Ultimato do Bacon

Homem-Borracha (Renascimento)

Em 11 de Mai de 2019 3 minutos de leitura

por Lucas Souza

 

Gail Simone e Adriana Melo voltam a formar uma dupla para trazer ao Universo DC Renascimento o Homem-Borracha. O personagem, que estreou em 1941 nas páginas da “Quality Comics” #1, ainda não tinha tido sua origem definida nesse novo momento da editora, chegando então em uma aventura solo que restabelece o seu status quo.

A história foi originalmente publicada em “Plastic Man” #1 – #6 em 2018 finalizando em janeiro de 2019. Aqui no Brasil a Panini Comics trouxe a minissérie completa em encadernado chamado “Homem-Borracha”.


Homem-Borracha mostra toda a extensão dos seus poderes nos roteiros de Gail Simone

 

“Homem-Borracha” de Gail Simone acerta em cheio no formato da história. Ao invés de contar a típica história de origem em linha do tempo linear, ela nos apresenta a um Eel O´Brian com pinta de malandro e trambiqueiro que está descobrindo seus poderes e usando-os para acertar as contas com seu passado. A roteirista nos introduz no universo perverso e underground de O´Brian e mostra bem que seu jeito fanfarrão, bem como suas piadas, são uma forma de esconder sua insegurança e a vergonha que o personagem sente por seus atos passados. Tudo isso é feito de uma forma divertida e leve onde as expressões do Borracha são o principal indicador de seus sentimentos (rapidamente escondidos por suas atitudes engraçadinhas).

Outra grande diversão da HQ são as transformações do Homem-Borracha. Gail Simone acerta nas referências que vão desde O Senhor dos Anéis passando por Transformers e chegando a personagens da Marvel. O humor de O´Brian está no tom certo que os fãs do personagem se recordam e ele consegue ir de engraçado a irritante bem rápido – se você se pegar torcendo pelos vilões em algum momento, você não está só (o personagem lembra muito o antigo desenho do Pica-Pau, onde o personagem era beeeem irritante). A roteirista ainda acerta ao dar a ele uma relação de pai e filho com uma criança que surge logo no começo da história – o que ajuda demais a percebermos o amadurecimento do herói e sua vontade de mudar.

 


Irreverente e irritante continuam sendo características do Homem-Borracha na nova minissérie do personagem

 

Infelizmente, Gail Simone erra feio ao estabelecer a ameaça da minissérie. O que começa como um interessante mistério acaba perdendo todo o senso de urgência e a autora não soube mostrar o quanto os vilões utilizados são um grande desafio. Nesta questão, me pareceu que Simone não soube diferenciar o tom brincalhão e bobão do Homem-Borracha do tom sério de seus inimigos – e infelizmente tudo vira uma grande galhofa. É realmente uma pena pois poucas vezes vi o personagem ser abordado de forma tão íntima e divertida. Os coadjuvantes, à exceção da criança que se intitula “Príncipe Suave”, também não conseguem mostrar muito carisma e adicionam muito pouco a história.

Apesar de estabelecer o Homem-Borracha para uma nova era da DC Comics, a HQ termina não conseguindo sair do lugar comum e se destacar como uma grande leitura. Para os fãs de Eel O´Brian a minissérie funciona melhor devido ao carinho e saudade que temos de explorar mais o universo desse interessante personagem.

Para aqueles que estão conhecendo ou tendo o primeiro contato com o Homem-Borracha, a história pode dar a sensação de que ele só funciona como integrante de equipe e não passa de um fanfarrão cujas histórias não podem ser levadas a sério. Em próximas oportunidades, vale prestar mais atenção à ameaça que o roteiro se propõe a entregar e como diferenciar o tom dessa ameaça do tom caricato e brincalhão do herói.

 

 

Avaliação: Bom

 

Compre a Hq clicando na imagem abaixo! 

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade