Ultimato do Bacon

Jonah Hex Oeste Sombrio – Baú de HQs

Em 29 de Set de 2020 3 minutos de leitura
Jonah Hex Oeste Sombrio

Jonah Hex Oeste Sombrio é uma HQ diferente do pistoleiro deformado da DC Comics. A HQ traz uma abordagem mais sobrenatural do velho oeste e aqui temos uma pitada bem forte de humor negro combinado com cenas completamente absurdas.

Jonah Hex Oeste Sombrio foi uma minissérie em 3 edições escrita por Joe R. Lansdale e lançada originalmente em 1999 com o nome “Jonah Hex: Shadows West”. No Brasil a HQ foi lançada em edição única pela editora Opera Graphica em 2003 – infelizmente em preto e branco.

Jonah Hex Oeste Sombrio

Arte promocional da HQ Jonah Hex Oeste Sombrio já nos dava uma noção do que esperar

A trama de Jonah Hex Oeste Sombrio de Joe R. Lansdale

O Jonah Hex de Lansdale é consideravelmente diferente do personagem que figura normalmente nas HQ´s – tanto fisicamente quanto emocionalmente. Aqui o pistoleiro usa um cabelo mais longo e sua cicatriz ganha ares diferentes (fique tranquilo! Ele continua feio!) e o personagem em si é mais “esquentado” e desprendido que o normal. O clima é realmente de terror e de humor negro – diferente do habitual, que nos traz um clima mais mórbido.

A história de Jonah Hex Oeste Sombrio começa com o pistoleiro sendo julgado por um juiz beberrão dentro de um saloon. A trama não explicita com todas as letras mas aparentemente Hex perguntou quanto uma moça cobrava por seus “serviços” e os irmãos não gostaram – e obviamente isso terminou mal para ele. A violência escalona depois do julgamento, que termina com Hex sendo absolvido, e o restante da família tenta se vingar. No decorrer desses eventos vemos muitas mortes e o pistoleiro deformado recebe a ajuda de um anão que é um excelente atirador: Tom Grandão.

Jonah Hex Oeste Sombrio

Tom Grandão ajuda Hex em Jonah Hex Oeste Sombrio

Depois desse começo “animado” a história de Joe R. Lansdale nos leva a um cenário pouco esperado: Hex se une a Tom Grandão em um “circo” de shows e aberrações: o Buffalo Will Show (quaaase o nome que você imaginou!). Logo Hex descobre que uma índia teve um filho “diferente” e que ela era maltratada pelo restante da trupe. Se unindo a única pessoa que via a situação com maus olhos, um índio que o pistoleiro já conhecia, o caçador de recompensas abandona a trupe e foge com a índia e seu filho que é “metade urso”. A partir desse ponto, a trama vira uma perseguição e dessa vez Hex e Tom Grandão estão em lados opostos.

Jonah Hex Oeste Sombrio cria personagens caricatos a todo momento e faz questão de que tenhamos a sensação de que tudo é um pouco meio surreal e absurdo – não espere realismo da HQ de Lansdale. Apesar disso, a sensação é de que o clima é sempre hostil – qualquer um pode atirar a qualquer momento. Para que você tenha noção: em dado ponto da HQ, Jonah Hex se desentende com um caçador de recompensas rival (que também faz parte do show) e após surrá-lo, ele enfia a pistola do pistoleiro no ânus do mesmo – é esse o nível de surrealismo!

Jonah Hex Oeste Sombrio é uma das diversas histórias que Joe R. Lansdale escreve para o pistoleiro da DC Comics. A trama e o clima sempre vão pelo caminho do terror – com boas doses de humor negro – e trazem elementos místicos e assustadores que se combinam em situações absurdas. A HQ, infelizmente uma das poucas do Hex de Lansdale no Brasil, mostra uma outra abordagem para o universo do pistoleiro que passa a ser mais brutal e absurdo do que antes. Uma boa pedida para os amantes de um Western menos “limpo e brilhante” e os que querem ver um Hex diferente (que não seja no futuro Mad Max porque essa ideia nós sabemos que foi péssima!).

Quer ver outras HQ´s marcantes? Confira nossa coluna Baú de HQ´s.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade