Ultimato do Bacon

O Edifício de Will Eisner – O Ultimato

Em 23 de Mai de 2022 3 minutos de leitura
O Edifício de Will Eisner (0)

O que acontece quando a cidade e os prédios são os grandes observadores da história dos seres humanos? O Edifício de Will Eisner é uma história diferente das que estamos habituados a ver do autor que adora retratar o cotidiano. Aqui vemos a história de 4 protagonistas que estão ligados a um edifício que foi demolido. A trama, com ares fantasmagóricos, se destaca pelo formato da narrativa e pelo seu belo final!

O Edifício de Will Eisner é uma graphic novel que foi publicada em 1987 (The Building no original) nos EUA. A obra chegou ao Brasil pela primeira vez em 1989 em “Graphic Novel” #8 da Editora Abril. Em 2009 ela foi republicada na coletânea “Nova York – A Vida na Cidade Grande” da Cia. das Letras. 

Se você é fã de Will Eisner e quer conhecer outras obras do autor que falam sobre o cotidiano, confira nossas matérias sobre Um Contrato com Deus, O Sonhador,O Nome do Jogo, Assunto de Família e Pequenos Milagres.

O Edifício de Will Eisner (4)

Quatro fantamas estão conectados pela demolição de um prédio na HQ O Edifício de Will Eisner

A trama da HQ O Edifício de Will Eisner

O que acontece quando uma parte grande e relevante da cidade morre? Para onde vão as memórias, sonhos e lembranças de um edifício velho quando ele é demolido? É possível que objetos e coisas absorvam um pouco do calor e espírito humano quando ficam muito tempo em contato com as pessoas? 

A história de Will Eisner aborda o cotidiano sob uma ótica diferente e o lendário autor nos apresenta a vida de quatro pessoas que estavam muito ligadas ao edifício que foi demolido.

Monroe Mensh era um morador do edifício que sabia viver a vida sem se meter no assunto dos outros. O personagem, um excelente vendedor, tem sua percepção de vida transformada quando um garoto morre na sua frente. Sentindo culpa pelo ocorrido, Monroe parece querer compensar sua “falha” de qualquer forma.

O Edifício de Will Eisner (2)

Monroe Mensh se culpa pela morte de uma criança na HQ O Edifício de Will Eisner

O segundo fantasma é de Guilda Green. A jovem viveu um grande amor e o ponto de encontro com seu amado era justamente na frente do edifício. A história com seu amado, um poeta sonhador, é feita de altos e baixos e os dois nunca chegaram a oficializar a união. A tristeza que as escolhas de vida de Guilda geraram nela e no seu amado parecem reverberar até na sua morte.

Antonio Tonatti é o nosso terceiro fantasma e sua vida é marcada pela frustração que ele tem de não ter conseguido seguir a profissão de músico que tanto almejava.

Os caminhos que ele percorre fazem com que sua música seja sempre tocada para os transeuntes na frente do tal edifício. O efeito que ela tem nas pessoas é incrível!

P.J. Hammond é o nosso último fantasma. O personagem é aficionado pelo antigo prédio e ele foi a paixão da sua vida e também sua ruína. A história dele nos mostra como o podemos ficar emocionalmente ligados a lugares e elementos que fazem parte da nossa história.

O Edifício de Will Eisner (3)

Guilda Green se encontra com sua paixão na HQ O Edifício de Will Eisner

Eisner faz questão de nos contar a história de vida de cada um dos fantasmas e como essas jornadas se relacionam ao tal edifício. É interessante percebermos que em muitos casos as histórias se cruzam e – de uma forma ou de outra – os fantasmas tem alguma conexão.

Além da narrativa e da ideia diferente, a HQ se destaca pelo seu belo final. O que os fantasmas estão fazendo ali é brilhantemente abordado nas últimas páginas da obra, que são capazes de nos deixar bem emotivos. Me arrisco a dizer que essa é uma das mais brilhantes histórias do autor que nos traz uma execução que é simplesmente impecável!

O Edifício de Will Eisner (1)

Guilda Green tem problemas com seu amado na graphic novel O Edifício de Will Eisner

O Edifício de Will Eisner nos traz 4 histórias de personagens completamente diferentes que têm suas vidas interligadas por um antigo prédio que foi demolido. A habilidade narrativa que Eisner mostra na história aliada ao seu incrível final, fazem com que essa obra seja uma de minhas favoritas.

Por mais que a HQ se inicie com um plano de fundo fantasmagórico, posso dizer que essa é uma das tramas mais otimistas que li do autor e ele nos mostra que – de alguma forma – nossos erros podem ser corrigidos. Uma mensagem poderosa que é passada por personagens incrivelmente reais.

Quer ler obras que mostram outras facetas de Will Eisner? Confira nossos reviews sobre  Sundiata o Leão do Mali, O Último Dia no Vietnã e Um Sinal do Espaço.

Avaliação: Impecável!

Compre O Edifício de Will Eisner clicando na capa abaixo! .

O Edifício de Will Eisner Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade