Ultimato do Bacon

James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters – O Ultimato

Em 13 de Jul de 2023 3 minutos de leitura

A famosa criação do autor Ian Fleming ganhou uma excelente adaptação para as HQs em James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters. A HQ de 2015 foi lançada pela Dynamite Studios e traz uma história completa e fechada do mais famoso espião do mundo. Se você não é familiarizado com o universo do personagem, não se preocupe! A história te entrega todos os elementos necessários para que você curta a narrativa proposta.

James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters chegou ao Brasil em 2017 em uma edição capa dura do selo Prime Edition da Mythos Editora contando com 180 páginas coloridas. Infelizmente a segunda e última aventura criada pela dupla Ellis e Masters nunca saiu no país.. Isso não é um problema já que a aventura trazida é completa e se fecha mas fica aquele “gostinho de quero mais..”.

James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters (1)

O protagonista tem que lidar com vilões marcantes na HQ James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters

A Trama da HQ James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters

O agente 008 está morto e Bond parte em busca de vingança no começo da narrativa proposta por Ellis. O objetivo é rapidamente alcançado e a trama principal começa de verdade quando o 007 é forçado pelo MI6 a assumir os casos em aberto de seu antigo colega de trabalho. Um caso aparentemente simples relacionado a uma droga com características específicas logo se mostra perigoso e cheio de nuances.

A investigação leva Bond à Alemanha e é lá que a trama esquenta e começamos a conhecer os vilões da história. Não vou dar spoilers mas é muito interessante ver que Warren Ellis e Jason Masters conseguiram trazer antagonistas marcantes e que são capazes de gerar perigo real para o protagonista. Desde perigo físico até bons planos que deixam Bond sem saber o que fazer.

James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters (2)

Cenas que parecem tiradas de filmes são comuns na HQ James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters

Além de trazer vilões interessantes, a HQ claramente se esforça para manter um ritmo frenético e para isso não economiza na ação. Para diferenciar o trabalho de outras obras de temática similar, vemos  Ellis e Masters se utilizarem de ângulos e recursos pouco comuns nas HQs. O close detalhista em movimentos “menores” parece saído do cinema enquanto o “raio x” que mostra o efeito de uma pancada específica no corpo gera uma reação diferente do leitor com as cenas de ação (me peguei pensando “eita, deve ter doído isso aí” algumas vezes por conta do recurso).

Cenas de ação boas e em abundância, vilões convincentes, uma trama interessante.. Mas e o protagonista? Se você estava na dúvida se a versão em quadrinhos de Bond funciona, pode ficar tranquilo!

O personagem tem o charme e o humor ácido dos filmes e é tão letal quanto sua versão das telonas. Para exemplificar, cito uma sequência de ação na qual ele está em um “navio” abandonado e vemos ele tendo que lidar com muitos “capangas”. A cena é perfeita e poderia facilmente estar em um dos filmes!

A inspiração nas telonas é tanta (e tão nítida) que a HQ tem até aquela sequência de abertura inicial com uma ótima cena de ação seguida pelos créditos. Um prato cheio para os fãs!

Uma espécie de “visão raio x” mostra ao leitor a consequência das cenas de ação em James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters

Na minha visão o grande desafio de uma HQ de Bond é conseguir dar a mesma um ar autêntico que a diferencie de outras obras de ação – afinal ninguém quer um 007 genérico, certo? É muito bom dizer que em James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters isso é alcançado com tranquilidade.

Os coadjuvantes favoritos dos fãs, como M e Moneypenny, tem espaço na trama e do ponto de vista gráfico a HQ faz de tudo para inovar e criar uma espécie de “identidade própria”. O plano do vilão e sua construção em si também funcionam bem e apresentam perigos reais para o agente secreto. As cenas de ação são incrivelmente bem construídas e sua constância faz com que o ritmo da HQ seja frenético do jeito que os amantes desse universo gostam.

Se você é fã de Bond, a HQ deve te agradar em cheio! Se você não conhece ou se relaciona muito com esse universo, me arrisco a dizer que nessa obra você vai encontrar uma boa história de ação que talvez te deixe animado para maratonar os inúmeros filmes do personagem (e quem sabe se aventurar nos livros!).

Uma boa leitura. Esperamos que em algum ponto a segunda aventura também chegue ao país!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters Clicando na Capa Abaixo:

James Bond 007 VARGR de Warren Ellis e Jason Masters Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade