Gremlins
Ano: 1984 Estúdio: Warner Bros.
Estreia: 08 de Junho   Diretor: Joe Dante
Duração: 106 min Elenco: Zach Galligan, Phoebe Cates, Hoyt Axton e Howie Mandel

Sinopse: “Um vendedor de utensílios está à procura de um presente especial para seu filho e encontra um em uma loja em Chinatown. O lojista está relutante em vender-lhe o Mogwai, mas vende, sob a condição de que a criatura nunca pode ser exposta à luz, água ou alimentada após a meia-noite. Tudo isso acontece e o resultado é um bando de gremlins que decidem destruir a cidade na véspera de Natal.”

João Pedro

“Não exponha a luz do sol, não deixe que se molhe e não alimente após a meia noite”. Muitas pessoas devem estar familiarizadas com estas três regras de ouro (inclusive muitas sempre têm que dizer “ah, mas é sempre depois da meia noite”) quando se está lidando com Mogwai (termo cantonês para monstro).

“Gremlins” são criaturas surgidas das histórias da Segunda Guerra Mundial, que diziam ser responsáveis por sabotarem os aviões, daí sua natureza caótica. Ainda que o gremlin original Gizmo seja extremamente pacifico, suas cópias apresentam uma natureza muito mais selvagem.

O filme teve sucesso em sua época de lançamento, entretanto gerou controvérsia quanto a sua classificação indicativa. Seu misto de terror e comédia não justificavam uma alta classificação, entretanto algumas mortes que ocorrem no decorrer do filme levaram a criação da categoria “PG-13”. O sucesso foi tanto que garantiu uma sequência lançada em 1990 com o título de Gremlins 2: A Nova Geração.

A trama do filme assim como muitos outros da época não foge muito ao que já estava previsto na sinopse: enquanto Randall Peltzer (Hoyt Axton) procura por um presente para seu filho, ele encontra uma misteriosa loja em Chinatown, onde um vendedor ganancioso lhe vende a criatura conhecida por mogwai, mesmo contra a vontade de seu avô que adverte quanto a natureza da criatura. Batizando o pequeno monstro de Gizmo, ele o entrega aos cuidados de seu filho Billy (Zach Galligan), lhe passando as três instruções básicas.

A partir de um acidente com água, surgem novos gremlins liderados por Faixa, que apresentam um comportamento diferente de Gizmo, utilizando sua astucia e malicia para que Billy os alimente após a meia noite, passando por uma metamorfose e se tornando as criaturas verdes que conhecemos.

O filme como eu mencionei anteriormente é um misto de terror e comédia. Uma vez que os gremlins tenham se transformado, eles se espalham pela cidade espalhando o caos de maneira completamente aleatória, fazendo com que ao mesmo tempo ocorram algumas situações cômicas e também mortes exageradas. A partir desse ponto, vemos o protagonista auxiliado por sua namorada Kate Beringer (Phoebe Cates) percorrer a cidade sitiada buscando uma maneira de conter os gremlins.

Quanto aos atores, eles entregam uma performance estável, digna de filmes daquela época. Não estou dizendo que os filmes ou os atores da época eram ruins, apenas pareciam diferentes. O roteiro ainda que simples, sem grandes reviravoltas garante um filme divertido o bastante para uma tarde de sábado preguiçosa. O que não é para menos visto que o filme foi escrito por Chris Columbus e produzido por Steven Spielberg, verdadeiras lendas do entretenimento.

 

Gremlins - O Ultimato 1

Avaliação: Bom