Ultimato do Bacon

O Golpe da Barata – O Ultimato

Em 15 de Nov de 2021 2 minutos de leitura
Capa gibi golpe da barata Materia

Aquela frase: “o inimigo pode estar mais perto do que você imagina”, pode ser aplicada para diversos momentos. Ela pode estar representada de várias formas, mas com certeza, a dor de quem sofre com suas atitudes é única e dura por um tempo difícil de ser mesurado.

imagem 1 golpe da barata

O Golpe da Barata de Gato Fernández

O Golpe da Barata, só seguindo pelo título, pode ser entendido como uma história que denota algo nojento, asqueroso, feito por algo podre que rasteja trazendo algo fétido. Se você leitor sentiu isso ao ler o título ou analisar a capa, o caminho está correto.

A trama gira em torno dos relatos vivenciados pela autora Gato Fernández, durante sua infância cheia de abusos físicos e psicológicos, mesclado pela inocência genuína de uma criança, aprendendo sobre o mundo e suas peculiaridades.

Se você chegar totalmente às cegas ou mesmo após ler a sinopse do quadrinho, irá se aventurar pela primeira história de fôlego da artista, justamente essa que ela escolheu por necessidade de colocar toda a dor para fora, como um meio para anos depois, tentar encontrar paz. Sim leitor, você irá ler a história de uma criança sendo profanada por alguém que deveria ser um dos seus maiores protetores, seu próprio pai.

É difícil processar algo assim, que infelizmente é mais recorrente do que se imagina, ver como o ser que comete essa atrocidade se sente a vítima para outros assuntos. Tem a proteção de sua mãe (avó da menina), algo que se torna mais interpretativo do que claro, sobre sua participação nos abusos.

imagem 2 golpe da barata

Bom, a história possui seus respiros, seus momentos de esperança promovidos pela união entre irmãos, pela inventividade das crianças para superar todo um ambiente tão pesado criado pelas brigas, excessos e extremos. Porém, a autora sabe como puxar seu tapete, jogando pás de cal na luz aplicada nesses momentos.

Essa, mais uma vez, é uma HQ que merece superar a “bolha”, ganhando mais olhares para um problema que pode assombrar qualquer criança. Não importa se você já é pai, mãe ou qual proximidade exista com o infante, será impossível fechar essa obra sem sentir um gosto amargo na boca.

Um último detalhe, em O Golpe da Barata existe uma passagem onde a pequena Lucía está na casa de uma colega e pergunta como o pai da menina a trata, indicando involuntariamente os abusos sofridos de Alberto (pai da protagonista).

Esse momento causa uma reação na mãe da amiga de Lucía, mostrando como os sinais podem aparecer onde se menos espera, reforçando como é necessário sempre estar atento a qualquer mudança de comportamento das crianças.

Não deixe de conferir minha matéria sobre o Demolidor de Chip Zdarsky clicando aqui!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.

Compre O Golpe da Barata clicando na capa abaixo! .

Capa gibi golpe da barata


Créditos:
Texto: Yuri Mazzetti – Racer Pod 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade