A causa da morte, ocorrida na última segunda 24 em Houghton, Michigan, ainda é desconhecida

por Alexandre Baptista com informações via Bleeding Cool

Morre aos 58 anos Norm Breyfogle, icônico artista do Batman na década de 90 1

Norm Breyfogle foi um artista de histórias em quadrinhos que ganhou notoriedade principalmente por seu trabalho nos títulos do Batman entre 1987 e 1995. Seu traço, assim como o de outros artistas da época como Kelley Jones, imprimia novidade e marcou época no personagem.


Morre aos 58 anos Norm Breyfogle, icônico artista do Batman na década de 90 2

Norm Breyfogle – crédito: Bleeding Cool


Sua primeira publicação amadora aconteceu aos 17 anos na revista Batman Family – uma fan art enviada pelo correio. Trabalhou como desenhista e ilustrador técnico, tendo desenhado um manual de treinamento do Space Shuttle da NASA. Foi selecionado pelo New Talent Showcase da DC Comics em 1984.

Nessa mesma época, trabalhou em American Flagg para a First Comics e em uma história do Capitão América na Marvel Fanfare. Seu primeiro título mensal entre 1986 e 1987 foi em Whisper também da First Comics.

Após sua passagem pela First Comics, entrou para o time de desenhistas da Detective Comics (a HQ americana que publica histórias do Batman) e foi responsável pela co-criação dos vilões Scarface e o Ventríloquo em conjunto com Alan Grant em sua primeira história juntos. Foi o desenhista de Robin e, novamente junto com Alan Grant, lançou Batman: Shadow of the Bat em 1992. Nessa run eles criaram três personagens que logo se tornariam clássicos do cânone do Morcego: Jeremiah Arkham, Zsasz e Amígdala.

Também são dele as clássicas HQs Batman: Terror Sagrado (do selo “Túnel do Tempo” – Elseworlds) e a essencial origem de R’as Al Ghul, Batman: Nascimento do Demônio.

 

Morre aos 58 anos Norm Breyfogle, icônico artista do Batman na década de 90 3

O Nascimento do Demônio – A história de origem de R’as Al Ghul


Ele foi um dos fundadores do Ultraverso na Marvel, co-criando seu título mais popular, Prime e sendo proprietário de sua própria personagem, Metaphysique.

Após outro período na DC Comics, trabalhou ilustrando livros infantis, publicidade, escrevia prosa e poesia e, ainda, em editoras menores de quadrinhos, com as HQs "Of Bitter Souls" e "The Danger's Dozen", indo por fim trabalhar na Archie Comics.

Em 2011 se reuniu com Alan Grant para a DC Retroactive: Batman – The '90s, seguindo depois disso na série de quadrinhos digitais Batman Beyond Unlimited.

Norm Breyfogle sofreu um derrame em 2014, o que gerou uma grande movimentação dos colegas de profissão e angariação de fundos para ajudar a pagar seus cuidados. Esse foi um dos motivos para que a DC Comics reimprimisse seus trabalhos anteriores em volumes em capa dura na série Legends of the Dark Knight: Norm Breyfogle. O segundo volume deve ser publicado em novembro de 2018 nos EUA pela DC. Resta esperar que a Panini traga esse material em breve ao Brasil.

Morre aos 58 anos Norm Breyfogle, icônico artista do Batman na década de 90 4

Primeiro encadernado de Legends of the Dark Night: Norm Breyfogle, publicado pela DC Comics nos EUA.


Nosso respeito e admiração por esse grande artista seguem e nosso carinho é direcionado a seus parentes e amigos próximos.

 

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: