Mulher-Maravilha Hiketeia traz uma das melhores aventuras da princesa amazona. Contando com roteiro de Greg Rucka e desenhos de J. G. Jones a história lançada em 2002 pela DC Comics mostra como a mitologia da personagem e seus antigos costumes podem ser explorados para criar uma trama que é uma verdadeira tragédia grega. Contando com a participação de Batman, a icônica HQ merece estar na estante de qualquer colecionador que aprecia o Universo da editora das Lendas.

Mulher-Maravilha Hiketeia chegou ao Brasil em 2002 em um especial da Panini Comics que conta com o arco inteiro. Para ler a saga basta você saber que nessa época Diana ocupava o cargo de embaixadora de Themyscira – como fez até o reboot promovido pelos Novos 52. Na versão apresentada pela história vemos uma Diana extremamente ligada a história de seu povo e  aos seus hábitos e costumes.

Mulher-Maravilha Hiketeia - O Ultimato 1

Mulher-Maravilha : Hiketeia é uma das melhores HQ´s da Princesa Amazona

A História de Mulher-Maravilha Hiketeia

Em Mulher-Maravilha Hiketeia a Princesa Diana diz uma frase que sintetiza muito bem a história da HQ. A Princesa diz que “tragédias gregas são sempre histórias insolúveis sobre o conflito entre os desejos pessoais e as exigências da sociedade…Todas as tragédias terminam igual”. Na história de Greg Rucka somos apresentados ao ritual antigo chamado de Hiketeia onde o suplicante abre mão de toda a sua honra e dignidade para pedir proteção para um outro indivíduo que é compelido a aceitar as súplicas. A violação da promessa de proteção é punida com selvageria.

Com base nesse ritual Rucka cria toda a sua história. Na trama somos apresentados a uma jovem que, por motivos misteriosos, está fugindo de Gotham City e de seu protetor. Com um golpe de sorte a jovem consegue desaparecer e escapar do Cavaleiro das Trevas que, obviamente, continua em seu encalço. A jovem, conhecendo o ritual, decide pedir abrigo a Mulher-Maravilha utilizando-se da Hiketeia. Com isso cria-se uma situação atípica onde dois grandes heróis estão em lados opostos e dispostos a não parar. Fica difícil, até o final da HQ, entender quem está certo na história – tudo isso por conta do mistério que envolve os crimes da jovem.

Mulher-Maravilha Hiketeia - O Ultimato 2

Mulher-Maravilha está disposta a proteger a jovem Danielle em HQ de Greg Rucka para a DC Comics

Toda a história de Greg Rucka em Mulher-Maravilha Hiketeia é extremamente fluída e veloz – temos a sensação de que poderíamos ter o dobro de páginas sem perder a intensidade e ritmo da história – o autor ainda tem um cuidado muito interessante ao conectar o início e o final da HQ de uma maneira bem interessante. O ritmo frenético e o mistério envolvendo a jovem Danielle, motivo da desavença entre Mulher-Maravilha e Batman, são os verdadeiros protagonistas e o autor não tenta em momento nenhum transformar a trama em um simples confronto entre dois heróis. A história é muito mais filosófica do que física.

Os desenhos de J. G. Jones abrilhantam as páginas da HQ e é muito satisfatório poder reencontrar uma Mulher-Maravilha sábia que é realmente imponente (bem diferente da feroz e desenfreada guerreira dos Novos 52). A trama ainda nos ajuda a mergulhar de cabeça na mitologia grega e temos páginas que são uma verdadeira aula e isso nos ajuda a entrar no clima da história e entender o real significado de Hiketeia para a personagem.

Mulher-Maravilha Hiketeia - O Ultimato 3

Batman e Mulher Maravilha se enfrentam em Mulher-Maravilha Hiketeia da DC Comics

Mulher-Maravilha Hiketeia é uma HQ diferente porque consegue ser filosófica e abordar temas menos superficiais sem perder o ritmo da história e sem restringir seu público. O embate entre a Princesa de Themyscira e o Cavaleiro das Trevas também é diferente por ocorrer em um nível muito menos físico do que o tradicional nesse tipo de confronto. Mas o que torna a HQ inesquecível mesmo é a representação da Mulher-Maravilha que é uma verdadeira sábia e guerreira que faz de tudo para dar o seu melhor ao mundo do patriarcado – na minha visão, a melhor representação da personagem. Espero que a HQ volte às bancas brasileiras em algum momento para que mais pessoas possam conhecer essa incrível história.

Quer conhecer outras HQ´s incríveis? Confira nossa série Baú de HQ´s e nossa matéria sobre as Melhores Mega Sagas dos Quadrinhos!

Mulher-Maravilha Hiketeia - O Ultimato 4

Avaliação: Excelente!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Matéria publicada originalmente em 01 de abril de 2019. Atualizada em 06 de maio de 2020.