Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)
Ano: 2013 Distribuição: Paramount Pictures
Estreia: 03 de Maio

Direção: Shane Black

Roteiro: Drew Pearce, Shane Black (roteiro); baseado na mini-série "Extremis" escrita por Warren Ellis, arte de Adi Granov

Duração: 130 Minutos  

Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Guy Pearce, Ben Kingsley

Sinopse: “Depois de um inimigo reduzir o mundo de Tony Stark a destroços, o Homem de Ferro precisa aprender a confiar em seus instintos para proteger aqueles que ama, especialmente sua namorada, e lutar contra seu maior medo: o fracasso.”

 

 

João Pedro Maia

Inaugurando a segunda fase do UCM e encerrando os filmes solo do ferroso, Homem de Ferro 3 coloca Tony Stark em uma situação difícil. Apesar de toda sua bravata nos filmes anteriores a respeito de sua própria capacidade de “privatizar a paz” ele não pode prever o que viria. Um deus liderou um exército alienígena contra a terra. Phill Coulson está morto. O próprio Stark quase se sacrificou para salvar o mundo, e isso custou caro para o “playboy, milionário e filantropo”.

Depois da Batalha de Nova York, Tony agora tem Transtorno de Estresse Pós-Traumatico que se reflete em sua criação incessante de novas armaduras para se proteger e proteger aqueles que ama. Quando surge o terrorista conhecido como Mandarim e um de seus ataques coloca em risco a vida de Happy, motorista e amigo de Stark, ele se coloca contra o vilão e acaba pagando o preço.

O filme ainda que seja o mais odiado da franquia por algumas pessoas (talvez até do UCM) tem diversos erros de execução (sim estou falando do famigerado plot twist pelo qual ninguém realmente esperava e ninguém fazia questão), merece aplausos por ser uma parte importante da construção do arco de Tony Stark como personagem da trama do UCM. Aqui vemos plantadas as sementes do que ele fará a seguir, e como seus próprios medos acabam o levando a uma direção que talvez não fosse a ideal. Da mesma forma, é dos erros do seu passado que surge o principal vilão do filme: alguém motivado não só pela ganância, mas também pelo desejo de se provar superior ao Stark.

O Coronel James Rhodes retorna agora renomeado como Patriota, trajando uma armadura com as cores da bandeira dos EUA para simbolizar ainda mais sua aliança com o governo. Outra que retorna é Pepper Potts, agora noiva de Stark. Um dos motivos de maior reclamação contra o filme foi também a ausência dos demais vingadores, mas nenhum deles poderia realmente acrescentar muito a trama já abarrotada e confusa.

Muito provavelmente você já viu o filme e não pensa em dar uma nova chance pra ele, ou talvez não tenha visto em resposta aos comentários extremamente negativos. Não estou aqui para provar que o filme é bom, mas talvez ele mereça ser reassistido, não como um bom filme do UCM, mas como um passo importante na evolução de Tony Stark.

 

 

 

Avaliação: Regular

 

 

 

Trailer

 

Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame) estreia em 26 de abril. Para conferir os outros 21 filmes do MCU antes disso, basta assistir um por dia! A ordem cronológica, sugerida pelos irmãos Russo (diretores do longa) já está aqui, no nosso GUIA DEFINITIVO MCU – SAGA DO INFINITO!

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon