Enen No Shouboutai ou simplesmente Fire Force é um mangá estilo shonen escrito e ilustrado por Atsushi Ohkubo (criador de Soul Eater) que transporta o leitor para um mundo destruído após um cataclismo de fogo e que tenta se reerguer sob os pilares da fé. Sem deixar de lado, é claro, a frenética mistura de lutas, pancadaria, diversão, mistério e chamas infernais.

O Ultimato do Bacon fez um review que analisa a história de Shinra Kusakabe e sua jornada para se tornar o herói da 8ª Brigada de Incêndio, lutando contra as forças maléficas de um mundo piromaníaco. Vem conosco nessa dica quente!

.

Fire Force – O Ultimato

.

Sinopse em Chamas

.

No ano 198 da Era Solar, brigadas de incêndio especiais são criadas para manter a paz numa nova sociedade surgida das cinzas de um cataclisma de proporções bíblicas, uma equipe de bombeiros que lida diariamente com manifestações pirocinéticas ou combustões espontâneas – humanos que, de um momento para outro, transformam-se em seres de chamas sem consciência, literalmente infernizando a cidade de Tóquio.

A Fire Force, formada por membros especiais das Forças Armadas, Agências de Defesa e a Igreja Templo do Sol Sagrado, trabalha incessantemente para combater tais manifestações e manter a paz sob os auspícios da fé no deus Sol, a quem os indivíduos veneram.

.

Fire Force - O Ultimato 1

.

Shinra Kusakabe, um pirocinético da terceira geração de indivíduos que conseguem controlar e manusear as chamas em seu corpo, se junta aos membros da 8ª Brigada de Incêndio para salvar as pessoas e se tornar um herói no processo.

Em sua jornada, o personagem perde a mãe e o irmão mais novo durante um misterioso incêndio, aparentemente, provocado por ele – do qual é considerado culpado. Ao mesmo tempo, adquire poderes pirocinéticos (diga-se chamas) e ingressa na brigada de incêndio, no intuito de buscar a verdade por trás deste evento sombrio.

.  

Fire Force MangáShinra Kusakabe vive uma tênue linha que o separa de ser um herói ou, como seu próprio apelido (Pegadas do Diabo) sugere, um infernal  que provoca a destruição na cidade de Tóquio

.

Além dele, outros personagens completam o time de bombeiros da 8ª Brigada de Incêndio – Capitão Obi, Hinawa, Maki Oze, Tamaki Kotatsu, Arthur Boyle e Iris (esta última, uma freira que conduz o ritual de “exorcismo” das pessoas que são possuídas pelas chamas).

Além da Oitava, outras companhias também atuam de forma independente nos distritos da cidade de Tóquio, porém, todos estão sob regência da Igreja Templo do Sol Sagrado e seus sacerdotes.

.

O Que Seria de Uma Boa História Sem Vilões?

.

Os vilões são capazes de tornar qualquer narrativa interessante, pois são eles que agem como força motriz em todas as ações heróicas de uma trama, seja qual for.

Em Fire Force, os Capuzes Brancos são os vilões da vez e formam uma seita do juízo final que data dos primórdios do Grande Cataclisma, atuando em segredo por todas as camadas da sociedade (governo, mídia, religião e cultura) fomentando a destruição do planeta sob orientação do Evangelista, malévolo ser oriundo de Adolla – equivalente ao Inferno – que vem arregimentando novos membros para sua nova religião do caos.

.

Fire Force MangáAlguns dos vilões presentes em Fire Force (da esquerda para direita): Evangelista, Dr. Giovanni, um Infernal, Haumea e um sacerdote da Ordem dos Capuzes Brancos

.

Por sua vez, são também responsáveis por criar artificialmente os Infernais através da inserção de insetos demoníacos que, uma vez dentro do sistema central dos seres humanos, possuem seus corpos com uma parcela de Adolla para infernizar a vida dos cidadãos de Tóquio – o grande objetivo do Evangelista, portanto, é encontrar seres aptos para sobreviver ao iminente apocalipse e a destruição de toda a criação.

.

A Religiosidade em Fire Force

.

Percebe-se, nitidamente, elementos religiosos em Fire Force que mantem o fio condutor da obra – de uma simples oração até decisões tomadas por membros da alta cúpula eclesiástica (clérigos) com poderes de governo, legislação, executivo e administração da cidade de Tóquio.

Interessante notar como todo o império deste mangá reflete em seu cerne um modo de vida regido pela fé, num seguimento litúrgico que reflete uma visão da religiosidade cristã católica.

Pode-se afirmar que a obra de Atsushi Ohkubo deixa o leitor realmente interessado pelo cenário pós-apocalíptico e suas nuances através de uma rica mitologia que envolve os preceitos da fé e religiosidade – não se sabe, ao certo, se o mangaká deseja tecer alguma crítica, porém, faz-se pensar há quantas anda a humanidade e seu papel numa sociedade cada vez mais relativizada, antropocêntrica e que despreza a religião.

.

Vale a Pena Ler Fire Force Mangá?

.

Acompanhando Enen No Shouboutai pelo mangá que, no Brasil é distribuído pela Panini Comics e possui um anime com duas temporadas que adaptam fielmente a história (exibido na plataforma de streaming Crunchyroll), pode-se perceber que a trama gira em torno de poderes eclesiásticos e também sobrenaturais numa disputa por poder e domínio global. Os altos escalões jogam dados com os indivíduos num tabuleiro em que a sobrevivência do mundo está em jogo.

Para finalizar, a ação e pancadaria de Fire Force está completa por meio de um traço que apresenta golpes frenéticos, cheio de explosões, socos e chutes, pirações com poderes pirocinéticos e personagens complexos, além de um contexto subliminar que remete a teorias da conspiração, sociedades secretas e a iminência de uma nova ordem global a caminho.

.

Fire Force Mangá

.

E você, já conhecia Fire Force? Comente em nossas redes sociais e não deixe de conferir nossa sessão especial sobre Mangás clicando aqui!

.

.

Fire Force - O Ultimato 2

Avaliação: Bom!

.

Banner Suenero UB

.

Compre Fire Force clicando na capa abaixo! 

.

Fire Force

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: André ‘Brasuka” Roberto – @Comunicafic
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: