O Superman da Marvel, Virtude, é nosso assunto de hoje. Você conhece o herói que foi treinado pelo Homem-Aranha?

Todos estão acostumados com homenagens e rip-offs do Superman, basicamente toda editora tem um desses (a Fawcett que o diga o tombo que teve com seu Capitão Marvel) e a Marvel não é diferente, tendo entre seus mais conhecidos o Sentinela (surgido em 2000) e o Hyperion, advindo de uma terra paralela com versões de toda a Liga da Justiça, tendo diversas origens e versões ao longo do tempo.

Entretanto, existe ainda uma outra versão menos conhecida, com direito a ter sido enviada de um planeta próximo da destruição: Ethan Edwards. Criado por Reginald Hudlin e Billy Tan durante seu run na Marvel Knights: Homem Aranha em 2005.

O Superman da Marvel e o dia em que o Homem Aranha o treinou

Não se sinta mal, as 12 primeiras edições do título compõe o arco do lendário Mark Millar com Caído Entre os Mortos, republicado diversas vezes, e as últimas quatro edições são escritas por Peter David se encaixando na polemica “O Outro: Evolução ou Morte”, deixando o run de Hudlin meio que em segundo plano.

Publicada pela Panini aqui entre as edições Homem Aranha #54 a 58, a história com título original de “Wild Blue Yonder” (há uma referência aí para o público americano) aqui foi inteligentemente traduzida como “Para o Alto e Avante! ” (Qual é, vocês têm que saber essa! É o Superman da Marvel!).

O que torna a história um pouco confusa é que Hudlin tentou criar pelo menos três arcos diferentes em suas seis edições a frente do título: ele precisa mostrar Peter lidando com sua entrada para os Novos Vingadores ao mesmo tempo que o Homem Absorvente escapa e começa a causar o caos nas ruas, e por último, ao pedir um emprego como fotografo no Clarim Diário novamente, ele é colocado lado a lado com o novo repórter estrela, Ethan Edwards (efetivamente transformando Peter no Jimmy Olsen da Marvel).

Ethan é relativamente inexperiente com seus poderes, inadvertidamente usando sua visão de raio-x para descobrir durante um encontro que o Homem Aranha na verdade é Peter Parker, e sua inabilidade de criar um traje deixa claro para o aranha que o herói musculoso é o novo repórter. O jovem herói então pede para ser treinado pelo Aranha, ao mesmo tempo em que revela mais sobre seu passado.

 

O dia em que o Homem Aranha treinou o Superman

Cena em que os “Kent” encontram o bebê que será o Superman da Marvel.

 

Criado por um casal extremamente religioso do Iowa, Ethan descreve ter chego a terra em uma nave que o casal interpretou como um sinal divino. 

De forma semelhante aos Kent, o casal faz o melhor para criar o visitante das estrelas, o casal imbui a ele um intenso fervor religioso para servir como seu compasso moral.  Ao consultar Reed Richards para entender melhor a fisiologia do herói alienígena, o quarteto se aprofunda no mistério, descobrindo que ele é um sobrevivente de um planeta destruído.

Não qualquer planeta, um planeta do império Skrull, destruído por Galactus. Pior ainda, Ethan é na verdade o filho do criador do Super-Skrull original, tendo sido modificado durante a viagem para dominar a terra.

 

O dia em que o Homem Aranha treinou o SupermanGalactus e a nave que leva o bebê que será o Superman da Marvel, Virtude.

 

A verdade e a pre-programação da nave deixam Ethan extremamente perturbado, sendo necessária a intervenção da Tia May (????) para que ele se lembre de sua criação religiosa e decida se afastar para aprender mais sobre sua origem e seus poderes.

Sua breve carreira heroica, além dos team-ups com o Aranha, incluem também uma hilária referência ao disfarce do Homem de Aço. Ao ser pego em câmera enquanto trajado em sua identidade heroica, Edwards acha que pode retornar ao Clarim Diário normalmente, porque sua identidade civil usa óculos, ao que Parker lembra a ele que ele trabalha em um lugar cheio de repórteres.

 

O dia em que o Homem Aranha treinou o Superman

 

Infelizmente, a única outra aparição de Virtude é quando ele se une a Magnum e outros heróis para se opor aos Vingadores e os Novos Vingadores (2012) por acreditar que a existência do grupo seja responsável por causar mais mal do que bem, porem nenhuma menção é feita sobre seu background e suas semelhanças ao Homem de Aço.

 

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!