O Problema dos Três Corpos
Ano: 2016 Editora: Companhia das Letras (Selo Suma das Letras)
Páginas: 320 Autor: Cixin Liu

 

Sinopse: “ China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres.

Diego Brisse

Livros e filmes de ficção científica sempre foram meus favoritos! Ao me deparar com um livro escrito por um chinês e ambientado na China, não resisti a curiosidade. Grata surpresa, pois o livro é excelente!

A trama se inicia nos anos 60, com a revolução cultural chinesa, explorando toda a violência e intolerância características do período. Cixin Liu já se prova logo nas primeiras páginas, trazendo o leitor para dentro da trama, e pegando pesado, sem ter piedade daqueles que não sabem muito bem o que foi tal movimento, levando o leitor a pesquisar! Isso é sensacional! 

O enredo passa por vários períodos de maneira quase aleatória, indo e vindo no tempo, com todo o cuidado de desenvolver os personagens. Na trama acompanhamos basicamente a visão de Wang Miao, um pesquisador de nanomateriais e Ye Wenjie, uma astrofísica cuja família foi hostilizada durante a revolução cultural.

O livro é dividido em partes que acompanham a trajetória de ambos os personagens e a visão de outros mais. A trama de Ye Wenjie se passa em 1969, dois anos após o início do movimento, acompanhando toda a dificuldade da personagem após a perseguição à sua família. O destino de Ye toma um rumo inesperado e ela acaba se envolvendo com uma pesquisa científica secreta. A trama de Wang Miao se inicia mais de 40 anos depois, por ser um cientista pesquisador o mesmo acaba envolvido em uma investigação do governo sobre supostos ataques a membros importantes da comunidade científica. 

A divisão do livro em períodos de tempo distintos sob a ótica dos personagens, transforma o livro em uma espécie de quebra cabeças, aonde as peças vão se juntando conforme a leitura avança. O autor pega pesado com as questões científicas, com uma leve didática, o que pode incomodar alguns leitores. O desenvolvimento é paciente, envolvendo o leitor na trama. A questão estraterrestre e a maneira como eles são expostos é um ponto muito forte.

As motivações dos personagens são muito bem justificadas e convincentes de acordo com a experiência de vida de cada um, o autor consegue criar uma forte empatia entre o leitor e os personagens de tal forma que fica difícil entender se há de fato um vilão. Os coadjuvantes na trama são muito bem trabalhados e constroem uma perfeita harmonia narrativa com os protagonistas. 

Mas do que um livro de ficção científica, O Problema dos Três Corpos trata de diversas questões como política, filosofia, moral e até mesmo meio ambiente! A experiência de vida de Cixin Liu contribui diretamente na qualidade da obra. Recomendo que o livro seja lido com o minímo de informações, para garantir uma experiência mais intensa como a que eu tive! E tenha paciência quantos aos aliens, pois eles já chegam com o pé na porta! 

 

O Problema dos Três Corpos - O Ultimato 1

Avaliação: Excelente!

 

Compre os livros com desconto clicando nas capas abaixo 😉

 

O Problema dos Três Corpos - O Ultimato 2

 

O Problema dos Três Corpos - O Ultimato 3

 

O Problema dos Três Corpos - O Ultimato 4