Hoje, 06 de outubro de 2020, morreu o guitarrista Edward Lodewijk Van Halen, co fundador da banda Van Halen, banda de grande sucesso dos anos 80 e 90.

Eddie Van Halen foi vítima de câncer, doença que o afligia desde 2000. O músico viajou o mundo em busca de uma cura, fazendo diversos tratamentos experimentais.

.

Van Halen

.

Adeus, Eddie Van Halen

.

Há mais de um ano que eu venho me preparando para essa despedida. Eddie Van Halen já escreveu sua história há tempos, influenciou 11 em cada 10 guitarristas, mesmo que alguns mais hipsters digam que não. Eu acreditei estar preparado, mas não estava.

A notícia da morte do cara que me fez querer ser guitarrista me abalou mais do que eu imaginava, fui invadido por uma tempestade de lembranças da minha adolescência. como tudo começou na minha vida como guitarrista, a primeira vez em que vi um vídeo com o até então misterioso tapping, eu e meu pai tentando desvendar os truques do Van Halen apenas ouvindo os discos (não havia youtube), meus irmãos estupefatos ouvindo os discos em casa, as noites em claro tentando dominar os truques…

Eu passei minha vida inteira reverenciando toda história, tudo que Eddie construiu, desde suas invenções malucas, às linhas melódicas e suas geniais sacadas técnicas.

.

Van Halen

Essa imagem, do disco Balance, foi algo que para mim sempre representou Eddie: o equilíbrio entre técnica e musicalidade.

.

Mesmo com momentos mais duvidosos em sua carreira com o Van Halen (pobre Gary Cherone), Eddie nunca perdeu a genialidade. Até mesmo em suas polêmicas composições Catherine e Rise feitas para o filme Sacred Sin (2006), um filme adulto(!!!), Eddie Van Halen sempre foi genial.

O homem se foi, mas o artista, a lenda, permanece com seu legado mais do que registrado! Eddie Van Halen estará sempre presente em cada guitarrista que desafiar os limites do instrumento, em cada guitarrista que não consegue mais viver sem tocar, em cada um de nós que abraçou a guitarra por amor.

Uma perda irreparável! 

.

Confira a página do Van Halen no Spotify abaixo: 

.

Confira também nossa coluna Playlist, aonde indicamos nossos discos favoritos, clicando aqui! 

 


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!