Homem de Ferro (Iron Man)
Ano: 2008 Distribuição: Paramount Pictures
Estreia: 29 de Julho

Direção: Jon Favreau

Roteiro: Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum, Matt Holloway

Duração: 126 Minutos  

Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow

Sinopse: “Tony Stark é um industrial bilionário e inventor brilhante que realiza testes bélicos no exterior, mas é sequestrado por terroristas que o forçam a construir uma arma devastadora. Em vez disso, ele constrói uma armadura blindada e enfrenta seus sequestradores. Ao voltar para os EUA, Stark aprimora a armadura e a utiliza para combater o crime.”

 

 

João Pedro Maia

O filme que começou tudo, o momento em que a Marvel deu seu primeiro passo em direção ao seu universo compartilhado. De lá pra cá foram lançados mais de 20 filmes, e cronologicamente falando, Homem de Ferro perdeu seu posto como o primeiro filme, mas ele ainda continua sendo um dos melhores filmes de origem deste universo.

Quando os tempos eram mais simples, Tony Stark era um gênio criador de armas, assim como seu pai havia sido antes dele. É durante o lançamento de sua mais nova arma que ele é sequestrado por uma organização terrorista conhecida como os Dez Anéis e forçado a construir armas para eles. Durante esse tempo, ele conhece Ho Yinsen, que o ajuda não somente a sobreviver, mas também a construir a primeira versão de sua armadura. Seu tempo como prisioneiro cria em Stark a noção de que ele deve abandonar a criação de armas e também o coloca no caminho para se tornar o Homem de Ferro.

Nesse filme também somos apresentados a Pepper Potts, assistente de Tony e eventual interesse romântico, uma das pessoas que apoia Tony, junto com Happy Hogan, o desastrado motorista e amigo, além do Coronel James Rhodes, que também tem um maior papel nos filmes seguintes (afinal está é a origem do Homem de Ferro). É aqui que pela primeira vez vemos Phil Coulson, que a princípio poderia parecer apenas um alívio cômico: um homem de terno correndo atrás de Stark para falar com ele em nome de uma tal Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão. O que parecia ser só uma “gag” do filme e que na verdade indicava o começo de algo muito maior.

Como vilão, temos o normalmente esquecido e subestimado Obadiah Stane, o melhor vilão da trilogia do Homem de Ferro. Inicialmente um aliado próximo de Tony, servindo como mentor e figura paterna, a traição que ele inflige ao jovem herói em nome de sua própria ganância é digna de nota.

Ao final do filme, temos a primeira das agora costumeiras e aguardadas cenas pós-créditos, a cena que conta com Samuel L. Jackson dizendo as palavras que sempre esperamos ouvir, mesmo que não tivéssemos essa noção ainda.

 

 

Avaliação: Ótimo!

 

 

 

Trailer

 

Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame) estreia em 26 de abril. Para conferir os 21 filmes do MCU antes disso, basta assistir um por dia! A ordem correta, sugerida pelos irmãos Russo (diretores do longa) já está aqui, no nosso GUIA DEFINITIVO MCU – SAGA DO INFINITO!

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon