Ultimato do Bacon

O Alcazar de Simon Lamouret – O Ultimato

Em 21 de Dez de 2021 3 minutos de leitura
O Alcazar de Simon Lamouret - O Ultimato (4)

O processo de construção de um pequeno prédio residencial ganha os holofotes na HQ O Alcazar de Simon Lamouret. A história mostra diversos protagonistas que trabalham na construção de um prédio na Índia dos dias atuais. Um verdadeiro “banho de cultura” que nos ajuda a conhecer mais desse grande país.

O Alcazar de Simon Lamouret foi originalmente publicado em 2020 e chegou ao Brasil em 2021 em uma bela edição da Editora Nemo. A história é completa em um único volume e possui pouco mais de 200 páginas coloridas.

Curiosidade para o leitor: Simon Lamouret é francês e teve a ideia de escrever essa HQ após morar na Índia para ensinar desenho entre 2013 e 2018. O autor ainda possui um outro projeto, Bangalore (2017), que também fala da sociedade indiana moderna.

Gosta de biografias? Confira nossa lista de HQ´s biográficas que você precisa conhecer!

O Alcazar de Simon Lamouret - O Ultimato (1)

A vida na Índia moderna é o foco da HQ O Alcazar de Simon Lamouret

A trama da HQ O Alcazar de Simon Lamouret

Simon Lamouret cria uma HQ que é uma verdadeira viagem cultural nos costumes e hábitos da Índia dos dias atuais. É importante destacar que a obra nos dá vislumbres de uma sociedade bem diferente da brasileira e eu me peguei traçando paralelos entre as situações retratadas por Lamouret e as situações que vemos acontecer no nosso dia a dia do nosso país.

Apesar das muitas diferenças, é interessante perceber como as similaridades são mais numerosas e mais constantes.

A trama gira em torno da construção de um pequeno prédio residencial na Índia. Alcazar, o nome do prédio, é uma construção de pequeno porte que vai abrigar moradores da classe média alta da sociedade indiana. No decorrer da obra conhecemos diversos personagens interessantes que se envolvem na construção do prédio: operários, mestres de obra, engenheiros, donos da obra e outros.

Apesar disso, podemos dizer que o protagonismo da história fica com 3 grandes personagens: Mehboob, sua esposa grávida Salma e Rafik (cunhado de Mehboob que está tendo sua primeira experiência no ramo de construção).

O Alcazar de Simon Lamouret - O Ultimato (2)

Rafik anda pelo bairro indiano na HQ O Alcazar de Simon Lamouret

A HQ se desenvolve mostrando, a princípio, esses três personagens morando no canteiro de obras para poder economizar. Eles trabalham como ajudantes de pedreiro e vivem em um pequeno quartinho que construíram no terreno da obra.

As interações e conversas entre os personagens falam um pouco sobre tradições e costumes da sociedade indiana além de revelar as frustrações e anseios do trio: Rafik busca crescer profissionalmente (e vai esbarrar em questões culturais), Salma busca melhoria de vida para o filho (a) que está a caminho e Mehboob deixa claro que sonha em voltar para sua terra natal e sair da cidade grande.

Conforme os estágios de construção do prédio vão passando, novos personagens vão aparecendo na trama e a interação entre eles torna a HQ mais rica ao mesmo tempo que nos dá mais detalhes sobre o funcionamento da hierarquia na construção.

Personagens como Ganesh (responsável pelo mármore e outros detalhes da obra), o mestre de obras Trinna e o engenheiro de obras Ali mostram como Simon Lamouret é hábil em criar personagens bem desenvolvidos. Cada um deles tem características próprias e ajuda o leitor a ficar ainda mais imerso na trama.

O Alcazar de Simon Lamouret - O Ultimato (3)

A festa de inauguração do prédio marca o fim da HQ O Alcazar de Simon Lamouret

Os personagens fogem do maniqueísmo e são cheios de camadas. É fácil nos pegarmos detestando ou discordando deles em um momento apenas para mudarmos nossa visão depois de alguns eventos. Posso exemplificar com uma interação entre Mehboob e seu cunhado Rafik no começo da HQ.

A conversa entre eles me deu a entender que Mehboob estava desestimulando o trabalho duro de Rafik por inveja, mas eventos ocorridos no meio da HQ me fizeram repensar minha sensação inicial e no lugar da inveja entendi que Mehboob estava transmitindo seu conhecimento e sabedoria sobre aquele ambiente.. Isso ocorreu comigo diversas vezes no decorrer da leitura e é ótimo para nos lembrar da velha máxima que diz que “nem tudo é o que parece”.

A HQ O Alcazar de Simon Lamouret é uma trama sobre relações humanas que se passa na Índia. Os belos desenhos do autor acabam ficando em plano de fundo já que a potência da obra está mesmo no roteiro.

A história de Mehboob, Salma e Rafik se mistura com a construção do próprio prédio e em muitos momentos cede o protagonismo para outros trabalhadores – uma ótima ideia de Simon que não deixa essa obra, que fala sobre a vida cotidiana, ficar monótona em momento nenhum. 

O Alcazar de Simon Lamouret é uma HQ sobre o cotidiano que tem muito a nos mostrar e nos fazer pensar se o leitor estiver disposto a embarcar nessa trama que foge completamente do que costumamos ver nos quadrinhos mainstream.

Avaliação: Excelente!.

Compre O Alcazar clicando na capa abaixo! .

O Alcazar de Simon Lamouret - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

UB Escombros o Status de Knuckle 1 PRINCIPAL

Escombros o Status de Knuckle (2012) – O Ultimato

16 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade