Lost
Ano: 2004 à 2010 Emissora de TV: ABC
Estreia: 22 de Setembro Criador: Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof
Duração: 48 min/ep Elenco: Matthew Fox, Evangeline Lilly, Jorge Garcia, Josh Holloway, Terry O'Quinn, Naveen Andrews, Daniel Dae Kim e Yunjin Kim

Sinopse: “Um avião cai em uma ilha deserta e logo um grupo de passageiros precisa lutar para sobreviver. Liderados pelo médico Jack Shephard (Matthew Fox) e pelo misterioso John Locke (Terry O'Quinn). Com o passar do tempo, são reveladas informações sobre o passado dos sobreviventes eles irão descobrir que o local esconde perigosos segredos."

Júlio Ribeiro

Instagram | Facebook | Twitter

 

É complicado escrever ou falar sobre a série Lost, para quem assistiu na época em que os episódios eram lançados (assim como eu) a experiência é totalmente diferente de quem assisti hoje em dia, veja bem, eu disse diferente, em hipótese alguma, pior ou melhor.

Lost foi uma das primeiras séries que eu realmente acompanhei um episódio por semana (junto com 24 horas, House e Prison Break), acompanhei os hiatos, acompanhei a terrível "Greve dos Roteiristas" e principalmente acompanhei as resoluções e criações dos mistérios envolvendo a série, principalmente a ilha.
O primeiro episódio "Pilot" foi um divisor de águas para as séries de TV de todo o mundo, não apenas pela qualidade, lançado em 22 de setembro 2004 foi o episódio mais caro da história da televisão aberta, tendo custado entre US$ 10 e 14 milhões.

A narrativa da série nas primeiras temporadas segue a estrutura básica de flashback, praticamente cada episódio é focado em um sobrevivente diferente do voo Oceanic 815, ou seja, ao mesmo tempo que vemos como os sobreviventes estão lidando com a ilha e seus mistérios, vamos descobrindo mais sobre a vida de cada um deles e principalmente o porquê deles estarem no avião.
Lost consegue prender o telespectador de várias maneiras diferentes, mas o mistério é o principal ingrediente para a série se tornar o fenômeno que se tornou. Aos poucos vamos descobrindo que coisas estranhas acontecem na ilha, monstros parecem habilitar aquele local, outras pessoas moram na ilha, objetos estranhos são encontrados e cada vez mais e mais vamos ficando curiosos para entender o que de fato está acontecendo.

Fenômeno de crítica e público, elenco forte e carismático, mistérios em cima de mistérios, alto investimento (Lost foi durante muitos anos umas das séries mais caras já produzidas, principalmente dos canais abertos da TV americana, até Game of Thrones começar a esbanjar dinheiro, mesmo pertencendo a um canal fechado, HBO), tudo isso alinhado de forma perfeita, torna Lost umas das melhores séries que eu já assisti na minha vida.

A qualidade inquestionável da série, torna Lost uma série atemporal, mas, em minha opinião, perde um pouco seu encanto quando maratonada, o legal é pensar em cada episódio, ver o mistério se resolvendo e mais alguns sendo criados, é uma série para assistir com calma e principalmente prestando atenção nos mínimos detalhes.

Muito consideram o final horrível, eu confesso que gostei muito, achei digno e principalmente coerente com toda a história contada ao longo das seis temporadas. Obs.: Eles não estavam mortos!

 

Lost - O Ultimato 1Avaliação: Excelente