção mais antiga.    

O filme é repleto de referências filosóficas, em especial as mais agnósticas. Para quem tem mais base de conhecimento nesse sentido, certamente vai notar alguns diferenciais. Ao final do filme fica um clássico questionamento sobre o que somos nós, qual o verdadeiro significado de “estar vivo”. É difícil falar de forma mais aprofundada sobre o filme sem entregar spoilers e momentos chaves, já que temos algumas reviravoltas.

.

Oblivion

A torre que serve de base e moradia para Jack Harper (Tom Cruise) e Vika (Andrea Riseborough)

.

Oblivion acabou sofrendo por ser um filme difícil e lento! Não difícil de entender, mas que exige que o expectador se envolva de forma mais emocional com ele. Infelizmente o ritmo um pouco lento na passagem do segundo para o terceiro ato, pode tirar as pessoas do filme. Todo filme é feito pensado para uma experiência cinematográfica, assistir um filme que exige imersão em casa é uma tarefa um tanto árdua para alguns.

.

Oblivion

O conceito dos Drones em Oblivion é muito interessante

.

Repleto de referências filosóficas, Oblivion apela bastante para um envolvimento mais emocional. O filme conta com belíssimas sequências de ação, que se aproveitam muito bem de seu visual incrível e uma belíssima trilha sonora. Um filme excelente, que infelizmente foi mal recebido e não fez sentido para algumas, talvez muitas, pessoas. Assista de coração aberto e se deixe levar pela narrativa emocional, assim você terá uma ótima experiência.    

.

Oblivion está disponível no Prime Video!

.

Oblivion

.

Trailer:

.

O que achou das dicas de hoje?

Fique ligado no Ultimato do Bacon todas as sextas-feiras para mais Dicas de Streaming!


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: