Ultimato do Bacon

Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq – O Ultimato

Em 8 de Dez de 2023 3 minutos de leitura

A HQ francesa de 2014 é uma verdadeira viagem que nos leva em um passeio que vai desde as frias prisões soviéticas até as ruas de Nova Iorque. Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq conta a história de Pavel, um imigrante russo que é tatuador e colabora com a polícia por conta de suas incríveis habilidades artísticas – ótimas para retratos falados e afins. 

A narrativa, que se desenrola em 88 páginas, mostra o passado de Pavel ao mesmo tempo que mostra a cidade de Nova Iorque sendo ameaçada por um serial killer conhecido como “Mau Velinho”. Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq chegou ao Brasil em 2021 em uma bela edição capa dura pela Editora Comic Zone.

Dica para o leitor: Se você é fã da temática de assassinos seriais, vale conferir também a HQ Maníaco de Nova York de Elliott Kalan e Andrea Mutti

O jovem Pavel sofre em uma prisão soviética na HQ Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq

A Trama da HQ Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq

A obra de Jerome Charyn e François Boucq é aquele tipo de narrativa que se divide – de forma bem clara – em dois momentos: passado e presente do protagonista Pavel. O fascinante é que o passado e o presente se entrelaçam de forma perfeita e quanto mais lemos mais entendemos o protagonista e sua forma de agir. Importante dizer também que o final é surpreendente e vai por um caminho difícil de ser concebido pelo leitor – o que é ótimo.

Pavel é um tatuador russo extremamente talentoso que mora em Nova Iorque. A habilidade do protagonista é tanta que ele contribui frequentemente com a polícia em retratos falados e afins – e o momento atual é de tensão. Um serial killer conhecido como “Mau Velhinho” está matando jovens moças e cometendo crimes sexuais. Seu apelido “diferente” vem de sua assinatura: um gorro de papai noel deixado nos locais de crime.

Pavel vira o tatuador oficial de um chefão do crime na HQ Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq

Enquanto o presente é marcado pela tensão que um serial killer gera, o passado é um verdadeiro inferno. A história de Pavel e sua família está ligada a uma prisão soviética, um gulag siberiano, onde ele aprendeu mais sobre o ofício de tatuar e se tornou o homem que é hoje. Esse passado é recheado de cenas marcantes e de violência e a frieza que o personagem demonstra em certas passagens é totalmente justificada pelos seus traumas.

Além do protagonista marcante, Little Tulip traz também uma cultura muito rica que gira ao redor de desenhos, tatuagens e afins.

Essa celebração da arte se torna, em dados momentos, até mística e ser um tatuador em um gulag é uma responsabilidade séria que pode levar um jovem à morte ou aos holofotes.

O ritmo narrativo que Jerome Charyn e François Boucq impõem na obra é ágil e a sensação é de que lemos mais do que 88 páginas por conta da quantidade de informações que são passadas. Tudo muito bem feito de forma que é praticamente impossível parar a leitura antes de seu surpreendente final.

O jovem Pavel é espancado por guardas em Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq

O passado de Pavel é fascinante e é inegável que esse relato é o que torna a obra especial. Apesar do serial killer, a trama que se passa em Nova Iorque é mais morna (difícil comparar com a brutalidade de uma prisão soviética..) e por isso mesmo é uma grata surpresa quando vemos passado e presente se misturando em um final que cresce o tom e escala os acontecimentos.

A sensação que temos é que a temperatura “morna” do relato do presente é proposital para gerar contraste com o passado e é no encontro dos dois ”tempos” que o ritmo muda e tudo fica mais assustador e violento. Simplesmente sensacional!

Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq é uma HQ francesa diferenciada que traz um protagonista que é capaz de nos gerar sentimentos mistos no começo. As revelações do seu passado nos ajudam a criar empatia com o mesmo e isso faz total diferença na leitura. Acontecimentos interessantes, uma cultura aprofundada em seus conceitos e agilidade narrativa fazem a leitura ser marcante. 

Uma jornada inesperada que tem tudo para agradar os leitores que são fãs de histórias com profundidade emocional, ação e muitas reviravoltas. Impecável.

Avaliação: Excelente!

Compre Little Tulip de Jerome Charyn e François Boucq Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade