Prepare-se para se surpreender com uma HQ que começa com uma premissa inusitada e rapidamente nos leva para lugares (ainda mais) inesperados! Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey narra a história de um mundo onde os europeus não chegaram massivamente ao continente americano.
Isso fez com que os Maias e os Incas pudessem se desenvolver.. Esse desenvolvimento – e a busca deles pela Europa (!) – são os grandes atrativos dessa obra que é recheada de reviravoltas interessantes.
Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey foi originalmente publicado na França em 4 volumes com o nome Nous les morts a partir de 2015. A obra chegou ao Brasil em 2022 em uma bela edição capa cartão da Mythos Editora.
Alerta para o leitor: A obra de Darko Macan e Igor Kordey é cativante e incrível, mas vale dizer que ela aborda – de diversas maneiras diferentes – temáticas sexuais. Vale salientar esse ponto para que pais e responsáveis filtrem os menores que terão acesso à obra. A HQ tem classificação indicativa de 18 anos.O trágico destino da Europa é abordado na realidade alternativa da HQ Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey
A trama da HQ Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey
Esqueça tudo que você sabe da história da América. Darko Macan cria um argumento incrível, que é brilhantemente ilustrado por Igor Kordey, onde a Europa sucumbe por conta de uma doença.
Essa doença impede os europeus de avançarem nos mares e acabarem com civilizações como os Maias e os Incas. A obra mostra que o tal vírus que dizimou o velho continente é uma espécie de praga zumbi e acompanhamos um padre, que vai sendo nosso guia, no meio de toda essa “bagunça apocalíptica”.
A história avança e nos mostra a América. Nesse cenário sem interferência dos Europeus, vemos que os Maias e os Incas prosperam (não falarei mais sobre a relação entre eles para evitar spoilers) enquanto outras tribos que desafiam os soberanos são dizimadas com atos cruéis.
Fica evidente que muito tempo se passou por conta da tecnologia que é apresentada, temos barcos flutuantes (que lembram balões) por exemplo, mas o visual dos povos não foi tão alterado.
Os Incas e os Maias evoluíram sem a interferência européia na HQ Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey
A história se desenvolve ao nos apresentar a família do “Deus” regente chamado Sapa Inca. O regente, um idoso já debilitado, está em busca da vida eterna.
Ele mostra aos seus dois filhos, Manco (o mais velho) e Cuyuchi, alguns homens mortos-vivos que atracaram no continente 500 anos atrás. Para o regente essa é a prova irrefutável que a fonte da juventude existe!
O príncipe Manco decide se oferecer para comandar uma expedição para encontrar a terra desses visitantes imortais. Sob o protesto de sua esposa-irmã, que vê sua futura posição de rainha ameaçada pela perigosa expedição, eles partem em busca do novo continente.
Vale destacar que logo nesse começo temos traições, reviravoltas políticas e combates que deixam claro que a história não está caminhando da forma como a maioria imagina.
O Príncipe Manco pune os participantes de uma rebelião no começo da HQ Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey
A chegada da expedição na Europa é problemática e vemos os primeiros confrontos com os zumbis e a busca pelo entendimento do que está acontecendo.
É difícil falar sem spoilers a partir desse ponto, mas vale salientar que a trama mostra desdobramentos políticos que acontecem na América ao mesmo tempo que acompanha o avanço dos desbravadores Maias e Incas – que chegam a ter contato com povos orientais!
Apesar do bom roteiro, podemos dizer sem medo de errar que é a arte de Igor Kordey que realmente se destaca! Temos belos painéis que fazem o leitor parar ficar sem fôlego com o que está vendo. As cores de Yana também complementam bem a obra e dão um ar especial às detalhadas cenas de Kordey.
Infelizmente a obra possui um ponto fraco: a hipersexualização de algumas situações e personagens. Assim como acontece em alguns mangás, Food Wars é um ótimo exemplo, aqui temos situações normais que rapidamente se tornam sexuais sem nenhum aviso prévio.
O ponto é que elas não ocorrem de forma natural e parecem forçadas para usar o belo traço de Kordey para desenhar mulheres nuas e cenas de sexo sem contexto.. A coisa não chega a ser tão “gratuita” como na obra japonesa supracitada, mas a realidade é que essa temática recorrente, que na maioria das vezes não acrescenta na obra, incomoda e – no meu caso – nos tira da leitura.
Incas e Maias enfrentam zumbis europeus na HQ Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey
Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey é uma HQ com uma premissa inusitada que “nos engana” diversas vezes durante a leitura. A sensação é de que “sabemos para onde a história está caminhando” até que ela dá uma guinada grande e muda completamente.
Darko Macan acerta ao trazer um lado político para a trama e as cenas de traição e rebelião que ocorrem na América são tão interessantes quanto a pancadaria com zumbis que se desenrola na Europa. A bela arte de Igor Kordey é outro atrativo e podemos dizer, sem medo de errar, que é a sua arte que realmente tira essa HQ do lugar comum.
Se você busca uma leitura inusitada que mistura fatos reais com cenários fantásticos e incomuns, Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey vai te agradar em cheio!

Avaliação: Ótimo!
Compre Nós Os Mortos de Darko Macan e Igor Kordey clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!