Mister No Revolução Vietnã é o pontapé da Sergio Bonelli Editore em uma releitura do clássico personagem criado pelo italiano Sergio Bonelli (alter ego literário Guido Nolitta) em 1975. Apesar de ter o nome conhecido por boa parte dos frequentadores de banca de jornal, Jerry Drake, assim como seu “parceiro” de editora Tex Willer, é desconhecido de boa parte dos leitores – que acabam focando mais em publicações da Marvel e da DC.

O bacana é que Mister No Revolução Vietnã é uma releitura que não demanda nenhum conhecimento prévio do personagem e os responsáveis, Michele Masiero e Matteo Cremona, fazem questão de criar uma obra que possa agradar qualquer fã de HQ´s de guerra ou aventura. A HQ chegou ao Brasil pela Panini Comics em 2019 reunindo o primeiro arco dessa releitura que se iniciou em 2018 na Itália.

.

Mister No Revolução: Vietnã - O Ultimato 1

clima de guerra é constante na trama de Michele Masiero em Mister No Revolução: Vietnã

.

A trama de Mister No Revolução Vietnã

.

Mister No Revolução Vietnã transforma um pouco o tradicional  Jerry Drake. Originalmente o personagem é um “bon vivant” veterano da 2ª Guerra que mora em Manaus (Brasil) e sempre participa das mais variadas aventuras. Ele é uma espécie de anti-herói e suas histórias nem sempre tem um “preto e branco” tão claro quanto em outras HQ´s da Bonelli. O que Michele Masiero faz é tirar o personagem do “conforto” de 1952 e trazê-lo para aquela que é considerada a guerra mais suja de todas: a Guerra do Vietnã.

Nesse primeiro volume de Masiero vemos dois momento do personagem: sua vida em Nova York antes de ser convocado para a Guerra e sua atuação na Guerra. Os dois momentos apresentam um bom nível de tensão por motivos diferentes mas são, obviamente, os momentos da Guerra que mais marcam a HQ  Mister No Revolução Vietnã.

.

Mister No Revolução Vietnã

Jerry Drake conhece a bela Maryann em Mister No Revolução: Vietnã

.

O mundo criado por Masiero e Cremona para essa releitura de Mister No é muito similar ao que os leitores do personagem já estão acostumados: decisões difíceis, pessoas e personagens complexos e sujeira. Na HQ Mister No Revolução Vietnã vemos a violência e as situações absurdas da Guerra ao mesmo tempo que entendemos que a “vida de civil” também tem muitas situações complexas e temas como as drogas acabam vindo à tona.

Para quem já conhece o Mister No, essa é uma excelente oportunidade de ver o personagem em um estilo Graphic Novel com uma narrativa que começa do zero mas respeita a essência do personagem. Para quem não conhece o personagem, essa é uma ótima oportunidade de ter acesso ao mesmo em um estilo mais comum: as graphic novels européias. A arte de Matteo Cremona ficou linda no formato gigante da Panini Comics e encaixa perfeitamente com os roteiros..

Mister No Revolução VietnãMatteo Cremona entrega lindas páginas em Mister No Revolução: Vietnã

.

Mister No Revolução Vietnã é uma história incrível que vai ser muito apreciada por aqueles que buscam uma história mais crua onde o herói nem sempre faz o certo e o próprio conceito de certo parece meio “cinza” – e o melhor: não demanda nenhum conhecimento prévio do personagem ou do universo dele (se você já conhece, vai perceber detalhes legais mas só). Com muita ação e situações interessantes, o leitor vai, facilmente, ficar vidrado na repaginação de Jerry Drake.

Obs. Se você quer entender porque o personagem é conhecido pelo estranho nome de Mister NO, essa HQ vai “explodir” a sua cabeça!

Fique ligado nas nossas colunas HQ´s Brasileiras e Baú de HQ´s para conhecer outros títulos interessantes!

.

Mister No Revolução: Vietnã - O Ultimato 2

Avaliação: Excelente!

.

Compre Mister No Revolução Vietnã com desconto clicando na capa abaixo!

.

Mister No Revolução: Vietnã - O Ultimato 3

.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: