A dupla responsável por Carniça volta agora com Lama, uma história de horror lovecraftiano com pitadas de ficção histórica e folclore

por Alexandre Baptista

Tragédia de Mariana é inspiração para nova HQ de terror de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo 1

 

Inspirada em uma das maiores tragédias ecológicas já ocorridas no Brasil, LAMA, a nova HQ da dupla Rodrigo Ramos (Medo de Palhaço, Narrativas do Medo) e Marcel Bartholo (Insubstituível, O Santo Sangue) chega em dezembro, estreando o selo Carniça Quadrinhos.

A história se passa em uma cidadezinha assolada por um terrível desastre ambiental onde seus habitantes lutam para recuperar suas vidas e manter a sanidade. Jorge, um pequeno agricultor em uma terra morta; e Maya, dona de uma pousada à beira da falência, resistem bravamente à desolação e desesperança em um cenário coberto de lama e perante uma terrível força ancestral que desperta para cobrar o preço pela destruição de seu local de repouso. O que sobra quando destruímos tudo, lá fora e dentro de nós mesmos?

 

Tragédia de Mariana é inspiração para nova HQ de terror de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo 2


“Dizem que uma boa obra de terror reflete os medos de sua época e LAMA faz isto com excelência”, diz Rodrigo Aragão, diretor de A Mata Negra. Com um clima assumidamente inspirado no horror lovecraftiano, LAMA combina o forte e marcado traço de Bartholo com a inteligente mistura entre a ficção histórica e o folclore explorados por Ramos.

“A ideia original surgiu como um conto sobre um agricultor que encontra um monstro aquático em sua horta após os rios da região serem tomados por lama. Conforme pesquisava material para o background da história, a coisa foi ficando cada vez maior e decidimos transformar em uma história em quadrinhos. Encontrei relatos da época do Brasil colonial sobre confrontos com esta criatura, que foram inseridos na história, assim como a lendária primeira bandeira brasileira que desapareceu em algum lugar no caminho de Peabiru. Tudo isso acabou entrando na história de forma orgânica”, conta Rodrigo Ramos.

Após a recepção positiva de Carniça, primeiro trabalho da dupla, LAMA marca um novo passo para ambos: o selo Carniça Quadrinhos, fundado pelos autores para publicar suas futuras histórias de horror.

“Nosso primeiro trabalho juntos foi muito bem recebido pelos leitores e com isso decidimos continuar lançando uma história em quadrinhos de terror por ano, ou mais se o orçamento e a agenda permitirem. A ideia de criar um selo para publicar estas histórias veio para reforçar a identidade do nosso trabalho e facilitar a identificação do nosso público”, explica Marcel Bartholo.

LAMA tem 48 páginas em preto e branco no formato europeu (21×28 cm) em papel couché fosco. O lançamento oficial ocorre durante a CCXP 2018, que acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro. Durante o evento, os artistas estarão na mesa G37 do Artist’s Alley.

 

Tragédia de Mariana é inspiração para nova HQ de terror de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo 3

LAMA

Roteiro: Rodrigo Ramos
Arte: Marcelo Bartholo
Formato: 21 x 28 cm
Características: 48 páginas, P&B, papel couché fosco
 
Lançamento Oficial – CCXP 2018
6 a 9 de dezembro
Mesa G37 – Artist’s Alley
 
Maiores Informações:
 
 
Leitura sugerida:
 
Tragédia de Mariana é inspiração para nova HQ de terror de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo 4
 
Tragédia de Mariana é inspiração para nova HQ de terror de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo 5
 
 
Confira a entrevista do Sobrecapa com Marcel Bartholo sobre O Santo Sangue:

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: