Ultimato do Bacon

O Nome do Jogo de Will Eisner – O Ultimato

Em 7 de Mar de 2022 4 minutos de leitura
O Nome do Jogo de Will Eisner - O Ultimato (1)

O final do século 19 e a primeira metade do século 20 nos EUA são o cenário utilizado para contar uma história que fala sobre ascensão na sociedade. O Nome do Jogo de Will Eisner é uma HQ que conta a história de 3 famílias judaicas de posições sociais distintas que acabam se entrelaçando por conta do casamento. O que estamos dispostos a fazer para sermos reconhecidos e termos prestígio?

O Nome do Jogo de Will Eisner é uma HQ/ Graphic Novel de pouco mais de 160 páginas que foi lançada pelo autor em 2001 e narra a dinâmica social das famílias judaicas nos EUA. A obra chegou ao Brasil pela primeira vez em 2003 em uma edição de capa cartão da editora Devir.

Curiosidade para o leitor: A história narrada na HQ foi inspirada na história da família da esposa de Will Eisner – Ann Weingarten Eisner. Vale ressaltar que o autor não se ateve aos acontecimentos exatos que ocorreram na família de sua esposa.

Se você quer conhecer mais obras de Will Eisner, não deixe de conferir nossos reviews sobre Assunto de Família, O Último Dia no Vietnã, Um Contrato com Deus e A Força da Vida!

O Nome do Jogo de Will Eisner - O Ultimato (5)

A busca pela aprovação da sociedade é duramente criticada na HQ O Nome do Jogo de Will Eisner

A trama da HQ O Nome do Jogo de Will Eisner

Will Eisner critica duramente a busca pela ascensão social nessa HQ que narra a história de três famílias de diferentes situações sociais: temos os prestigiados Arnheim, os ricos (e sem prestígio) Ober e os humildes e desconhecidos Kayn.

A história mostra como a busca pela manutenção ou ampliação do prestígio é prejudicial e vemos famílias sendo arruinadas, pessoas transformando totalmente seu comportamento e amizades se perdendo em prol do tal poder social.

Apesar de termos diversos personagens e relações sociais marcantes na HQ, podemos dizer que o grande protagonista é Conrad Arnheim. O personagem, que apresenta comportamento errático desde pequeno, é protegido por seus pais desde a infância e é forçado a assumir o papel de patriarca da família.

O irresponsável jovem é forçado a casar com Lilli Ober por conta de problemas financeiros que se passam nos negócios. O casamento é perfeito para as duas famílias: Os Ober passam a ser parentes dos prestigiados Arnheim (o que os faz ascender socialmente) enquanto os Arnheim conseguem ter acesso aos empréstimos do Banco Ober. Perfeito, certo?

O Nome do Jogo de Will Eisner - O Ultimato (3)

Abner Ober é convencido por sua esposa a deixar sua filha ir para Nova York na Graphic Novel O Nome do Jogo de Will Eisner

A vida de Lilli, que a princípio seria um conto de fadas, se transforma em uma existência frustrante por conta do comportamento de Conrad. O personagem continua agindo como o irresponsável que sempre foi e trata a sua esposa apenas como um adereço que foi obrigado a aceitar.

O destino da jovem é extremamente triste e, infelizmente, a jornada de sua filha não é muito diferente… Podemos dizer que o casamento, a principio perfeito e muito desejado pela família e pela jovem, foi sua ruína.

Durante toda a HQ ouvimos falar sobre o conceito de arrumar um “bom casamento”. Isso não está ligado à busca pela felicidade ou ao amor que  move o matrimônio. Está sim ligado ao quanto a união com outra família pode beneficiar a sua própria. Estamos muito acostumados a ouvir o conceito de casamento “arranjado” em contextos históricos mais distantes ou em sociedades que possuem uma cultura diferente da nossa.

O grande mérito de Eisner nessa HQ é remover o véu da hipocrisia que muitas vezes nos impede de ver e de perceber situações que estão muito mais próximas do que gostamos de admitir. 

O Nome do Jogo de Will Eisner - O Ultimato (2)

Conrad não nutre qualquer amor ou respeito por sua esposa na HQ O Nome do Jogo de Will Eisner

Não dá para fazer um review ou falar sobre O Nome do Jogo de Will Eisner sem falar sobre Aron Kayn. O personagem aparece nos últimos atos da HQ e surge como um idealista e poeta que não liga para dinheiro e prestígio.

O personagem, que parece completamente diferente de todos que apareceram na obra até aqui, logo começa um namoro com uma Arnheim e vemos, pouco a pouco, a transformação do rapaz que passa a apresentar os mesmos comportamentos padrão da sociedade. A mensagem que fica da jornada de Aron é que o dinheiro e o prestígio podem mudar mesmo aqueles que não os querem.

Will Eisner criticou durante toda a sua HQ os casamentos arranjados. Os eventos trágicos que se sucedem na obra podem ser atribuídos a uniões matrimoniais que desconsideram o amor e o companheirismo em prol de benefícios familiares.

O que vemos durante a leitura são relações familiares frias, cruéis e sem respeito ou amor envolvido. É interessante observar como as crianças e jovens sofrem e são moldados por essas relações erráticas. É um verdadeiro ciclo vicioso.

O Nome do Jogo de Will Eisner - O Ultimato (4)

A manutenção das aparências é uma preocupação constante na Graphic Novel O Nome do Jogo de Will Eisner

O Nome do Jogo de Will Eisner é uma das grandes obras do autor. Dotada de um ritmo intenso, a obra mostra a habilidade de Eisner para criar personagens e situações que nos cativam constantemente.

Vemos, basicamente, três gerações profundamente afetadas pela busca de um “bom casamento” e todos os personagens que aparecem na trama tem uma jornada interessante e uma mensagem para passar. Desde as brilhantes festas até os frios cômodos da casa, vemos que nada criado pelo lendário autor nessa HQ é por acaso!

O Nome do Jogo de Will Eisner é uma grande leitura que nos faz refletir sobre o que buscamos das relações que construímos em nossa vida.

Avaliação: Excelente!.

Compre O Nome do Jogo de Will Eisner clicando na capa abaixo! .

O Nome do Jogo de Will Eisner Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade