Confusão que misturou duas notícias distintas se alastrou pelas redes sociais e noticiou a suposta morte do cineasta japonês

por Alexandre Baptista

Hayao Miyazaki não está morto, mas Miyazaki de fato morreu 1

 

Na era do tempo real, a velocidade na informação é algo crucial para sites de notícias, blogs e páginas em geral de uma forma muito mais robusta do que em outros tempos. No entanto não são raros os deslizes que, em função das redes sociais, acabam se alastrando como fogo em palheiro seco, especialmente quando a notícia envolve alguma celebridade ou figura querida do público em geral. Isso sem falar das fake news propositais.

Foi aquele o caso de uma notícia do Jornal de Notícias de Portugal durante o dia de ontem, 28 de Novembro, a respeito da suposta morte de Hayo Miyazaki, cineasta e animador japonês conhecido por seu trabalho à frente do Studio Ghibli, responsável por títulos como O Castelo Animado, Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro, Ponyo, Porco Rosso e A Viagem de Chihiro.

 

Hayao Miyazaki não está morto, mas Miyazaki de fato morreu 2

Hayao Miyazaki e alguns de seus trabalhos à frente do Studio Ghibli.


 

Confundindo e misturando duas notícias diferentes, a nota cuja manchete estampava “Faleceu Hayao Miyazaki, génio da animação” foi retirada do ar durante o dia. Os posts nas redes sociais, no entanto, prosseguiam uma vez que o título seguia ativo nas buscas e nas próprias publicações pessoais dos usuários, comprovando um dado curioso: a maioria das pessoas sequer clica nos links para conferir os conteúdos e compartilha “notícias” sem sequer conferir o que estão lendo.

As duas notícias originais que podem ter originado a confusão são diferentes no entanto. A primeira, obtida através de release de imprensa da Fathom Events, trata do lançamento do trailer norte-americano de Never-Ending Man: Hayao Miyazaki (Owaranai Hito Miyazaki Hayao), documentário para a televisão da NHK de 2016 sobre o autor que, em uma programação especial, estará em 500 salas de cinema nos EUA nos dias 13 e 18 de dezembro.

Hayao Miyazaki não está morto, mas Miyazaki de fato morreu 3

Poster de Never-Ending Man: Hayao Miyazaki de 2016 que estará em exibição nos cinemas dos EUA em dezembro.


 

A segunda, via Nikkan Sports, fala realmente da morte de Miayazaki. O roteirista e diretor Akira Miyazaki, curiosamente também famoso por seu trabalho com animação, faleceu aos 84 anos no último domingo, 25 de novembro, vítima de câncer na vesícula biliar. O funeral será realizado hoje, quinta-feira 29 de novembro.

 

Hayao Miyazaki não está morto, mas Miyazaki de fato morreu 4

Akira Miyazaki, falecido aos 84 anos no último domingo 25, vítima do câncer. À direita, cena de Araiguma Rasukaru (Rascal, O Guaxinim). [crédito: @JorgeColl]


 

Akira Miyazaki escreveu os roteiros de seis filmes da longa série Otoko wa Tsurai yo e fez sua estréia na direção em 1971 com o filme Naite Tamaru ka. Ele escreveu roteiros para vários animes incluindo Araiguma Rasukaru, Perrine Monogatari (A História de Perrine), As Aventuras de Tom Sawyer, Kaitō Lupin – 813 no Nazo, Yuki, O Mágico de Oz, entre muito outros.

 

Curiosamente, uma outra notícia, esta do Japan Times, também trazia o nome Miyazaki envolvido: desta vez no distrito de Miyazaki no Japão, onde 7 pessoas foram encontradas mortas. A polícia suspeita de assassinato.

Hayao Miyazaki não está morto, mas Miyazaki de fato morreu 5

Uma imagem aérea mostra a cena na aldeia japonesa de Takachiho, onde sete pessoas morreram. [crédito: The Asahi Shimbun via Getty Images]


 

A confusão ocasionada neste caso não teve graves repercussões e esse tipo de deslize pode acontecer com qualquer pessoa ou veículo. No entanto, simplesmente clicar na notícia, em vez de ficar somente na leitura da manchete, conferindo se ela é verdadeira, se houve alguma atualização no conteúdo ou se é apenas uma piada de mau gosto já poupa bastante tempo e constrangimento na maioria das vezes. O ideal em todos os casos é sempre checar as fontes antes de compartilhar qualquer notícia.

 

 


Trailer
 
 
 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: