Ultimato do Bacon

Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet – O Ultimato

Em 6 de Jun de 2023 4 minutos de leitura

O lado obscuro do ser humano ganha os holofotes em 23 histórias produzidas por uma das duplas mais conhecidas da Espanha. Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet traz contos produzidos na década de 80 e esse material mostra os autores experimentando uma liberdade até então incomum (o regime ditatorial de Franco havia terminado a pouco no país).

Enrique S. Abulí coloca seu humor macabro (marca registrada) em ação e temos histórias que se passam em diversos cenários diferentes como guerra, passado pré-histórico, consultório médico e até no tradicional submundo dos gangsters. A única coisa que essas tramas possuem em comum é o fato de mostrarem sempre o pior lado das pessoas e de serem desenhadas com o belo traço de Jordi Bernet!

A HQ Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet chegou ao Brasil em 2022 em uma bela edição capa dura da Editora Figura. A obra possui 192 páginas e traz 23 contos curtos completos e inéditos. 

Dica para o leitor: Se você é fã do traço de Jordi Bernet, vale conferir nossos reviews sobre Kraken (com roteiro de Antonio Segura) e Torpedo 1936 (o clássico feito com Enrique S. Abulí).

As feições expressivas desenhadas por Jordi Bernet nos ajudam a entender mais os personagens e suas motivações na HQ Noir

As Tramas da HQ Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet

Não importa o cenário ou a motivação. O que importa é mostrar como o ser humano pode ser cruel, egoísta e determinado. As histórias trazidas por Enrique S. Abulí e Jordi Bernet parecem feitas para chocar e mostram estupros, violência gratuita, devaneios, sonhos de grandeza, atos cruéis e muito mais.

Ninguém é poupado: os protagonistas e suas vítimas variam desde pequenas garotinhas birrentas que vão ao dentista até inocentes senhoras que cuidam de suas casas. Ninguém está a salvo!

Um dos grandes méritos dessa coletânea reside na excelente construção dos personagens! Mesmo que o leitor não se veja cometendo as mesmas atrocidades, tudo é construído de forma a mostrar o processo de decisão dos protagonistas e é justamente essa construção que torna a leitura mais intensa. Apesar da temática pesada, Enrique S. Abulí trata a maioria dos assuntos com um humor ácido forte!

Para te deixar animado, separamos cinco tramas que nos conquistaram. Mas vale dizer que essa é uma daquelas coletâneas que não deixa o nível cair. Todas as histórias, sem exceção, são marcantes e entregam algo interessante. As cinco que escolhemos mostram mais da diversidade das narrativas e da inventividade do autor!

Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet (3)

Um assalto mal planejado é tema de uma das tramas da HQ Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet

“A vingança” é a história que abre a edição e foi uma das que mais nos impressionou por conta de seu potente plot twist final.Acompanhamos os momentos finais do assassino de um capitão do exército. O homem não teme a morte e não demonstra remorso. Como seu desejo final, antes de ser fuzilado, ele pede que uma mulher o sirva (no sentido sexual da palavra) uma última vez. O desenvolvimento da história pega o leitor de surpresa!

“Mr Monster” é a segunda história que nos impactou. A trama mostra três crianças do interior que ficam curiosas/assustadas com um novo morador da cidade que tem o rosto deformado.

A reclusão auto imposta do novo habitante da cidade só atiça mais a curiosidade das crianças que parecem ter um humor um pouco.. impróprio. Mais uma vez o plot twist final faz com que a história ganhe contornos surpreendentes. 

“Gold Digger” é uma narrativa que se passa em um cenário de faroeste. A trama mostra – através de flashbacks – a história de um homem condenado a forca que está prestes a ser executado. A loucura e o desejo se unem para criar uma jornada irretocável!

A brutalidade policial é tema de uma das histórias da HQ Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet

A penúltima história que mais nos marcou é a chamada “curvo e infinito”. O cenário pouco comum se soma a protagonistas inesperados e confesso que isso é o que faz ela figurar nessa nossa seleção. Um dentista tem que lidar com uma criança escandalosa e agressiva que está no consultório para um tratamento.

A forma como o médico lida com a jovem e sua mãe é surpreendente  e é a característica cotidiana (e pouco comum em HQs) da trama que faz com que ela seja marcante!

Para fechar nosso Top 5, a história “Crônica Negra” é perfeita! A obra é a que possui o humor mais ácido de todas as 23 tramas. Acompanhamos a jovem Ada Smith que está presa (o crime só é revelado no final) e narra suas desventuras.

Com a cabeça cheia de pensamentos “impuros”, a jovem conta a história de seus antepassados até chegar ao relato de seus próprios atos que a levaram à cadeia. A natureza do crime de Ada, o humor ácido e o formato da narrativa (totalmente em flashbacks)  se somam para entregar uma leitura inesquecível. Uma das melhores e mais surpreendentes histórias curtas que já tive o prazer de ler!

Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet (4)

A guerra também se apresenta como um cenário da HQ Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet

Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet é uma coletânea surpreendente que vai agradar em cheio os fãs de contos curtos e potentes. A obra é recheada de violência e de temáticas sexuais mas os grandes atrativos são a construção realista dos personagens e a deslumbrante arte de Jordi Bernet. O excelente texto inicial de Cesar Alcázar também é ótimo e traz uma contextualização que dá um outro “sabor” a leitura.

Honestamente? Uma leitura sem contra indicações e que é capaz de agradar pela sua versatilidade de narrativas e cenários. Simplesmente marcante e impecável!

Avaliação: Excelente!

Compre Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet clicando na capa abaixo! .

Noir de Enrique S. Abulí e Jordi Bernet Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade